Toda empresa, seja qual for a área de atuação, precisa de planejamento para conseguir prosperar. Com um sistema de gestão, fica muito fácil administrar os negócios e reduzir custos. Com ERP na nuvem então, melhor ainda.
Você está precisando de ajuda para gerenciar sua empresa? O ERP em nuvem pode ser uma solução automatizada, de fácil acesso e grande aliada para seu crescimento.
A seguir, vamos mostrar os vários benefícios deste importante software de gestão e como a Benner está do seu lado para te guiar no que é melhor para a sua organização.
Acompanhe a leitura!
Como funciona o ERP na nuvem?
Para os mais leigos, o ERP (Enterprise Resource Planning) é um sistema de gestão empresarial que integra todas as áreas da organização em uma única plataforma.
Já o ERP na nuvem veio para mudar a realidade interna das organizações. Na prática, esse sistema é composto por três partes interligadas entre si:
- Aplicação: onde as informações são inseridas no software e que serão usadas frequentemente para a operação da organização;
- Banco de dados: onde são armazenadas todas as informações da empresa para utilização futura, sob qualquer finalidade;
- Framework: camada que permite a personalização do sistema para o empresário customizar a ferramenta de acordo com suas necessidades.
Os dados da empresa ficam hospedados no servidor do fornecedor e podem ser acessados via internet. Basta somente um navegador para ter acesso a hora que quiser e de qualquer localidade.
Quais as diferenças entre ERP local e ERP na nuvem?
O ERP local (também chamado de on-premise) é instalado no hardware e servidores da própria empresa, sendo responsabilidade da equipe de TI monitorar sua atividade.
Neste sistema, as empresas gerenciam seus data centers e implementam o software em todas as subsidiárias. O ERP local é acessado de computadores através de conexão VPN e exige atualizações regulares.
Durante muitos anos, esse foi o único tipo de ERP disponível, gerando uma série de desafios, tais como:
- Investimento em integração e customização;
- Atualizações extensas e transferências manuais das customizações;
- Investimentos em recursos de TI;
- Escalar os negócios e adicionar novas subsidiárias;
- Separação dos bancos de dados hospedados de cada organização;
- Riscos inerentes (desastres naturais);
- Tempo adicional;
- Requisitos de segurança.
Enquanto o local ERP fica nos servidores da própria empresa e depende de uma infraestrutura robusta de TI, o sistema ERP cloud hospeda os dados em um servidor do fornecedor, para que eles sejam acessados diretamente online.
Ou seja, o ERP na nuvem depende apenas de acesso à internet. Em vez de servidores próprios, com manutenções constantes e ampla equipe de gerenciamento, o software é acessado por um navegador de maneira simples e prática.
Considerando só o custo de implementação, fica evidente que o sistema de gestão cloud é mais barato em relação a todas as demandas estruturais do local. Contudo, os benefícios vão além.
Primeiro, há a escalabilidade e a personalização das funcionalidades contratadas. Afinal, o negócio pode contratar apenas as ferramentas que precisa e depois aderir a novos recursos conforme suas novas demandas.
Tudo é feito pela internet, com mensalidades alinhadas aos benefícios obtidos. A eliminação da necessidade de hardwares complexos também reforça a segurança dos dados, que ficam salvos em servidores externos e não são perdidos, mesmo em caso de danos internos.
Principais Vantagens de ter o ERP na nuvem?
O ERP na nuvem não requer manutenção de servidores, sistemas operacionais e custos de atualização. Em questão de segundos, você acessa as últimas atualizações do produto.
A modalidade de gestão traz dezenas de vantagens às empresas, mas aqui podemos destacar 7 delas:
- Redução de custos com infraestrutura
Sem dúvida, a maior vantagem da utilização do sistema de ERP em nuvem. Otimiza o tempo de produção de várias tarefas de toda a equipe, reduzindo a necessidade de impressão e, consequentemente, colaborando com o meio ambiente.
A empresa também economiza nos custos, pois não precisa de um servidor local. Uma vez que o data center, espaço físico que hospeda o ERP, não faz parte da infraestrutura da empresa, mas do fornecedor.
- Implementação mais ágil
Inevitavelmente a empresa que tem o ERP na nuvem à sua disposição torna a rotina de suas atividades bem mais ágil. Interliga os departamentos e melhora a comunicação. Consequentemente, há o aumento da produtividade.
- Aumento da produtividade
As empresas que fornecem ERP disponibilizam uma série de ferramentas para tornar os processos internos mais rápidos, precisos e automatizados. Como você verá adiante, esses recursos são organizados em diversos módulos integrados de gestão ERP.
