No livro “Introdução à Moderna Gestão de Pessoas”, de Idalberto Chiavenato (escritor e Doutor em administração), é dito que as empresas que fornecem benefícios buscam compensar esforços e melhorar a qualidade de vida dos colaboradores. Para que essa seja a realidade interna, é necessária a implantação da gestão de benefícios.
Neste artigo, explicaremos o que é essa prática, sua importância e vantagens para a empresa. Falaremos também sobre como otimizá-la. Continue acompanhando nos próximos tópicos!
O que é gestão de benefícios?
A gestão de benefícios é uma política interna que visa administrar as vantagens disponibilizadas aos colaboradores. Essa prática gerencia também uma política chamada de meritocracia na qual os funcionários recebem benefícios devido ao seu desempenho no trabalho ou promoção na carreira.
Existem benefícios que são exigidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), como o vale-transporte e o auxílio-refeição. No entanto, existem outros que são oferecidos voluntariamente pelas empresas, como vale-viagens, bolsa de estudos e vale-compras, etc.
Qual é a importância dessa prática?
Quando existe uma boa gestão de benefícios, a empresa ganha um time mais produtivo e engajado. Pois os colaboradores se sentem valorizados e dispostos a dar o seu melhor nos serviços. Com isso, a organização melhora os seus resultados financeiros.
Outro benefício é a redução dos índices de rotatividade e de ausências ao trabalho. Afinal, quando os colaboradores estão satisfeitos com o reconhecimento da empresa, ficam por mais tempo no emprego. Além disso, fica mais difícil desenvolverem doenças emocionais relacionadas ao estresse e à infelicidade no trabalho.
Uma vez que a empresa tem um time de profissionais satisfeitos, ela se torna mais atrativa para novos talentos. Esses muitas vezes se candidatam às vagas disponíveis por que ouviram ou leram recomendações favoráveis de colaboradores.
Quais são as vantagens?
A seguir, veremos 5 vantagens que a empresa tem ao implantar a gestão de benefícios. Confira!
1. Boa reputação
Atualmente, os jovens profissionais valorizam muito as empresas que oferecem benefícios. Na verdade, essas organizações se tornam amadas por eles. A prova dessa afirmação veio na pesquisa “Melhores lugares para trabalhar 2020”, produzida pela agência Glassdoor. Ao analisar esse ranking, percebemos que todas as empresas têm uma boa gestão de benefícios.
2. Atenção às necessidades dos colaboradores
Muitos benefícios são disponibilizados de acordo com as necessidades da equipe interna. Por exemplo, os mais jovens recebem incentivos para os estudos e as mães obtêm um auxílio-creche. Essa preocupação da empresa gera um sentimento de confiança no time.
3. Alinhamento dos colaboradores com a empresa
A concessão de benefícios fortalece o vínculo emocional dos colaboradores com a empresa. Isso é possível pois o time se sente motivado a expressar gratidão pelo cuidado que recebe por meio dos benefícios.
Por outro lado, a empresa conquista o engajamento da equipe e um ambiente interno mais favorável.
4. Maior produtividade
Quanto mais motivada no trabalho, maior será a produtividade da equipe. Por meio da gestão de benefícios, a empresa oferece o estímulo que o time precisa para atingir metas e objetivos, bem como alcançar a excelência nos serviços.
5. Mais saúde e qualidade de vida
O contentamento no trabalho é capaz de aumentar a qualidade de vida e fortalecer a saúde dos funcionários.
Algumas empresas oferecem planos de saúde, descontos em academias e happy hours internos como forma de recompensar os colaboradores. Esses benefícios são importantes para a sensação de bem-estar.
Como otimizar a gestão de benefícios?
Existem empresas que possuem uma gestão de benefícios, mas não conseguem torná-la eficiente. Para conseguir atingir esse objetivo, é necessário seguir as seguintes dicas:
- criação de uma política clara e uma comunicação aberta;
- analisar os recursos disponíveis para investir em benefícios;
- utilizar ferramentas de gestão;
- prestar atenção a legislação trabalhista;
- focar na qualidade de vida;
- oferecer cartões de benefícios;
- flexibilizar os benefícios de acordo com o perfil de cada colaborador.
Uma excelente estratégia para otimizar a gestão de benefícios é contar com o suporte especializado Benner. Nós temos um software completo para o gerenciamento do RH que, entre outras funcionalidades, auxilia os gestores a analisar o nível de satisfação dos colaboradores com a empresa.
Com essas informações estratégicas, é possível entender se a política de benefícios está sendo eficiente ou precisa de melhorias. Além disso, o software oferece a gestão e a organização completa dos benefícios de cada colaborador.
Não há dúvidas, de que a Benner será uma parceria que levará a sua empresa para excelentes resultados.
Gostaria de encantar os seus colaboradores e otimizar a gestão de benefícios da sua empresa? Então, conheça e se surpreenda com o software da Benner RH!