O upskill é uma prática que visa aprimorar e desenvolver as habilidades que os colaboradores já possuem. Existe um conceito relacionado chamado reskill que envolve o ganho de novas competências que serão usadas em tarefas diferentes das que um profissional interno costuma fazer. Esses conceitos têm a capacidade de potencializar o desempenho do time interno.
Neste artigo, focaremos no upskill. Para isso, falaremos sobre a sua importância, como utilizá-lo nas equipes e as vantagens que oferece para o RH das organizações. Acompanhe os próximos tópicos!
Qual é a importância do upskill?
O upskill promove a cultura do desenvolvimento pessoal e profissional, bem como estimula um ambiente que valoriza o aprendizado. Por meio desse conceito, os colaboradores são constantemente lembrados de que podem progredir na carreira desde que se esforcem em aprender novas habilidades.
Tendo esse pensamento coletivo como base, o RH pode criar um plano de desenvolvimento individual para os membros das equipes. Nesse projeto, será incluído um programa de treinamento com aulas presenciais, experienciais ou onlines, palestras, workshops, dinâmicas em grupo etc.
Para mensurar os resultados dessas atividades, os gestores usarão um software de gestão de competências. Com essa ferramenta, é possível medir também o nível das habilidades de cada colaborador. Dessa forma, fica fácil identificar competências antes escondidas por falta de oportunidade em desenvolvê-las.
Diante dessa estrutura de desenvolvimento e aprendizado contínuo embasado no upskill, a organização aproveita todo o potencial dos seus colaboradores. Um dos resultados positivos é uma equipe cheia de talentos e pronta para atender as necessidades das demandas internas.
Como usar esse conceito no desenvolvimento das equipes?
Um conceito que otimiza o upskill é o lifelong learning (aprendizado ao longo da vida) que, aplicado ao mundo corporativo, significa oferecer meios para que a aprendizagem e o desenvolvimento andem lado a lado com a carreira dos colaboradores.
A seguir, mostraremos como implantar o upskill com técnicas do lifelong learning e, dessa forma, potencializar o desenvolvimento contínuo das equipes.
Métodos tradicionais de aprendizagem
Uma das maneiras de inserir o upskill na cultura de desenvolvimento da empresa é por meio dos métodos tradicionais de aprendizagem. Estamos falando aqui dos cursos de qualificação profissional, técnicos, graduações, pós-graduações e MBAs.
Esses métodos elevam as qualificações técnicas (hard skills) dos colaboradores, mas também as inatas (soft skills) e as aprendidas (reskills). Portanto, isso significa que o RH atingirá outros benefícios vindos da cultura do conhecimento além dos que virão por meio do upskill.
Para estimular os colaboradores a buscarem esses meios de aprendizagem, algumas empresas fazem convênios com faculdades e outras instituições de ensino que oferecem descontos em bolsas de estudo. Além disso, existem organizações que reduzem a jornada de trabalho, aumentam o salário e promovem os que buscam atualizar os seus conhecimentos.
Treinamentos
Um programa de treinamento interno é uma ótima maneira de potencializar as habilidades dos colaboradores. A vantagem desse tipo de aprendizagem é a construção de uma grade de aulas customizada de acordo com as necessidades do time.
Atualmente, as aulas podem ser feitas tanto online quanto offline. No primeiro formato, os colaboradores têm acesso a conteúdos disponíveis em plataformas EAD (educação à distância). Conforme avançam no treinamento, os alunos têm seu rendimento acompanhado e registrado em relatórios que ficam disponíveis para os gestores.
Ao completar as aulas, o participante recebe um certificado de conclusão do curso. No caso do treinamento offline, é possível usar vários métodos de ensino, como: a gamificação e as atividades experienciais.
Por meio deles, os colaboradores aprendem por vivenciar situações que podem acontecer no cotidiano da empresa. Assim como no treinamento online, o rendimento dos participantes é acompanhado em tempo real e repassado para os gestores.
Programas de mentoria
O upskill também é favorecido pelos programas de mentoria (mentoring). Esse método pode ser realizado por profissionais externos ou internos. O objetivo é oferecer suporte, aprendizado e feedbacks direcionados para as necessidades de cada colaborador.
Em algumas empresas, a mentoria é realizada com os colaboradores recém admitidos. Já em outras organizações, os profissionais iniciam um novo processo de mentoria quando recebem uma promoção de cargo.
Há ainda aquelas que determinam mentorias para todos os funcionários em épocas programadas, por exemplo, a cada dois anos.
Quais são as vantagens do upskill?
No livro “7 hábitos das pessoas altamente eficazes”, do autor Stephen R. Covey, é ressaltado a importância do aperfeiçoamento dos profissionais por meio do aprendizado e o desenvolvimento de habilidades. Esse comportamento foi definido pelo autor como o sétimo hábito (que é chamado no livro de sharpen the saw – afinando o instrumento) de pessoas de alto desempenho.
Fizemos essa referência ao best seller pois o upskill promove exatamente esse sétimo hábito nos colaboradores da empresa. Esse por si só é um enorme benefício desse conceito, mas há outros muito importantes também. Entre eles, estão:
- Atração de talentos;
- Redução de turnover e demissões;
- Aumento da produtividade;
- Melhor capacidade de lidar com mudanças;
- Melhoria dos processos;
- Melhores oportunidades de crescimento;
- Redução de custos com recrutamento;
- Aumento da vantagem competitiva no mercado;
- Maior engajamento de funcionários.
Tecnologias no upskill
Para que todas essas vantagens sejam sentidas e vividas dentro da empresa, o processo de implantação e a continuidade do upskill precisa do suporte de tecnologias. Afinal, não há como potencializar o desenvolvimento dos colaboradores se estão presos em atividades manuais, repetitivas e burocráticas.
Além disso, como dito, as ferramentas virtuais auxiliam no acompanhamento e na mensuração das habilidades e competências das equipes. Essas informações são muito valiosas para uma eficiente gestão de pessoas.
Outro benefício da tecnologia no upskill é a implantação de uma plataforma para o planejamento dos treinamentos internos. Como exemplo desse tipo de aplicação podemos citar a plataforma Benner Universidade Corporativa que transmite conhecimentos de forma colaborativa, prática e intuitiva.
Entre as funcionalidades oferecidas pela plataforma, estão:
- Rede social corporativa;
- Trilhas de aprendizagem;
- Gestão de documentos;
- Webconferências;
- Recursos autorais.
O resultado da implantação da plataforma Benner Universidade Corporativa é o desenvolvimento de uma equipe altamente qualificada. Sendo assim, a empresa pode esperar muitos benefícios positivos em curto, médio e longo prazo.
Entendeu como o RH pode usar o upskill para o desenvolvimento dos colaboradores? Quer implantar a cultura da aprendizagem no seu negócio? Então, conheça agora mesmo a plataforma Benner Universidade Corporativa!