Promover o planejamento estratégico no setor jurídico é imprescindível para toda organização. Afinal, ele é responsável pela conformidade, segurança e minimização de conflitos das demais áreas do negócio.
Cada vez mais empresas reconhecem a importância de investir na qualificação deste departamento. Contudo, muitos profissionais da área ainda têm seu tempo e seus esforços comprometidos pelo excesso de tarefas burocráticas e pela falta de indicadores.
Felizmente, já existem muitos recursos tecnológicos que viabilizam uma atuação jurídica mais estratégica nas companhias, por meio da automatização de funções operacionais e, principalmente, da disponibilização de relatórios de desempenho.
Quer entender por que é tão importante investir em planejamento estratégico, os principais exemplos de indicadores para atender a essa demanda, além das melhores ferramentas de desenvolvimento no setor? Confira a seguir!
A importância do planejamento estratégico no setor jurídico
Basta saber o que é setor jurídico e o que faz para perceber que essa área está entre as mais estratégicas de qualquer organização. Como citamos, sua atuação é vital para o desempenho dos demais departamentos.
Entre suas responsabilidades, está a criação e a organização dos contratos, controle do contencioso, segurança das informações corporativas, atendimento das demandas legais e assessoria dos outros setores da empresa, entre muitas outras.
Ou seja, trata-se de uma área que lida com diversas responsabilidades, sendo quase todas elas vitais para a conformidade jurídica do negócio. Isso significa que sua performance condiciona a segurança dos processos internos, seus custos e a própria reputação organizacional.
Diante de tamanha relevância, é evidente que o planejamento estratégico do departamento jurídico é imprescindível. Isso vale tanto para os profissionais do próprio setor quanto para os interesses da companhia.
Quando tratamos sobre o que é departamento jurídico estratégico, os pontos que mais se destacam estão no apoio às decisões tomadas pela gestão, na integração com as demais áreas da empresa e no foco em uma atuação preventiva.
Para que tantas atividades-chave sejam cumpridas, ao mesmo tempo que o setor consiga implementar melhorias relevantes para o negócio, é fundamental guiá-las por meio de indicadores relevantes de desempenho. Conheça os principais abaixo.
Três indicadores de desempenho para o departamento jurídico
O primeiro passo para viabilizar um planejamento estratégico no setor jurídico é conhecer seus pontos mais críticos de desempenho e monitorá-los constantemente. Isso permite identificar seus gargalos e aspectos passíveis de aprimoramento.
Assim, por meio dos indicadores certos, você consegue determinar se suas metas estão sendo atendidas, como corrigir possíveis desvios e quais os melhores caminhos para implementar melhorias contínuas no departamento.
Com os indicadores certos, você não só melhora a performance operacional e financeira do seu time jurídico, como também o engajamento dos colaboradores, a satisfação dos clientes, entre outros pontos essenciais para o crescimento do negócio. Conheça os principais:
Ciclo de tempo
O tempo necessário para atender a cada demanda jurídica é muito relevante para o planejamento estratégico, porque qualquer mudança ligada a esse tipo de métrica pode evidenciar problemas.
Por exemplo, se certas áreas do negócio apresentarem aumento no ciclo de tempo, pode ser que as abordagens nelas adotadas sejam menos eficientes do que em outros setores. Assim, vale a pena investigar o caso e suas raízes. Os principais indicadores incluem:
- Tempo de resposta de pedidos;
- Tempo até julgamento;
- Tempo por contestação;
- Tempo por não julgamento.
Satisfação do cliente
Os níveis de satisfação dos clientes podem indicar erros ou acertos na forma como a organização se relaciona com o seu público e evidenciar como isso impacta no seu índice de impasses jurídicos.
Inclusive, o planejamento estratégico do setor jurídico pode considerar as demais áreas do negócio como clientes, a fim de compreender como suas demandas são atendidas e se ajustes são necessários. Nesse sentido, vale ficar atento aos seguintes indicadores:
- Índice de reclamações dos clientes externos e internos;
- Principais temas das reclamações dos dois públicos;
- Resultados de pesquisas de satisfação.
Custo e efetividade de custo
Por fim, um bom planejamento estratégico é aquele capaz de minimizar despesas e de otimizar os recursos disponíveis. Sendo assim, também é fundamental rastrear os principais gastos da sua operação.
Mais que saber para onde está indo o dinheiro, você precisa determinar o quão efetivo é cada investimento. Portanto, para ter uma gestão eficiente dos contratos e serviços jurídicos prestados no departamento, fique atento aos seguintes indicadores financeiros:
- Gastos legais em relação à sua porcentagem na receita;
- Custo total dos serviços prestados pelo departamento;
- Custo por advogado;
- Advogados internos versus receita do negócio.
Ferramentas essenciais para uma gestão jurídica eficiente
O excesso de atribuições e o acúmulo de funções operacionais estão entre os maiores gargalos para a implementação de um planejamento estratégico eficiente nos departamentos jurídicos. Portanto, sua grande demanda está na otimização de tarefas.
Como em qualquer segmento corporativo, a tecnologia tem um papel decisivo para atender às necessidades do setor. Com um bom sistema de automação jurídica, você lida com questões burocráticas de forma automática e aumenta a performance da sua equipe.
Mais que reduzir os esforços manuais, acelerar os processos internos e minimizar a incidência de erros, esse tipo de software ainda é indispensável para que você consiga acompanhar os indicadores citados anteriormente de forma prática e em tempo real.
Nesse sentido, você e seu time precisam de uma solução capaz de automatizar os seus processos internos e de gerenciar os seus principais índices e métricas por meio de painéis gráficos e intuitivos.
Isso permite que o fluxo de trabalho se torne mais dinâmico, produtivo e seguro. Ao mesmo tempo, você tem acesso às informações que precisa para agregar mais inteligência às práticas de Direito.
Qual a melhor solução do setor?
Se você quer ter acesso às ferramentas ideais para o seu planejamento estratégico, conheça os diferenciais do Sistema para Departamento Jurídico Benner. Ele reúne todos os recursos citados e outros indispensáveis para a sua performance jurídica.
Além dos processos de gestão judicial, a plataforma inclui gerenciamento de contratos, societária, autenticação digital, e-Social e muito mais. Os processos são baseados em fluxos operacionais, com workflows nativos preparados para a melhor tomada de decisão.
O software possui duas divisões principais. A primeira é de contencioso, com 15 módulos focados em produtividade e eficiência jurídica. Já o segundo segmento é o consultivo, que possui 11 módulos dedicados à prevenção e analytics.
Como se não bastasse, também trabalhamos com a terceirização de processos jurídicos, por meio do BPO Jurídico Benner. Trata-se do serviço de LPO mais completo do mercado, focado na transformação da área jurídica da sua empresa.
Quer ter acesso às melhores e mais completas soluções jurídicas do Brasil? Simplifique os processos do seu negócio e otimize o seu planejamento estratégico com a Benner. Preencha o formulário e contate nosso time comercial agora mesmo.