A transformação digital e as consequentes inovações tecnológicas, impulsionam e remodelam todos os setores empresariais. Nos últimos anos, observamos o crescimento do uso da inteligência artificial, ferramentas de análise de dados (como big data, business intelligence e machine learning) e a automação de muitas demandas internas das organizações. Nesse cenário inovador, surgiram também muitas tendências em logística.
Neste artigo, nos aprofundaremos no universo da transformação digital e nos efeitos dela na área da logística. Para isso, falaremos sobre tecnologias que estão trazendo eficiência, otimização e produtividade para diversos setores logísticos no ano de 2021.
Porém, seremos um pouco ousados: apontaremos para o futuro, mostrando o que o horizonte da tecnologia guarda para as empresas do setor de logística. Acompanhe os próximos tópicos!
A importância de seguir as tendências em logística para uma empresa
De acordo com o livro “Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição”, escrito por Antônio G. Novaes, a raiz da logística moderna está nas operações militares que ocorreram ao longo da história da humanidade. Quando um general, seguindo uma estratégia militar, decidia avançar com suas tropas, era necessário que tivesse uma série de suprimentos, como: munição, alimentos, equipamentos e medicamentos.
Para que toda essa estrutura funcionasse, a logística era indispensável. Devido a essa ligação com o ambiente militar, a palavra logística (logistique – origem francesa) deriva do verbo francês loger que significa “alojar, colocar”). Com o tempo, a logística saiu dos limites militares e invadiu o setor industrial e comercial.
Explicando o motivo disso, o autor Felix Alfredo Larrãnaga, no seu livro “A Gestão da Logística Global”, disse que embora a batalha pelo cliente não seja uma atividade bélica, é como em uma guerra e um teste de sobrevivência para as empresas. Esse pensamento demonstra bem a necessidade das organizações de se aperfeiçoarem e seguirem as tendências de logística. Afinal, elas podem ser as “armas” para o sucesso no mundo comercial.
Tendências em logística para 2021
Segundo o estudo “Fjord Trends – 2021”, produzido pela Accenture, o ano de 2021 será pautado na criação de novos mapas que ajudarão as empresas a descobrir o que está por vir nos anos à frente. Uma vez que, a pandemia do COVID-19 deu um giro de quase 180 graus no mundo, reformulando conceitos e transformando tecnologias. Porém, já podemos perceber tendências que seguirão firmes nesse ano.
Vejamos algumas delas:
-
Logística Sustentável
Devido ao aquecimento global, a sustentabilidade é uma das tendências em logística para o ano. Sendo assim, veremos cada vez mais soluções tecnológicas voltadas para, por exemplo, a otimização de rotas. Uma delas é a plataforma de gestão e monitoramento logístico do transporte que roteiriza os melhores caminhos para os veículos de entrega, diminuindo os gastos com combustível e a emissão de poluentes.
-
Digitalização da cadeia de suprimentos
Converter demandas físicas em digitais — essa é uma das principais tendências para a cadeia de suprimentos. Por meio de tecnologias, as empresas conseguem redesenhar processos antes manuais e torná-los virtuais. Um exemplo é a conferência do estoque, bem como a identificação de itens armazenados.
-
Serviço em nuvem
As aplicações em nuvem permitem o acesso ao sistema logístico da empresa por meio de um dispositivo eletrônico — não importa a localização do colaborador ou gestor. Dessa forma, é possível controlar, por exemplo, a gestão do pátio de um centro de distribuição mesmo estando a quilômetros de distância da sede do negócio.
-
Inteligência artificial
Sem dúvida, a inteligência artificial merece um destaque especial entre as tendências em logística para 2021. Por meio dela, as organizações automatizam serviços essenciais como a movimentação de produtos na área de armazenamento. Esse processo pode ser realizado por veículos autônomos ou robôs — sem intervenção humana.
-
5G e IoT
A chegada da internet 5G no Brasil otimiza ainda mais o uso da Internet das Coisas (IoT) na área da logística. Desse modo, serviços que já utilizam a IoT, como os sensores de proximidade para identificação de mercadorias, ficarão mais eficientes, diminuindo a ocorrência de erros no envio das entregas para os clientes.
