A transformação digital no RH já é uma prioridade nas organizações. Afinal, não basta agilizar rotinas, otimizar processos e aprimorar a tomada de decisão. Além disso, é fundamental promover uma gestão cada vez mais estratégica dos Recursos Humanos.
Quanto mais ágeis são as operações e assertiva é a sua gestão, maior é a capacidade de potencializar talentos, engajar as equipes e melhorar o clima organizacional. Esses são os ganhos diretos da tecnologia, decisivos para aumentar a competitividade corporativa.
Quer descobrir como alinhar o RH aos novos paradigmas do mercado atual? A seguir, você vai entender o que é a transformação digital no RH, seus impactos e benefícios mais significativos. Acompanhe e veja também como aderir às suas principais ferramentas.
O que é transformação digital no RH?
O processo de transformação digital diz respeito à inserção da tecnologia nas rotinas administrativas e operacionais dos negócios. Ela abrange todos os segmentos e departamentos corporativos. Isso também inclui o setor de Recursos Humanos.
Seu foco é integrar e automatizar as operações. Assim, os trabalhos tornam-se mais ágeis e produtivos. Além disso, também visa a centralizar as informações e convertê-las em insumos mais completos de gestão, para uma tomada de decisão mais embasada e assertiva.
Nesse sentido, a transformação digital no RH vai muito além da implementação de sistemas e recursos digitais. Na verdade, ela visa a uma mudança estrutural, em que as ferramentas viabilizam uma atuação mais alinhada aos resultados organizacionais.
Ou seja, enquanto a automação lida com rotinas burocráticas e a inteligência de dados otimiza a administração dos Recursos Humanos, os profissionais da área ganham mais tempo e eficiência para atuar de maneira estratégica.
Assim, os impactos da transformação digital nas empresas são maximizados. O RH torna-se capaz de prestar apoio às lideranças e de desenvolver os talentos para que consigam atender com excelência às novas exigências do mercado.
Por meio de uma mudança cultural, aliada à tecnologia e a uma visão estratégica do negócio, o setor passa a preocupar-se menos com processos morosos. São eliminadas burocracias e repetições nos cálculos de folha, controles de ponto, longos recrutamentos, entre outros.
No lugar disso, a digitalização permite captar, engajar e desenvolver talentos com muito mais rapidez, eficiência e foco em melhorias contínuas. Como resultado, o RH torna-se central para que a empresa atinja seus objetivos.
Mas quais os principais impactos da transformação digital no RH? Veja nos próximos itens como a tecnologia influencia as organizações. Depois, conheça as mudanças que já ocorrem no setor, suas vantagens e principais ferramentas.
Quais os impactos da transformação digital nas empresas?
A transformação digital implica investir em tecnologia e novos modelos de negócio para melhorar o engajamento dos clientes – internos e externos – e aumentar significativamente a performance e o alcance das empresas.
Isso significa que a forma como os negócios são feitos muda. E isso vale para os processos em uma determinada área da empresa ou para sua proposta de valor.
Como citamos, a transformação digital no RH faz com que o setor contribua diretamente para que as empresas atinjam seus propósitos. Afinal, ele dá apoio à gestão e potencializa o capital humano para que atue de maneira mais estratégica.
Por meio da tecnologia, praticamente todas as demandas para o aprimoramento dos recursos humanos são otimizadas. Em primeiro lugar, isso envolve a facilitação da comunicação interna e o acompanhamento das demandas dos profissionais.
Com indicadores para avaliar o clima organizacional e ferramentas para orientar feedbacks, o RH contribui para a satisfação e retenção dos talentos. Além de minimizar a rotatividade, isso também favorece seu engajamento.
Somado a isso, está a capacidade de recrutar talentos mais alinhados ao perfil organizacional e de desenvolvê-los ao máximo, aliando o crescimento das pessoas ao sucesso da empresa.
Ao integrar a tecnologia em prol da potencialização de talentos, a transformação digital no RH contribui para uma cultura mais humanizada e voltada ao aprimoramento contínuo. Com ela, cada inovação visa a contribuir para a rotina das pessoas.
Ou seja, enquanto automatiza tarefas e aprimora a gestão, o RH tecnológico também promove um ambiente de trabalho melhor. Com colaboradores mais satisfeitos e desenvolvidos, os negócios tornam-se mais bem-sucedidos.
Automatização no RH: transformação além do software
Um ponto importante da transformação digital é que, apesar de ela ter como grande pilar a tecnologia, ela exige mais do que simplesmente o uso de software. Para acontecer, as pessoas e as empresas precisam mudar sua forma de pensar e de agir.
Empresas no mundo todo já vêm transformando seu negócio com tecnologias como cloud computing, Big Data Analytics, internet das coisas (IoT).
O varejo há muito tempo já monitora combinações de produtos que os clientes colocam nos carrinhos e interações em redes sociais, por exemplo, para direcionar ofertas.
Na medicina, já existe uma ferramenta que determina, com base em dados de históricos médicos, a possibilidade de ataques cardíacos e risco de morte nos pacientes.
