Poucas tecnologias são tão eficientes para uma gestão inteligente a empresas quanto o Enterprise Resource Planning (ERP). Aliás, existem módulos de sistema ERP para diversos setores de uma companhia.
Antes de abordá-los, contudo, é preciso explicar um pouco sobre qual é a proposta dessa solução.
O ERP é um sistema de informação que conecta dados e processos de uma empresa em um mesmo lugar. Entre algumas de suas vantagens, estão:
- Automação de processos burocráticos.
- Processos mais fluídos, com menor dependência de interação humana.
- Fornecimento de dados e informações para embasamento da tomada de decisão.
O resultado é muito mais praticidade e efetividade às tarefas das empresas. E o melhor: aumento nas chances de lucratividade!
Conheça números que dão uma ideia da relevância dessa solução aqui.
Agora, entenderemos com o ERP pode colaborar aos mais variados setores de uma companhia.
Financeiro
É um dos módulos de sistema ERP mais necessários e conhecidos. Ao implementá-lo em uma empresa, seus gestores passam a ter uma visão simplificada e integrada de índices do seu negócio.
Mais que modernizar o setor, essa solução oferece a automação do fluxo de caixa da empresa. Isso significa menor suscetibilidade a erros que poderiam ocorrer em uma gestão manual, como um pagamento não efetuado.
Esse ERP permite ao gestor acompanhar todos os elementos relacionados ao fluxo financeiro do negócio em um só lugar. De lá, pode extrair dados precisos e simplificados, para uma tomada de decisão mais assertiva.
Contábil
Um dos grandes entraves desse setor é a quantidade de horas empregadas em suas tarefas burocráticas, como a entrega de obrigações acessórias e demonstrativos contábeis. Mas a boa notícia é que, com um ERP, essas e outras atividades do setor são automatizadas.
Empresas que adotam essa solução passam a contar com vários benefícios. O mais significativo é a redução de gastos, por conta da extinção de erros manuais na confecção de documentos.
Vendas
Um módulo do sistema ERP para Vendas contempla uma jornada mais eficiente em tais negociações. Ao integrá-lo com um e-commerce, por exemplo, agregará mais fluidez ao processo de compra. Entre os principais benefícios estão:
- Mais agilidade no atendimento ao cliente.
- Comunicação direta entre estoque e vendas, evitando transtornos como compra cancelada por falta de produto no estoque.
- Nota Fiscal emitida com mais rapidez.
A agilidade na captação de dados permite ainda aos gestores um estudo aprofundado sobre o comportamento do consumidor. Algo que auxilia diretamente na definição de estratégias de vendas.
Fiscal
Burocracias fiscais consomem muito tempo e dinheiro nas empresas. Mas é possível impactar o setor positivamente ao se adotar um módulo do sistema ERP Fiscal.
A automação das tarefas promove total controle de documentos do setor, auxiliando no cumprimento de obrigações fiscais. Com isso, são evitados erros inerentes à gestão analógica, como falhas em apuração de impostos. Reduzindo, consideravelmente, custos decorrentes de multas.
RH
O módulo de sistema ERP para RH promove a automação de folhas de pagamentos e inúmeras outras tarefas do setor. Com isso, o profissional do setor ganha mais tempo (e dados) para se dedicar a atividades vitais à gestão estratégica do departamento voltado à performance dos colaboradores.
Confira nesse post uma dica para o RH otimizar o desempenho de suas equipes.
Compras
Com esse módulo, as empresas ganham um aliado às atividades desse setor, como análise de fornecedores. O ERP fornece, entre vários indicadores, cotações do insumo desejado.
Outro benefício é a compra mais racional de matérias-primas. Por meio de uma integração com outros departamentos, é possível ter acesso a quantidade certa de produtos a serem adquiridos.
Por tudo isso, o módulo ERP de compras auxilia em um processo lean, empregando recursos financeiros ao segmento de maneira mais assertiva.
Relacionamento com o Cliente
Por conta da Transformação Digital e da globalização, a concorrência é cada vez mais incisiva no mercado. Logo, oferecer uma boa experiência ao cliente se tornou ainda mais fundamental.
Tópicos como vendas e logística, já abordados neste post, representam benefícios a essa área. Mas existe ainda um ERP exclusivo ao setor. E sua premissa é inserir o cliente como centro do negócio.
Esse módulo promove uma integração com canais de atendimento, em tempo real. Entre seus benefícios está a facilitação do acesso do atendente às informações de uma compra. Algo que torna mais fácil auxiliar ao cliente na resolução do problema.
Produção
Esse módulo funciona, basicamente, como um roteiro para rastreamento das etapas produtivas. A partir dessa avaliação, são gerados dados que permitem aos gestores entender como está o uso de recursos, tempo dedicado a cada atividade, fluxo do estoque, entre outros.
Qualidade
ERPs também contam com módulo destinado à gestão de qualidade. O objetivo é auxiliar no processo de padronização da produção dentro de conformidades nas indústrias. Mais precisamente no cumprimento de certificações de fornecedores e homologações do setor.
Com essa solução é possível efetuar registros de não conformidade, controlar lotes de qualidade, gerenciar validades dos insumos, avaliar fornecedores, entre outras tarefas. Tudo com a praticidade de um sistema automatizado.
Logística e Supply Chain
Promove a mais eficiente visão de negócios a esses setores. Com esse módulo de sistema ERP, a empresa passa a ter, em tempo real, total controle de seus produtos: estejam no estoque ou a caminho da entrega ao cliente. Entre vários benefícios estão:
- Compras de insumo baseadas em planejamento.
- Maior fluidez de armazenagem, evitando “encalhes”.
- Maior fluidez e rapidez aos processos de entrega.
- Maior precisão na localização de produtos “em movimento”.
Como potencializar os benefícios de um ERP na sua empresa
Muito mais que escolher e implementar um ERP em sua empresa é necessário usufruir, ao máximo, dessa solução. Para isso, seis passos são fundamentais.
- Antes de iniciar a busca por uma nova ferramenta, mapeie quais são as suas necessidades.
- Após levantar fornecedoras do mercado, faça um pré-seleção: analise a reputação dessa empresa, seu cases e, até mesmo, o speech de vendas.
- Busque esclarecer o máximo de questões possível com o consultor, não apenas sobre funcionalidades, mas também sobre o processo de implantação e eventuais upgrades ao longo do tempo.
- Solicite uma avaliação gratuita.
- Inicie com um plano mais enxuto, que atenda às necessidades primordiais.
- Após escolhido e implementado o ERP, avalie-o continuamente.
Confira mais conteúdos sobre ERP em nosso blog! E se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco!