A gestão de recursos humanos está evoluindo como consequência da transformação digital. Cabe a você, como gerente, entender a importância de implementar a tecnologia no RH.
Adaptar-se à Indústria 4.0 se tornou uma necessidade em todas as esferas da organização, principalmente a que cuida das pessoas. Contar com um RH estratégico desenvolvido no ambiente digital aumenta a eficiência do setor.
Quer entender quais inovações tecnológicas são utilizadas no RH? Continue a leitura desse artigo e também descubra os principais benefícios e impactos da inserção de um sistema para gerenciamento de recursos humanos.
Tecnologia no RH
A tecnologia está em todos os lugares e, em alguns momentos, nem nos damos conta desse fato. Quando nos referimos ao setor de recursos humanos é sobre as ferramentas usadas no dia a dia. Os recursos que permitem o desenvolvimento do atendimento cada vez mais humanizado para os colaboradores.
Utilizar um sistema de RH proporciona muitos benefícios, principalmente em relação ao tempo e aos custos.
Abaixo, confira quais tecnologias são mais usadas no RH digital.
Inteligência Artificial (IA)
De forma geral, a inteligência artificial é responsável pela maioria das tecnologias no RH. Os algoritmos utilizados pela IA têm sido revolucionários na forma como os recrutadores fazem o processo de recrutamento e seleção.
Com os recursos digitais você consegue fazer contratações mais assertivas, pois é possível ter uma visão sobre o candidato a partir de diversas fontes.
Big Data
O Big Data é uma ferramenta de IA que faz a criação, o armazenamento e a análise de uma grande quantidade de dados. Eles são coletados de diferentes lugares da internet e cabe ao pessoal do RH entender como utilizar as informações.
Esses dados são extremamente relevantes na tomada de decisões mais assertivas e efetivas, pois contribuem para a otimização das tarefas e a redução dos custos.
Seguindo o exemplo de recrutamento e seleção, com o Big Data fica fácil coletar todas as informações dos candidatos. Assim, o recrutador consegue cruzar com os dados da empresa e definir quais perfis atendem melhor a empresa.
Machine Learning
Explicando de forma simples, machine learning é um subconjunto de IA que desenvolve a inteligência da máquina. Ou seja, treina os algoritmos para terem respostas e habilidades próximas das humanas.
O aprendizado se dá a partir do consumo de dados disponibilizados. Um exemplo disso são as plataformas de recrutamento. Geralmente as primeiras etapas são feitas pelo próprio sistema. Ele analisa as informações existentes e se elas atendem aos requisitos estabelecidos pela empresa.
Apesar de estarem atrelados e serem usados juntos com frequência, existe uma pequena distinção. Todo machine learning vai ser uma IA, porém, nem toda IA será um machine learning.
Cloud Platform
A nuvem evoluiu muito desde o conceito de armazenamento de dados e atualmente muitos sistemas e programas são executados direto dela. As plataformas em nuvem permitem que os usuários primeiro invistam em serviço e depois pensem em infraestrutura.
Você, como gerente de RH, tem a oportunidade de otimizar todos os processos do seu setor e melhorar a performance da equipe.
Data Science
O Data Science também se beneficia dos dados coletados e armazenados no sistema. Seu propósito é garantir que a gestão de RH se torne mais qualificada e objetiva em suas decisões.
Desse modo, além de ter melhores contratações, o time se aperfeiçoa, novos talentos são retidos e o departamento cria uma cultura com base em dados.
O impacto da tecnologia da informação no RH
É visível todos os benefícios que a tecnologia promove para o RH, como a integração com o departamento pessoal. Além de centralizar todos os dados e atividades em um único espaço digital, como folha de pagamento, benefícios, bônus, etc.
Outro ponto relevante da automação dos processos é a redução de erros humanos e, como consequência, o tempo e os gastos também tendem a diminuir.
Como gerente, seu objetivo é promover não apenas resultados em números, mas proporcionar melhor qualidade de vida aos colaboradores. A cultura do engajamento deve ser uma das prioridades desse cenário de transformação digital no RH.
O RH 4.0 é o presente e o futuro da gestão de recursos humanos e a Benner quer fazer parte dessa caminhada com você. Conheça nossa plataforma de RH e nosso blog com conteúdos pensados para sanar todas as suas dúvidas.