A automação de documentos jurídicos consiste na utilização de softwares e ferramentas digitais para a execução de tarefas repetitivas e operacionais. Nesse sentido, ela é um recurso importante para melhorar a rotina do departamento jurídico de uma empresa, bem como para facilitar o trabalho do advogado ou do gerente do setor.
O fato é que a evolução do mercado jurídico e sua inserção na transformação digital cresce a cada dia. Nesse contexto, a adoção de tecnologia se torna uma estratégia imprescindível para o profissional que deseja mais agilidade nos processos, maior controle na gestão e uma atuação mais estratégica.
A seguir, você vai entender o que um sistema de automação de documentos jurídicos possibilita aos usuários e as vantagens de contar com um. Confira!
Quais os recursos de uma ferramenta de automação jurídica?
Atualmente, existem diversos softwares jurídicos disponíveis no mercado, eles podem ter inúmeras funcionalidades que podem ser aplicadas no dia a dia do departamento jurídico.
Para que você tenha uma ideia, alguns dos principais recursos de um sistema de automação de documentos jurídicos são:
- Elaboração, armazenamento e gestão de documentos;
- Controle de processos e documentos na gestão jurídica;
- Gerenciamento de contencioso de massa e de contratos;
- Pesquisa de pareceres e jurisprudências por meio de Inteligência Artificial;
- Classificação de petições;
- Automatização de preenchimento de documentos e cadastros;
- Cadastro de Iniciais com IA;
- Captura automática de andamento processual.
Quais as vantagens de contar com um sistema de automação de documentos jurídicos?
Com as funções de um sistema de automação, você pode notar que muitas tarefas e procedimentos do fluxo de trabalho podem ser feitos por um software. Isso, de imediato, já traz o grande benefício da eficiência, rapidez e economia de tempo.
Mas não é só isso! Afinal, o ganho de tempo se traduz em outros diversos benefícios para o profissional do setor jurídico. Veja alguns deles:
1. Melhora dos resultados
Uma das maiores vantagens da automação de documentos jurídicos é a melhora de resultados do setor e, mais, do negócio como um todo.
Logo, como o profissional não precisa se preocupar com tarefas repetitivas, puramente operacionais e burocráticas, sobra mais tempo para que ele direcione seus esforços e atenção a atividades mais estratégicas. E isso é essencial para trazer resultados mais significativos para a empresa.
2. Aumento da produtividade
O profissional jurídico que ainda utiliza métodos tradicionais sabe como perde tempo em seu dia a dia no meio de tanta papelada, não é mesmo? O acesso ao documento é dificultado, a procura de informações é trabalhosa e o armazenamento demanda tempo e esforço – e tudo isso leva à queda de produtividade.
Já com um sistema de automação de documentos jurídicos, todos eles podem ser digitalizados e centralizados em um só lugar, facilitando o gerenciamento. Outros serviços, como os administrativos, também são beneficiados com a automação, resultando em um ganho de produtividade para todo o setor.
Dessa forma, alçadas de aprovação, bem como os processos de assinatura eletrônicas, transformam o tempo dos executivos em atividades estratégicas e de alto desempenho, tudo isso dentro de nossa suíte de aplicações.
3. Segurança de dados
Um software para documentos jurídicos também tem a vantagem de garantir mais segurança aos inúmeros dados com os quais o departamento jurídico lida. O arquivamento em papel está sujeito a perdas e extravios, que podem gerar sérios prejuízos para a empresa.
Já o arquivamento eletrônico em um software jurídico, você reduz esse tipo de risco. Com sistemas de criptografia e delimitação de acesso às pessoas autorizadas, por exemplo, você garante a segurança adequada dos dados de clientes, fornecedores e demais parceiros.
4. Integração de processos
Outra vantagem de um sistema de automação de documentos jurídicos é a integração de processos. Além da centralização dos dados, os procedimentos se tornam mais padronizados e integrados, trazendo mais facilidade para todos os envolvidos em uma atividade.
Assim, os diferentes departamentos da empresa podem consultar documentos, revisar e alterar contratos, assinaturas eletrônicas e demais ações necessárias. Isso traz maior alinhamento entre os setores, melhora o workflow e reduz possíveis gargalos nos processos da empresa.
5. Controle de desempenho
Ao contar com um software de automação de documentos jurídicos, você também pode ter acesso a dados relevantes que ajudam a avaliar indicadores de desempenho. Portanto, é essencial para monitorar resultados, corrigir problemas, buscar melhorias e alcançar máxima eficiência no setor jurídico.
Como você viu, um software de documentos jurídicos pode ser a solução que está faltando em seu departamento para melhorar os processos e a gestão. Para isso, a plataforma Gestão Jurídica da Benner conta com diversos recursos de automação que podem te ajudar, como:
- Digitalização de documentos;
- Gestão de contratos;
- Cadastros de pastas;
- Gestão de audiências;
- Captura de Iniciais com IA;
- Entre outros.
Quer saber mais sobre essa solução? Então, conheça a Gestão Jurídica da Benner!