A saúde 4.0 e saúde 5.0 têm transformado a rotina das operadoras, e não apenas de hospitais, clínicas e laboratórios – além, é claro, da relação com os pacientes. Por meio da transformação digital, esses conceitos definem a possibilidade de agregar mais (e novos) serviços e alinhar o modelo de negócios à tecnologia.
Se você quer simplificar as tomadas de decisão e fazer mais com menos, precisa entender o avanço da tecnologia no setor de saúde. Mas, afinal de contas, o que é saúde 4.0 e quais são os benefícios no dia a dia? E saúde 5.0, já ouviu falar? Ao longo deste texto vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre o assunto.
Boa leitura!
O que é saúde 4.0?
O conceito de saúde 4.0 está diretamente relacionado à revolução tecnológica e digital que é atribuída como um novo capítulo em diversos setores da sociedade. Inclusive, como uma quarta revolução industrial.
E tudo porque a base estrutural dessas transformações é digital e integrada aos serviços de saúde. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde 4.0 se configura como o campo do conhecimento associado com o desenvolvimento e uso de novas tecnologias para melhorar a saúde, abrangendo smart devices e equipamentos conectados à internet.
Dessa maneira, temos essa nova fase de relação entre os players do ramo, os profissionais do setor e pacientes que é pautada em três objetivos:
· Elaboração de políticas públicas que favoreçam o uso sustentável, seguro e ético das soluções;
· Garantir um trabalho simplificado e mais eficiente;
· Melhorar os serviços de saúde e bem-estar no que diz respeito à prevenção e ao tratamento.
O que é saúde 5.0?
Por sua vez, há quem já mencione uma nova onda de transformação em curtíssimo prazo: o conceito de saúde 5.0. O resultado da saúde 5.0 é, em termos práticos, atrelado ao uso de soluções tecnológicas mais emergentes.
Como exemplo, podemos citar a Inteligência Artificial (IA), o Big Data, a Internet das coisas (IoT) e os dispositivos vestíveis (ou wearables). Essas opções facilitam o acesso e o monitoramento de índices de saúde.
Independentemente de ser saúde 4.0 ou saúde 5.0, a questão está ligada à aproximação do segmento ao uso das tecnologias na saúde. Isso promove ações assertivas para qualificar os serviços e, assim, promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas.
Qual o impacto para as operadoras de saúde?
As operadoras de saúde têm muito a se beneficiar da saúde 4.0 em suas rotinas. Afinal de contas, as soluções tecnológicas, muito bem implementadas, têm tudo para agregar valor à relação entre os sinistros e, ainda, reduzir esses registros para tornar a saúde suplementar mais acessível.
Sem falar que os dados coletados podem proporcionar análises cruzadas e mais profundas para decisões assertivas – por exemplo: identificar perfis de beneficiários que necessitam de atenção.
Como resultado, produtos e serviços específicos podem ser lançados para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.
Além disso, a saúde 4.0 e o uso das informações em alinhamento com a LGPD permitem que as operadoras desenvolvam projetos de cuidados preventivos para agregar assertividade aos planos contratados por cada perfil de cliente.
Medicina preditiva e preventiva
Também podemos destacar o quanto a coleta de dados de maneira ética proporciona mais precisão e assertividade nos serviços prestados. Afinal, é possível prever tendências, surtos endêmicos e até mesmo sinistros em comum em determinadas regiões, favorecendo todo o trabalho das operadoras de saúde – e certamente dos pacientes também.
Saiba mais: 4 tendências de inovação em saúde
Gestão integrada
Sua gestão vai se tornar mais integrada também, uma vez que os dados são centralizados no mesmo sistema e conferem mais precisão, agilidade e assertividade no planejamento e na tomada de decisões.
Telemedicina
Telemedicina é um serviço que ajuda a facilitar o acesso à saúde. Especialmente, em áreas remotas do país, proporcionando qualidade de vida para mais pessoas e, também, com custos reduzidos para as operadoras de saúde.
Principais benefícios da saúde 4.0 e 5.0
Dá também para apontar alguns aspectos positivos em geral da saúde 4.0 (e da saúde 5.0) em nossa sociedade. Confira:
- Melhora o acompanhamento ao longo de toda a jornada do paciente;
- Oferece agilidade e assertividade nas decisões;
- Promove a inteligência analítica para o seu negócio;
- Ajuda a evitar o risco de sinistros;
- Reduz os custos operacionais.
- Melhora o alinhamento entre perfis de saúde para a concepção de planos mais personalizados;
- Incentiva a medicina preventiva, agregando uma saúde mais acessível e de qualidade para mais pessoas.
A Benner é especialista em ferramentas para a área da saúde
Se você tem interesse em se aprofundar nos benefícios da saúde 4.0, conheça aqui a nossa ferramenta de gestão para operadoras! Temos outras opções feitas para simplificar a rotina de trabalho dos profissionais da área e instituições de saúde. Do prontuário eletrônico ao
Temos sistemas integrados para as atividades do setor e soluções complementares para a gestão e controle das operadoras atuantes na saúde suplementar. nos segmentos de Autogestão, Medicina de Grupo, Cooperativas e Seguradoras.