-
Big Data
O big data permite que as empresas coletem, mensurem, segmentem e analisem uma grande quantidade de dados. Por isso, novas tecnologias embasadas no big data ajudarão as organizações a garimpar informações preciosas sobre, por exemplo, o perfil do público-alvo. Desse modo, os produtos e serviços atenderão às expectativas dos consumidores.
-
Cadeia de abastecimento circular
Atrelado ao conceito de sustentabilidade está a cadeia de abastecimento circular. Essa prática envolve a reutilização de produtos e materiais para reduzir custos, minimizar os impactos ambientais, gerar valor ao negócio e inovar processos. Devido a esses benefícios, a cadeia de abastecimento circular está entre as tendências em logísticas para 2021.
-
Dispositivos wearables
A tecnologia vestível (wearables) é projetada em dispositivos (como pulseiras e relógios) que são usados pelos profissionais de uma empresa. Por meio desses equipamentos, os colaboradores coletam dados de inventário, além de gerenciarem produtos armazenados, fabricados e distribuídos. Dessa forma, a organização mantém o sistema atualizado em tempo real.
-
Uso de SaaS
Outra forte tendência para 2021 é a utilização do software as a service (SaaS) na cadeia de suprimentos. A razão disso se deve a segurança, conveniência e eficiência que o SaaS oferece para as empresas. Por meio dessa tecnologia, o negócio pode usar apenas um módulo, em vez de todos, de um sistema de logística que atenda a uma necessidade específica.
-
Segmentação de clientes
O conceito consumer experience (experiência do consumidor) tem um dos seus pilares no processo de segmentação de clientes. Essa prática é realizada por tecnologias como o big data, business intelligence e o software customer relationship management (CRM). Com toda essa estrutura, as empresas em 2021 conseguirão encantar e fidelizar um número cada vez maior de consumidores.
-
Logística Lean
Para 2021, as empresas da área logística utilizarão bastante o pensamento Lean. Esse conceito envolve identificar desperdícios, elevar a produtividade e reduzir o custo total efetivo (CTE) dos produtos e serviços. Desse modo, se alcança a excelência nas demandas e produtos sem abrir mão de um bom custo benefício.
Tendências de entrega para 2021
Focando na área das entregas, o que podemos esperar de tendências para 2021? Vejamos algumas que se destacam.
Omnichannel
O conceito omnichannel interliga vários canais de comunicação (online ou offline) utilizados em uma empresa. Essa integração permite que os clientes entrem em contato com o negócio pelo canal que deseja, receba seus pedidos dentro do prazo, seja atendido pela central de relacionamento com rapidez e eficiência.
Além disso, o omnichannel coleta dados das interações para montar históricos dos consumidores e tornar o relacionamento mais personalizado.
Drones
Os drones são usados por muitas indústrias na vigilância e segurança interna. Porém, essas máquinas são uma promessa futura para a otimização da entrega de produtos. Como ainda não há uma regulamentação legislativa, os drones seguem como uma tendência ainda tímida na área logística para 2021, mas com grande potencial.
Anticipatory Shipping
Outra tendência em logística que está “mostrando as caras” é a compra antecipada (Anticipatory Shipping). Funciona assim: a análise do comportamento de um segmento consumidor revela a intenção de compra de certo tipo de produto. Com isso, esse item é encaminhado para o centro de distribuição mais próximo desse grupo de clientes. Quando solicitado, a entrega é feita com grande rapidez.
Full
Já ouviu falar das entregas full (cheias)? Essa é uma das tendências mais fortes na logística. O sistema full consiste na compra, no pagamento e na entrega de um produto no mesmo dia — às vezes dentro de poucas horas. Nem é preciso dizer que as empresas que utilizam as entregas full estão “caindo na graça” dos consumidores.
Blockchain
O uso das criptomoedas (moedas virtuais) em transações no comércio online está levando empresas a utilizarem o sistema blockchain. Devido a sua segurança, as organizações também usam o blockchain no rastreamento de processos logísticos e no armazenamento de dados dos consumidores.
