É cada vez mais necessário usar a tecnologia para melhor gerenciamento das atividades cotidianas. Porém, também é muito importante pontuar que muitas empresas ainda têm o hábito de recorrer ao papel para controlar seus processos.
Um software jurídico é a solução para automatizar as suas tarefas. Ele prioriza não somente o controle jurídico, como também funções administrativas e financeiras, como recebimento de honorários e pode garantir reembolsos e pagamentos de contas.
Alguns exemplos: segundo a AB2L (Associação Brasileira da Lawtechs e Legaltechs), 60% dos advogados não utilizam nenhuma plataforma tecnológica para solucionar questões jurídicas do dia a dia.
Saiba mais sobre softwares jurídicos a seguir e como eles ajudam a sua organização, no controle financeiro, nas questões cotidianas em um departamento jurídico.
Como escolher um software jurídico?
Um bom software jurídico proporciona o aumento de qualidade e agilidade em seus processos, além de promover mais transparência junto aos seus clientes.
Isto é, ele deve se adaptar a praticamente todo tipo de plataforma e ser compatível com diversos navegadores, de modo a evitar imprevistos por falta de compatibilidade entre sistemas.
Deve ser um dispositivo escalável e apto para suportar diversas demandas simultâneas, além de ser multifuncional, cortar custos e trazer segurança dos dados em nuvem e se integrar com outros softwares.
Programas feitos para atender advogados autônomos, escritórios jurídicos e departamentos de empresas, os softwares jurídicos possibilitam que os setores básicos de seu departamento estejam integrados 24 horas por dia para que você faça o controle de sua rotina trabalhista.
Diante disso, destacamos algumas funcionalidades de ter um software jurídico em seu departamento advocatício.
- Análise de tempo médio de duração de um processo;
- Precificação de serviços;
- Gerenciamento do relacionamento com seus clientes;
- Definição de prazos;
- Demandas com o melhor ticket médio, ou seja, os melhores honorários;
- Decisões sobre ações de marketing com melhores resultados;
- Cortar gastos como custos fixos e variáveis para avaliação de custo-benefício de serviços.
Entenda como um software jurídico ajuda a reduzir custos
A principal vantagem de um software jurídico é a agilidade em seus processos. Ele também ajuda a lembrar pendências e prazos, como datas de protocolo, que não requerem marcações físicas.
Um software jurídico automatiza tarefas que poderiam ser extensas caso realizadas manualmente. Citamos algumas a seguir:
- Pré-cadastro de processo eletrônico a partir do número de sua OAB ou o número do CNJ (as informações já vêm cadastradas no sistema);
- Criar atividades, priorizar e atribuir atividades que podem ser anexadas a diferentes membros da equipe;
- Cadastro de compromissos e recebimento de alertas;
- Gerenciamento de honorários e provisão de valores;
- Proteção de informações contra invasores por meio de um sistema de criptografia.
Estes procedimentos economizam seu tempo em tarefas desnecessárias, além de trazer mais segurança aos dados de seu escritório, o que, evidentemente, reduz seus custos corporativos, pois o software evita problemas como vazamento de dados sensíveis e reduz erros que podem custar caro.
Dito isso, vamos a algumas justificativas para contratar um software jurídico em sua empresa.
Padroniza processos
Com uma biblioteca jurídica, o software implanta um padrão de documentos que agilizam a sua rotina de trabalho, já que não é necessário alterar arquivo assim que for necessário utilizar um documento do mesmo modelo requisitado.
Oferece segurança
Os arquivos são criptografados e os backups são sincronizados, ou seja, a segurança dos seus dados jurídicos está garantida.
Automatiza tarefas
O software jurídico elimina o controle de arquivos por pastas físicas e planilhas de Excel. Fora isso, ele também:
- Automatiza seu cadastro por Inteligência Artificial;
- Anexa à petição inicial;
- Corta custos do seu escritório;
- Classifica a causa-raiz;
- Administra subsídios;
- Automatiza captura de andamentos de processos.
Tais funcionalidades garantem que você e a sua equipe sejam avisadas instantaneamente quanto a atualizações do processo jurídico economizando recursos financeiros.
Acesso rápido a informações
Com a opção de armazenamento em nuvem, é possível acessar dados confidenciais de maneira mais rápida, fácil e em qualquer lugar, contanto que tenha uma boa conexão e internet, independente de dispositivo.
Redução de erros
Ter uma agenda digital colabora na redução de erros processuais, que trazem diversos prejuízos aos profissionais de Direito.
Você tem a possibilidade de monitorar tarefas de seus funcionários e configurar alertas de urgências. O software jurídico também traz notificações oficiais, possibilitando que o profissional se antecipe à judicialização do processo e prepare itens como ações e acordos com mais tempo.
Gastos com papel? Nunca mais!
Como a agenda tradicional passa a ser desnecessária, a redução de custos é outro benefício no seu orçamento, pois o uso do papel também diminui.
Consequentemente, sobra espaço físico que antes era utilizado para empilhar arquivos.
Otimiza tempo
Quer ter mais tempo para controlar as atividades relacionadas a seu setor? Então o software jurídico é o primeiro passo de escolha certa para você!
Afinal, o sistema facilita a melhora da comunicação interna de toda a sua equipe. Os outros setores da empresa podem interagir entre si e gerenciar o tempo de requisições de cada etapa dos processos de aprovação e execução.
Melhora o atendimento e encanta clientes
Um software jurídico bem estruturado faz com que os dados do cliente sejam encontrados mais facilmente. Isso proporciona um atendimento mais personalizado e acaba a necessidade de gastar tempo buscando por processos.
Por meio de login e senha, o cliente fica a par da situação jurídica de todo o processo e, com tamanha agilidade, a imagem de seu escritório melhora perante o mercado.
A primeira plataforma integrada de jurídico corporativo: conheça a Benner
É isso mesmo. Oferecemos serviços que contemplam diferentes módulos, concentrados em duas grandes frentes, nos setores contencioso e jurídico consultivo.
Serviços como pagamentos, cadastro de pastas e de obrigações, cálculos trabalhistas, tributários, além de consultoria de processos jurídicos estão presentes em nosso software.
Outro diferencial que a gente possui é o apoio da Zenni, nossa assistente virtual que, com apoio da Inteligência Artificial, ajuda os usuários de nosso software em suas tarefas cotidianas, o que melhora a experiência da pessoa usuária do nosso produto ou serviço.
Sem contar na questão da mobilidade. É possível conversar com a Zenni sobre suas tarefas do dia, semana ou ainda marcar novos compromissos, saber quais tarefas precisa realizar, aprovar pagamentos, providências, entre outras possibilidades.
Ou seja, contar com um software jurídico reduz custos para a sua empresa, além de ter operações burocráticas automatizadas.
Conheça a plataforma integrada de jurídico corporativo e adira às soluções da Benner.