Benner Softwares de Gestão

Quais os benefícios do departamento de Legal Operations para sua empresa?

legal operations

Os modelos de gestão jurídica evoluíram significativamente nos últimos anos, por conta do rápido avanço tecnológico e da crescente competitividade na área. Nesse contexto, o conceito de Legal Operations, ou Legal Ops, passou a ocupar um papel decisivo nas organizações.

Trata-se de um setor específico dentro dos escritórios ou departamentos jurídicos, voltado à otimização e à modernização das demandas administrativas. Seu papel é alinhar toda a parte gerencial aos novos paradigmas e desafios do mercado atual do Direito.

Hoje, suas vantagens competitivas são tantas, que os setores jurídicos passaram a contratar 76% mais profissionais de Legal Operations desde 2018, de acordo com uma pesquisa internacional da Gartner. Mas, afinal, quais são as suas atribuições?

Neste artigo você vai entender o que é Legal Ops, quais as principais vantagens de investir nessa área e quais são as melhores práticas para implementá-la adequadamente na sua empresa. Acompanhe. 

Tudo sobre o conceito de Legal Operations 

Como citamos logo acima, o Legal Operations é uma área responsável por gerenciar toda a parte administrativa e por consolidar os fluxos de trabalho dentro do escritório de advocacia ou do setor jurídico de uma empresa.

O significado de Ops em inglês pode ser entendido como operações. O termo se refere ao aprimoramento das operações legais do estabelecimento, por meio da otimização de todos os seus processos de gestão. 

Contudo, por mais que seja papel da área garantir o melhor andamento possível das atividades do escritório ou departamento jurídico, as funções da equipe de Ops não envolvem diretamente as atividades advocatícias. 

Enquanto o Legal Ops se dedica aos fluxos burocráticos, sem participar dos processos jurídicos, os advogados garantem melhores condições e mais disponibilidade para se dedicar ao trabalho intelectual e estratégico.

Assim, as melhorias impactam positivamente todas as atribuições do departamento jurídico, que passa a agregar ainda mais valor à organização. O mesmo vale para o crescimento dos escritórios, que é significativamente impulsionado.

Muitos profissionais confundem Legal Ops com Controladoria Jurídica. Entretanto, os dois conceitos não são equivalentes.

O foco da Controladoria é a gestão das atividades jurídicas propriamente ditas (como organização de documentos, controle de processos, conformidade das informações legais, etc.). Já o Legal Operations se dedica mais à parte administrativa. 

Basicamente, o time de Ops atua como um microdepartamento, que procura constantemente analisar e melhorar os processos internos. Assim, diferentemente da Controladoria, ele se ausenta das atividades ligadas ao jurídico. 

O que ganho investindo nessa área? 

Basta compreender o Legal Operations e o que é realizado por ele para perceber como sua implementação é decisiva para responder de maneira efetiva às novas e crescentes exigências do segmento jurídico. 

Além dos benefícios da área às organizações, também há inúmeras vantagens para os próprios profissionais do Direito. Afinal, ela expande seus horizontes para além da carreira advocatícia e lhes proporciona mais alinhamento aos requisitos do mercado atual.

Em um artigo do Estadão, Daniel I. P. do Amaral Mello, advogado especializado em Operações Legais, ressalta que o Legal Ops “amplia as possibilidades de carreira em diferentes posições, seja na liderança de Departamentos Jurídicos ou nos Escritórios de Advocacia”.

Independentemente se você pensa em se especializar neste setor ou implementá-lo na sua empresa, as possibilidades de ganhos são muito significativas, porque ele é capaz de proporcionar diferenciais como: 

Produtividade para o setor!

Mais que administrar as demandas de negócios, o Legal Operations se dedica às melhorias nos fluxos de trabalho. Ou seja, ele estrutura processos, detalha seus objetivos e delimita as atribuições de cada colaborador.