Tendências em armazenagem para 2021
Podemos fazer uma relação entre as algumas tendências de entrega com as de armazenagem para 2021. Por exemplo:
- Entregas full: as empresas tendem a migrar parte do estoque para os centros de distribuição que possuem uma logística interna bem definida;
- Entregas feitas por drones: os centros de distribuição limitam o uso dos drones nas entregas de pequenos itens, como aparelhos eletrônicos. O drones são monitorados pelos entregadores que evitam entrar com os veículos em lugares de difícil acesso;
- Compra antecipada: com um pouco de inteligência geográfica, a empresa pode criar centros de distribuição próximos de grandes grupos consumidores, gerando agilidade nas entregas;
- Sistema omnichannel: a equipe de operação dos centros de armazenagem deve trabalhar em cima de um lead time bem definido que envolve a movimentação do produto, o transporte e o prazo de entrega;
- Blockchain: os dados gerados pelos registros da cadeia de blocos, devem ser processados por tecnologias que repassam informações exatas para a equipe de operação.
Logística 4.0: prepare-se para as mudanças que estão por vir
A melhor maneira das empresas se prepararem para o futuro é investindo na logística 4.0. Esse conceito tem a finalidade de implantar na cadeia de suprimentos, processos inovadores por meio de tecnologias de alto desempenho. Com essa automação, o negócio eleva a produtividade, eficiência, qualidade dos produtos e serviços.
Podemos esperar que novas tecnologias sejam desenvolvidas para a área de logística nos próximos anos. Sendo assim, é essencial que os gestores criem uma cultura interna voltada para a inovação.
Isso é possível por meio do uso de aplicações virtuais, mas também pelo estímulo de práticas inovadoras, como premiações para projetos criados por colaboradores que remodelam demandas da cadeia de suprimentos.
Quais os benefícios da logística 4.0?
O que os gestores podem esperar com a implantação da logística 4.0? Entre as vantagens, podemos citar:
- Maior integração entre as diversas fases da cadeia de suprimentos;
- Redução dos prazos de entrega;
- Implantação da sustentabilidade;
- Otimização dos espaços e custos de armazenagem;
- Maior segurança na cadeia de fornecimento;
- Menor burocracia nos processos;
- Geração de dados relevantes para apoiar tomadas de decisão;
- Aumento da margem de lucro;
- Satisfação do cliente.
Como devo me preparar para o período pós-pandemia?
O estudo já citado feito pela Accenture revelou também que, com a pandemia do COVID-19, as empresas foram obrigadas a experimentar novas soluções, experiências e transformar os modelos tradicionais de trabalho.
O grande desafio desse novo cenário é adaptar o negócio a essas novas perspectivas operacionais que ainda estão sofrendo modificações. Porém, com algumas estratégias inteligentes, é possível manter a saúde da empresa nesse momento delicado. Entre essas ações, podemos citar:
- Mapeie e revise seus processos de trabalho: os gestores precisam de dados internos que apontem qual é a realidade do negócio;
- Invista na comunicação com embarcadores: a troca de informações referentes a pedidos, ocorrências e outras demandas, deve ser integrada e disponibilizada por canais de interação;
- Conecte sua frota e motoristas em tempo real: a implantação de um sistema eficiente ajuda na identificação de melhorias a serem feitas na gestão das frotas;
- Utilize a mobilidade a seu favor: os aplicativos permitem que os gestores recebam dados em tempo real sobre ocorrências no trajeto da entrega. No caso dos clientes, ficam sabendo sobre o andamento do seu pedido;
- Crie uma cultura de gestão baseada em dados: conforme citado, a logística 4.0 potencializa o uso de tecnologias de gerenciamento de dados que exibem relatórios confiáveis sobre colaboradores, fornecedores, clientes e parceiros;
- Implemente um software de gestão logística: o uso de um software de gestão logística automatiza todas as demandas da cadeia de suprimentos, aumentando a qualidade dos serviços.
Software de gestão logística
Falando em software de gestão logística, não podemos deixar de citar o da Benner!
Essa aplicação oferece soluções para todas as fases da cadeia de suprimentos. Sendo assim, o negócio obtém uma tecnologia que integra dados e os apresenta em um dashboard virtual, bem como realiza as gestões de:
- Armazenagem;
- Pátio;
- Entregas;
- Fretes;
- Volumes;
- Roteirização;
- Transportes;
- Frotas.
O software de gestão logística da Benner é a certeza de que a empresa entrará na era da logística 4.0, além de otimizar serviços e entregar produtos de qualidade. O resultado será uma marca competitiva no mercado e atualizada com as tendências da área logística.
Quer conhecer as funcionalidades do software de gestão logística da Benner? Então, não perca tempo e seja bem vindo a uma nova etapa na cadeia de suprimentos do seu negócio!