Simultaneamente, o cumprimento das tarefas fica mais ágil, integrado e assertivo. Isso aumenta o rendimento dos trabalhos e garante um melhor aproveitamento dos recursos, garantindo mais produtividade para todos os setores.
- Mais segurança na informação
Com o ERP em nuvem, o fornecedor de computação fica responsável pela parte técnica de segurança e armazenamento de dados pessoais, garantindo a integridade das informações.
Além disso, o backup, ou a cópia de segurança, dos dados é realizado de forma automática, tudo dentro da mensalidade. A empresa evita a perda de registros e a necessidade de guardar arquivos, inclusive, impressos.
- Mobilidade
Os colaboradores podem acessar o software armazenado na nuvem de qualquer lugar e a qualquer momento, tendo apenas a necessidade de ter internet e a licença de acesso ao ERP.
Não há, tampouco, a obrigatoriedade de instalação de nenhum software em seu dispositivo.
- Escalabilidade
Comum a todos os sistemas para empresas baseados em nuvem, a escalabilidade também está entre as principais vantagens do ERP. Com ela, toda nova funcionalidade pode ser implementada de maneira imediata e simples.
Na medida em que o negócio se torna mais produtivo, novas demandas surgem. Para atendê-las, o ERP na nuvem disponibiliza novas ferramentas em poucos cliques, sem mudanças na infraestrutura interna e com um preço equivalente aos benefícios obtidos.
- Maior controle dos processos na empresa
A relevância dos ERPs está justamente na sua capacidade de centralizar todas as informações dos setores corporativos em uma só plataforma. Por sua vez, essas áreas também têm seus dados integrados entre si, agregando mais controle sobre todos os processos internos.
No servidor ERP na nuvem, esse benefício se torna significativo. Afinal, as informações podem ser acessadas em tempo real a partir de qualquer dispositivo autorizado. Isso garante mais flexibilidade gerencial, com acesso a indicadores completos para otimizar a gestão.
Quais áreas podem se beneficiar com esse sistema?
Diversas áreas do negócio podem ser beneficiadas por um software de ERP na nuvem, pois esse tipo de plataforma é organizado por meio de módulos, que atendem a demandas específicas da organização.
Cada módulo oferece as ferramentas necessárias para otimizar as atividades de um setor corporativo. Por sua vez, todos eles podem ser integrados e atuar de maneira conjunta para beneficiar a gestão da empresa como um todo. Confira os principais:
- Faturamento: responsável por simplificar a geração e o armazenamento das notas fiscais eletrônicas dentro do sistema de ERP;
- Financeiro: lida com a automatização das transações, desde contas a pagar e receber, até o fluxo de caixa, movimentações bancárias, entre outras;
- Contábil: gera e registra as demonstrações contábeis, como demonstrativos de resultado de exercício, balanços e balancetes, etc.;
- Tributário: simplifica as declarações, apurações e relatórios exigidos pela fiscalização, o que inclui o SPED, eSocial, Sintegra, e assim por diante;
- Materiais: gere os insumos do negócio, da recepção dos itens comprados, à inspeção de qualidade, gerenciamento de estoque, alertas de compras, etc.;
- Compras: automatiza as cotações e as ordens de compras, aliando a gestão de estoque e de finanças para garantir total controle e equilíbrio nas aquisições da empresa;
- Comercial: organiza todo o fluxo de vendas para otimizar as conversões e reúne as informações internas dos clientes para otimizar a jornada dos novos leads.
Graças à integração dos dados no sistema em nuvem de gestão empresarial, todos os setores passam a atuar de maneira mais sinérgica e precisa. Além disso, é possível aumentar o volume de indicadores e relatórios para aprimorar a tomada de decisão.
Benner: a melhor solução para seu negócio
No mercado desde 1997, nós atuamos com softwares de gestão com o objetivo de fornecer melhorias e praticidade nos processos empresariais por meio da inovação.
A Benner é referência em ERP para indústrias, organizações e distribuidoras dos mais diversos segmentos.
Nosso sistema ERP em nuvem é uma solução de gestão automatizada que proporciona flexibilidade e extrema facilidade de uso, reduzindo a necessidade de interação humana.
Sua implementação oferece ao cliente:
- Robustez às operações, sem necessidade de auxílio de equipes de TI;
- Rápida curva para o aprendizado;
- Processo de implantação ágil;
- Treinamentos presenciais e on-line;
- Rápido Retorno de Investimento (ROI);
- Uso do ERP nos vários tipos de orçamentos empresariais.
Tudo isso para otimizar sua gestão e impulsionar resultados. Além disso, com todos os benefícios de um ERP na nuvem, é permitido acessar o sistema da Benner diretamente do seu navegador. Clique aqui e explore os diferenciais da solução mais completa para o seu negócio.