Os produtos e serviços de uma legaltech são capazes de otimizar os processos da sua empresa por meio da tecnologia e automação de tarefas. Mas o que isso significa exatamente? Acompanhe este artigo e descubra tudo sobre o tema!
Antes de qualquer coisa, é válido deixar aqui uma pergunta: qual empresa (de qualquer segmento) não depende da tecnologia atualmente?
Difícil pensar em um mercado que ignore o “mundo tech”, não é mesmo? Varejo, construção civil, marketing e muitos outros, todos eles dependem disso em alguma ponta.
Então, por que quando falamos do setor jurídico algo haveria de ser diferente?
Continue a leitura e veja o que é legaltech, como funciona, suas vantagens, as diferenças conceituais entre legal e lawtech, como é este mercado no Brasil e muito mais!
O que é legaltech e como funciona
Legaltech é um termo usado para se referir à tecnologia legal: a aplicação de tecnologia e software a processos legais. O conceito inclui tecnologias como:
- Gerenciamento de documentos legais;
- Análise jurídica;
- E-discovery;
- Ferramentas de pesquisa legal.
Tudo isso em conjunto pode ajudar os advogados a trabalhar de maneira mais rápida e eficiente por meio da automação de tarefas manuais/repetitivas e fornecer acesso a grandes quantidades de dados.
Diferenças de lawtech e legaltech
De modo direto, lawtechs são startups jurídicas que atuam com soluções direcionadas a um um público mais amplo, incluindo pessoas técnicas e não técnicas. No fim, acabam auxiliando quem precisa de uma consultoria jurídica.
Já as legaltechs focam em empresas, escritórios de advocacia e departamentos jurídicos, visando otimizar os processos internos de cada um deles por meio da tecnologia e de uma gestão inteligente, otimizada e automatizada, para que o departamento assim possa concentrar seus esforços em tarefas mais ágeis e menos repetitivas economizando tempo e mão de obra.
Vantagens de contratar uma legaltech
As principais vantagens de contratar uma legaltech são:
Redução de custos
Legaltechs oferecem serviços legais inovadores a custos mais baixos, o que significa que empresas e clientes podem economizar em despesas legais.
É válido dizer também que o software contribui para a redução de erros, retrabalhos e mão de obra humana, corroborando para a redução de custos diretamente.
Precisão dos dados/Aumento de produtividade
O software legaltech é projetado para ser seguro e preciso, reduzindo o risco de erros em documentos legais ou contratos.
Legaltechs também ajudam os advogados a tomar decisões rapidamente, fornecendo acesso a conjuntos de dados legais, tais como jurisprudência, estatutos, regulamentos e precedentes.
Otimização de processos
Por meio da automação de tarefas e aplicação de dados assertivos, a contratação de uma legaltech ajuda a desburocratizar sua empresa ou departamento jurídico.
Sendo assim, você ganha em gestão de tempo e atividades à medida em que se tem uma redução de erros operacionais.
Controle das atividades
O software integra todas as informações referentes ao jurídico e você pode acessá-las de forma rápida quando quiser.
Diante disso, é possível visualizar cada atividade e a etapa em que ela se encontra, garantindo uma gestão eficiente.
Promoção da transparência
Com a implementação da tecnologia, o jurídico pode atuar de modo mais transparente e com menor burocracia em seus processos operacionais.
Colaboração com o judiciário
A contratação de uma legaltech é também uma forma de desafogar o judiciário, que hoje se encontra sobrecarregado por conta do déficit de juízes.
Então, com o suporte tecnológico e da internet, é possível mediar conflitos online para minimizar esse gargalo, que hoje é um grande problema no Brasil.
Maior acesso à lei
O acesso a uma fonte de dados vasta, assertiva e ágil, facilita o acesso à lei, o que, além de desburocratizar, permite também que erros por “falta de informação” não ocorram.
Como é o mercado de legaltech no Brasil
O mercado de legaltech e lawtech está em plena expansão no Brasil, e se mostra ainda mais promissor a cada ano que se passa.
A ideia surgiu em meados de 2012 e, da última década para cá, foi se mostrando cada vez mais relevante aos olhos do mercado e seus investidores. Como prova, startups jurídicas têm apostado fielmente no segmento e suas soluções.
Embora tudo pareça ser favorável, os desafios também existem.
Hoje, a LGDP – Lei Geral de Proteção de Dados e as tendências tecnológicas que surgem dia após dia são uma barreira para algumas empresas, pois elas precisam se adequar aos termos legais e ainda continuarem disruptivas.
Como uma legaltech pode apoiar seu setor jurídico
As vantagens dessa solução você conferiu ao longo deste artigo, mas e quando adentramos o campo prático, como uma legaltech impacta de fato no seu setor jurídico?
Veja abaixo alguns exemplos!
Automação e gestão de documentos
Uma legaltech garante a automação de documentos jurídicos e gestão do ciclo de vida de contratos e processos, o que economiza tempo e dinheiro.
Compliance
Uma legaltech ajuda a sua empresa a criar mecanismos eficientes para que ela não descumpra nenhum termo da lei que possa acarretar em problemas maiores, principalmente quando consideramos as exigências da LGPD.
Gestão de escritórios e departamentos
A ferramenta no controle e aplicação de dados e informações relacionadas aos processos, equipes, clientes ou áreas da empresa, financeira e outros departamentos.
Assim, é possível ter uma visão 360° da organização e ter maior controle sobre tudo o que acontece.
Gestão de dados
A integração de dados dentro da plataforma facilita a mineração, filtragem, aplicação e acesso a eles para que você tenha sempre à mão qualquer informação que precisar, seja ela referente a um processo, pessoa ou departamento.
Facilitação de consultas tributárias
Uma legaltech torna a sua rotina mais consultiva e menos operacional. Ou seja, entrega todas as informações tributárias que você precisa. Do seu lado, só é necessário analisá-las e tomar decisões embasadas.
O modus operandi do mercado atual é garantir que as empresas tomem decisões cada vez mais acertadas e ágeis. Para tal, os recursos tecnológicos de um software de gestão são indispensáveis.
A Benner está pronta para auxiliar o seu setor jurídico! Entre em contato com nossos especialistas e tenha acesso a soluções personalizadas para a sua empresa.