Vivemos em um mundo que se atualiza a todo instante, principalmente no ramo empresarial, que também recebeu a denominação de Indústria 4.0. O gerente de recursos humanos tem como desafio entender a importância de adotar um sistema de RH.
Os recursos tecnológicos auxiliam na criação de um RH estratégico, com processos mais assertivos e com economia de tempo. Um posicionamento claro no cenário competitivo é apenas uma das vantagens de investir na transformação digital.
Decidir por uma ferramenta que otimize a performance dos processos é uma tarefa que requer certa análise. Na sequência, listamos quatro dos principais motivos para investir em um sistema de recursos humanos, são eles:
1. Redução de custos;
2. Otimização de tempo;
3. Orientação por dados;
4. Engajamento e produtividade.
Continue a leitura e acabe com suas dúvidas sobre esse assunto.
Redução de custos
Com a implementação de um sistema para RH os colaboradores reduzem o tempo para tarefas operacionais e focam no estratégico. Logo, com menos atividades manuais, a redução de tempo investido na execução influencia nos gastos com horas extras.
Por exemplo, o profissional responsável por fechar a folha de pagamento das equipes quando precisa finalizar manualmente esse processo, acaba extrapolando seu horário usual para preencher os relatórios.
Utilizando uma ferramenta automatizada, esse tempo gasto é poupado e ele ainda ganha mais espaço para se dedicar a soluções estratégicas.
O mesmo pode ser pensando em relação aos recrutadores; após a demissão de alguém, a etapa de seleção é bem cansativa.
Ao contar com a tecnologia de inteligência artificial, a triagem de currículos se torna mais ágil, porque a máquina fará a análise das informações com base nos dados fornecidos pelo recrutador.
Outros gastos do setor também diminuem com a integração do RH e do Departamento Pessoal em um único software.
Otimização de tempo
Como dito, soluções digitais favorecem a execução mais rápida de diversas atividades. Além de filtrar os currículos em processos seletivos, a tecnologia auxilia na etapa de divulgação das vagas e até mesmo no agendamento de entrevistas.
A automação das tarefas operacionais garante maior tempo para você e sua equipe se dedicarem a uma gestão de processos mais estratégica. Ou seja, você, como gerente, pode elaborar relatórios mais precisos e fazer análises críticas.
Um exemplo, ao desenvolverem planos de carreiras, sua equipe terá mais espaço para monitorar e reter os talentos da empresa. Ademais, o acompanhamento automático de tarefas evita falhas humanas e alimenta o banco de dados de todos os setores.
Logo, a rotina de toda a organização se torna mais dinâmica e produtiva.
Orientação por dados
Já tem um tempo que decisões tomadas na base da experiência e intuição se tornaram falhas. Contar com recursos que coletem dados e os organize, como a metodologia de data driven, garantem decisões mais precisas e seguras.
Uma cultura baseada em dados contempla os seguintes princípios: privacidade, transparência, inteligibilidade, rastreabilidade, escalabilidade, confiança e seguranças.
Para um RH digital é preciso potencializar a orientação por dados, conheça as cinco vantagens desse processo:
- Equipe qualificada: a partir das informações coletadas fica fácil traçar objetivos e desenvolver as equipes alinhando à política da empresa;
- Banco de dados: você retém informações relevantes para todos os setores da organização e as torna mais acessível;
- Destaque entre a concorrência: sabendo como atrair e reter os melhores talentos, as suas ofertas de vagas se tornam mais atrativas;
- Estruturação e treinamentos eficientes: as necessidades internas e externas ficarão mais claras, assim é possível investir em treinamentos mais efetivos;
- Avaliação de desempenho: os relatórios de desempenho são mais completos e permitem um acompanhamento detalhado da progressão dos colaboradores.
Engajamento e produtividade
Após todos os benefícios mencionados, fica claro que o engajamento e a produtividade são resultados do processo. Quando o foco da equipe de RH está em ações estratégicas, ele também estará em desenvolver o colaborador.
Principalmente durante a pandemia, o home office ganhou grande destaque e com ele também vieram os desafios de engajamento.
Como integrar pessoas que não estão no mesmo ambiente físico? A internet aproximou colaboradores de diversos estados através da tela, além de promover um sistema mais acessível.
No mais, acompanhar relatórios, planilhas e fluxos contribuiu para que a gestão de RH se tornasse mais produtiva e rica em informações. Com acesso aos dados certos é possível gerenciar os talentos e fazer as mudanças necessárias, vejamos dois exemplos:
1. Após uma pesquisa de engajamento entre equipes foi identificada uma necessidade de aperfeiçoamento. Tendo as dores que precisam ser tratadas, traçar um plano de ação certeiro fica mais fácil.
2. Ao fazer uma avaliação de desempenho baseada em dados constatou-se que um dos colaboradores tem o perfil de outra vaga. Você pode remanejá-lo desenvolvendo uma cultura de valorização dos talentos internos.
Como a Benner pode te ajudar?
Oferecendo um sistema de RH completo que atende a todas as necessidades do setor. Nosso software alimenta o banco de informações para estratégias mais assertivas em sua gestão.
Acesse nosso site e conheça mais sobre as soluções para um gerenciamento eficiente. Também acompanhe os conteúdos do blog para se manter atualizado com as novidades do setor.