Com base nisso, é possível entender que na área de RH muita coisa pode ser aplicada. Robôs de autoatendimento já podem ser utilizados para responder aos funcionários, análises podem determinar quais benefícios são mais atrativos para cada perfil de funcionário.
Que tal a possibilidade de aplicar análise preditiva – que prevê o futuro – para entender o comportamento de seu contencioso de massa para tomar ações preventivas mais eficientes?
E, para muitas empresas, a automação dos processos de administração de pessoal e pagadoria já seria um grande primeiro passo!
A transformação digital no RH e na sua empresa só vai acontecer se essas inovações foram entendidas, absorvidas e direcionadas às mudanças necessárias em processos, pessoas e formas de fazer negócio.
Principais vantagens da transformação digital
Claro que a transformação digital ganha espaço cada vez maior por conta das inúmeras vantagens trazidas para as empresas e toda sua cadeia, incluindo os consumidores.
Se a área de RH quer ocupar um lugar estratégico na empresa, entender e mostrar esses benefícios aos demais gestores será essencial. Dentre eles, vale destacar:
- Maior eficiência operacional: a automação no RH e demais áreas aumenta a velocidade e reduz retrabalho e margem de erros;
- Menos tempo dedicado a questões operacionais: com tarefas operacionais automatizadas, o tempo dos profissionais pode ser direcionado a assuntos estratégicos;
- Posicionamento mais estratégico do RH: com mais tempo pensando em estratégias e entendendo os negócios da empresa, mais estratégico o RH se torna;
- Tomada de decisão mais rápida e mais bem direcionada: com informações mais inteligentes, a tomada de decisão de cada área é mais assertiva, segura e veloz;
- Aumento na satisfação dos clientes: como decisões melhores, atendimento eficiente e produtos mais bem direcionados, os clientes também ganham e ficam mais satisfeitos com sua marca;
- Criação de diferenciais competitivos: quanto mais automação e informação, mais fácil será ajustar processos e mudar sua forma de fazer negócios.
Quais são as ferramentas do RH digital?
Lembre-se que, quanto mais eficientes e inteligentes forem as inovações utilizadas no RH, maior é a capacidade estratégica do setor. Na medida em que as rotinas burocráticas são reduzidas, há mais disponibilidade para maximizar resultados corporativos.
Assim, um dos grandes desafios da transformação digital nas empresas brasileiras é garantir que a gestão dos Recursos Humanos seja ágil e pouco dispendiosa, mas que ao mesmo tempo tenha pouca incidência de erros e retrabalhos.
Afinal, como automatizar processos e promover um desenvolvimento de talentos alinhado às demandas de crescimento organizacional? A cultura de transformação digital no RH é viabilizada por sistemas que oferecem recursos como:
Pagamento
Na folha de pagamento, um bom software de RH automatiza todos os tipos de cálculo. Além disso, as melhores soluções ainda permitem personalizar as conferências. Assim, elas se tornam ainda mais simples e automáticas.
Com isso, você garante mais resultados em menos tempo. Além disso, a solução fica integrada aos dados do sistema de cálculo de benefícios e de ponto. Dessa maneira, há uma organização completa e customizada das informações de cada colaborador.
Gestão de pessoas
Para a gestão de pessoas, a transformação digital no RH pode ser guiada por ferramentas com cobertura completa das definições de planos de cargos e remuneração. Elas contemplam tabelas salariais, quadro de pessoal, gratificações, e assim por diante.
Na parte de recrutamento e seleção, há mais eficiência e flexibilidade na abertura de novas oportunidades, porque seu negócio pode agregar mais inteligência no levantamento de pré-requisitos e ainda utilizar portais online para divulgar suas vagas e receber currículos.
Ainda, você pode utilizar indicadores de people analytics em tempo real para realizar a gestão de desempenho da sua equipe e também controlar o gerenciamento dos treinamentos, desde o planejamento das trilhas de aprendizado até o orçamento e execução.
Gestão de riscos
Na gestão de riscos, a transformação digital no RH permite gerir todas as regulamentações e exigências vigentes. Essas frentes incluem desde os registros de ambientes de riscos até controles de acidentes, Cipa, EPIs, EPCs, brigadas de incêndio, entre outros.
Por meio das inovações de RH, você ainda pode cuidar da administração de todo o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional. Nos acessos, ainda é possível gerenciar a entrada de colaboradores, prestadores, veículos e visitantes com controle e emissão de crachás.
RH Estratégico
Por fim, diversos exemplos de transformação digital nas empresas podem contribuir para um RH mais estratégico. Eles contemplam registros de ponto móvel, portais de comunicação interna, plataformas para os colaboradores acessarem solicitações, e assim por diante.
O uso de indicadores também é decisivo em termos estratégicos. Por isso, os sistemas também devem disponibilizá-los em tempo real, de maneira prática e intuitiva. Eles incluem Custo da Folha, Banco de Horas, Absenteísmo, Rotatividade, Evolução de Colaboradores e muito mais.
Quer ter acesso às ferramentas ideais para promover a transformação digital no RH da sua empresa? Conheça agora todos os diferenciais do Sistema de RH Benner. Ele reúne essas e outras soluções indispensáveis para impulsionar os resultados do seu negócio.