Isso confere mais clareza e organização ao trabalho. Assim, a concentração dos esforços se torna mais assertiva. Consequentemente isso agrega produtividade à equipe. Além disso, o trabalho se torna mais alinhado aos objetivos de crescimento organizacional. 

Ganhe tempo e recursos ao otimizar processos!

A informatização dos processos de gerenciamento é inerente ao Legal Operations. Até porque, quando se fala em otimização administrativa, atualmente é impossível desassociá-la da automatização de processos e da inteligência de dados. 

Com o apoio de sistemas de ponta para a gestão de serviços jurídicos, os processos internos se tornam ainda mais ágeis e a tomada de decisão mais assertiva. Ou seja, os recursos e o tempo da equipe são otimizados. 

Tenha uma base de dados

Por falar em tecnologia, todas as informações do escritório ou departamento jurídico são integradas em plataformas digitais. Elas reúnem os dados, convertem-nos em insights de gestão e os mantêm sempre disponíveis (e protegidos nos termos da LGPD). 

A partir desse fluxo informacional, o Legal Operations garante uma visão completa sobre os processos e seus históricos. Assim, é possível detectar gargalos, identificar oportunidades, prever padrões e monitorar métricas em prol de melhorias contínuas. 

Veja a satisfação dos seus clientes 

Graças a todos os ganhos citados, o Legal Operations promove o ambiente ideal para que os advogados tenham um trabalho mais rápido, estratégico e com menos perdas de processos. Isso impacta diretamente a experiência e a satisfação dos clientes.

Essa lógica também se aplica aos departamentos jurídicos. Afinal, ao reforçar sua eficiência, a área agrega mais aos objetivos da empresa e garante plena conformidade sobre seus processos. Esses ganhos também influenciam seu posicionamento de mercado. 

Veja como implementar o Legal Ops na sua empresa! 

Implementar o Legal Operations envolve algumas demandas básicas, tanto para escritórios de advocacia quanto para departamentos jurídicos. Considerando suas particularidades, as práticas ideais para viabilizá-lo podem ser compiladas da seguinte maneira:  

Qualifique seu time

As competências de Legal Operations vão além daquelas ensinadas nas qualificações de Direito. Por isso, além de estruturá-lo na sua empresa, é preciso qualificar os profissionais em domínios de administração ou até em cursos específicos para a área. 

Padronize seus dados

Para centralizar as informações e informatizar os fluxos de trabalho, você precisa digitalizar contratos, documentos e processos. Lembre-se que a tecnologia é inerente ao Legal Operations, e isso exige que todos os dados estejam padronizados no meio digital.

Tecnologia em primeiro lugar

Como a tecnologia é central no Legal Ops, você precisa implementar um bom sistema, capaz de automatizar as demandas administrativas, de integrar os fluxos de trabalho e de agregar mais visibilidade e inteligência às informações essenciais para a sua tomada de decisão. 

Conte com ajuda externa! 

Além das rotinas administrativas, a própria implementação do Legal Operations exige conhecimentos específicos. Por isso, recomenda-se ter uma consultoria especializada, com a expertise e as tecnologias necessárias para promover uma adesão eficiente. 

Se você procura pelo melhor apoio na área, conheça as soluções da Benner. Com nosso BPO Jurídico, você conta com a célula de prestação de serviços jurídicos mais completo do mercado, com as melhores condições para impulsionar a transformação da área legal da sua empresa.

Já o nosso Sistema para Departamento Jurídico é o melhor e mais abrangente do Brasil. Ele é ideal para automatizar seus processos, gerenciar indicadores em tempo real, promover um fluxo de trabalho mais produtivo e tornar o seu time cada vez mais estratégico.

Fale agora mesmo com os nossos especialistas para descobrir como podemos simplificar a sua implementação do Legal Operations. Basta acessar nossa página de contato e preencher o formulário para que possamos entender melhor as necessidades do seu negócio. 

FALAR COM OS NOSSOS ESPECIALISTAS

Posts relacionados

O melhor sistema para quem busca uma gestão jurídica estratégica e otimizada