Ter um software para gestão de RH se tornou indispensável para uma rotina mais eficiente e produtiva. Entre as principais vantagens estão a redução de custos, a otimização de tempo e a valorização do capital humano.
As melhorias ocorrem a partir da inclusão de inteligência artificial na realização de tarefas como recrutamento, seleção, avaliação de desempenho, entre outras.
O sistema de gerenciamento de recursos humanos também garante a integração dos processos de RH e DP em um único ambiente.
Agora que você já entende os benefícios de implementar um sistema de RH, vamos apresentar os passos para concretizar a ação. Confira, a seguir, os pontos importantes que precisam ser considerados:
- Mapeamento dos processos;
- Criação de um plano de ação;
- Estabelecimento de um cronograma;
- Capacitação dos colaboradores;
- Monitoramento da implementação.
Mapeie processos
O primeiro passo para implementação de um software de gestão para RH é conhecer quais processos podem ser automatizados. Portanto, mapeie as principais funções do seu departamento e especifique como elas podem ser otimizadas.
É possível utilizar IA para coleta de dados que possibilitam decisões mais assertivas. Uma cultura baseada em dados contribui para:
- Um planejamento estratégico com foco em resultados precisos que aumentam as chances de crescimento da organização;
- A implementação de tecnologia em processos de recrutamento e seleção permite uma filtragem dos currículos de acordo com pré-requisitos definidos pelos recrutadores;
- Monitorar o desempenho dos colaboradores com base em dados promove uma cultura de retenção de talentos internos, oportunizando o crescimento profissional;
- Processos envolvendo remuneração, benefícios, férias e licenças automatizados garantem maior controle.
Crie um plano de ação
As operações não devem ser prejudicadas durante o processo de implementação do software. Para isso, você sendo gerente precisa estabelecer um plano de ação.
Nele é importante destacar quais processos serão automatizados e como será o desempenho de cada funcionalidade.
Uma dica que damos, para não haver problemas durante a execução, é implementar por partes. Por exemplo, comecem a remanejar as demandas envolvendo contratações para o software.
Somente após tudo estar funcionando corretamente passe para outro processo, como de planejamento. Mantenha toda sua equipe ciente das mudanças que vão ocorrer para que ela esteja alinhada com a situação.
Estabeleça um cronograma
Todo plano de ação, para ser funcional, precisa contar com um cronograma preestabelecido. Logo, implementar um sistema de recursos humanos requer a definição de prazos para finalizar o processo.
Ao listar as datas para cada atividade é importante especificar os responsáveis por cada tarefa e a descrição dela. Quando fixamos prazos conseguimos dimensionar a complexidade de inserir um sistema na rotina do setor.
Identificar eventuais problemas e verificar a evolução são atividades que se destacam ao estabelecer um cronograma.
Capacite os colaboradores
Não adianta apenas decidir que será implementado um software no seu setor se seus colaboradores não estiverem preparados para isso. Então, outro passo necessário é a capacitação da equipe de recursos humanos para utilizar o sistema.
Treinamentos e workshops de desenvolvimento não devem ser negligenciados, pois aumentam a eficiência do time e, em consequência, sua produtividade.
Por exemplo, pense em formas de capacitar os recrutadores para conseguirem aproveitar ao máximo os recursos para processos seletivos.
Monitore a implementação
Além de todas as etapas mencionadas até aqui, é importante que você acompanhe o processo de implementação do software. E também escolha uma empresa que ofereça o suporte necessário durante o processo.
Procure sanar todas as dúvidas que surgirem, tanto suas como da equipe. Assim, vocês ficam um passo mais adiante na criação de um RH estratégico e inovador.
Informe-se a partir de dados
Tão importante quanto promover uma cultura de dados dentro da organização é utilizá-la para entender o cenário.
Uma pesquisa feita pelo hr.research Institute mostrou que 38% dos gestores reconhecem as informações do People Analytics como relevantes e eficientes.
Outros estudos apontam que em 2021, cerca de 24,65% dos gastos empresariais foram investidos em softwares de gestão.
Conheça mais sobre a Benner
A Benner é um sistema de gestão completo que vai te ajudar a transformar a área de recursos humanos. Nós simplificamos e otimizamos sua rotina como gerente de RH com nossas soluções.
Entre em contato e conheça mais vantagens de contratar nossos serviços. Não deixe de acompanhar os conteúdos postados no blog.