O setor corporativo envolve diversos desafios, seja nos próprios processos internos de cada empresa ou em relação à competitividade e inovação do mercado. Com isso, gestores passam a buscar pelo melhor software de gestão empresarial para trazer melhorias às atividades e tarefas cotidianas.
É nesse cenário que o ERP se torna forte aliado dos negócios, visto que tem como objetivo otimizar a gestão e o fluxo de trabalho dentro das empresas. Considerando a própria sigla, o ERP (Enterprise Resource Planning) ou Planejamento de Recursos Empresariais, traz vários benefícios à tomada de decisão dos gestores.
Além do fato de ser apto tanto a empresas de grande, médio e pequeno porte, traz diversas vantagens rotineiras. Continue lendo e descubra por que sua empresa precisa do melhor software de gestão empresarial.
O que é um software ERP?
O ERP é um sistema de gestão empresarial que tem como objetivo auxiliar na gestão dos processos internos da organização. Ele funciona de forma totalmente integrada aos setores e permite um melhor gerenciamento dos recursos, estoque, produtos, exigências contábeis e da rotina do fluxo de trabalho em geral.
O propósito principal de um ERP é sincronizar toda a cadeia de processos que permitem o funcionamento do negócio em um único software. Com isso, ele possibilita que todas as fases de produção dentro da empresa sejam gerenciadas, oferecendo ao gestor uma ampla visão de todas as atividades e garantindo mais transparência às tarefas.
Nesse sentido, é relevante saber que o software proporciona maior redução de desperdício por otimizar o tempo dos processos internos e minimização de custos com manutenção e gerenciamento, no caso de empresas que utilizam várias aplicações tecnológicas em cada setor e para diferentes cenários.
Além disso, o ERP permite a automatização de tarefas manuais, menores custos com a alocação de equipes para essas atividades e também redução de erros e falhas por interação humana. No entanto, para ser o melhor software de gestão empresarial, o sistema precisa atender às demandas da organização.
Os principais módulos do ERP
A solução é composta por módulos. Estes, por sua vez, dizem respeito a cada um dos processos que serão gerenciados pela empresa. Alguns sistemas, inclusive, podem ser customizados, possibilitando escolher quais deles são interessantes e úteis para a organização.
Para ajudar na escolha do melhor software de gestão empresarial para o seu negócio, conheça os principais os módulos:
Financeiro
Gera dados e relatórios sobre todo o sistema financeiro da empresa, possibilitando controlar questões e procedimentos de finanças, como contas a pagar e receber, fluxo de caixa e DRE. Isso também permite uma ampla visão sobre as movimentações.
Controle de pedidos
Proporciona visualizar de forma mais clara todo o processo de compra e venda e manter um maior controle sobre o faturamento. Assim, a empresa é capaz de centralizar os canais de venda e obter acesso facilitado aos sistemas para realizar verificações necessárias.
Emissão de notas fiscais
Todo o procedimento de emissão de notas fiscais demanda tempo e, quando feito manualmente, é passível de erros e falhas humanas. Com o ERP, as notas são emitidas rapidamente em poucos cliques.
Gerenciamento de compras
Investir em um bom gerenciamento de compras é poder acompanhar os processos de recebimento de produtos, contato com fornecedores, negociação do melhor custo-benefício e prazos, por exemplo.
Gestão de estoque
Já o controle de estoque evita faltar itens importantes para as vendas e monitora os processos de pedidos. Isso possibilita saber o melhor momento para as compras e também a quantidade certa, evitando a ocorrência de quebras de produtos ou que fiquem estagnados por muito tempo.
Como ajuda as empresas?
Além de tudo o que já citamos sobre o melhor software de gestão empresarial, há outros benefícios que um sistema ERP pode oferecer. Veja como a solução ajuda as empresas:
Atendimento ao cliente
A dificuldade de atender o cliente com segurança e agilidade é um dos maiores desafios que as empresas enfrentam, visto que o mercado exige cada vez mais respostas rápidas e soluções direcionadas. Dessa forma, o ERP auxilia com a automação de processos, como visualização do status de pedido, rastreamento e estoque disponível.
Além disso, por otimizar a gestão de dados, o sistema disponibiliza informações úteis sobre os clientes, o que resulta em melhorias para a construção de um atendimento mais personalizado e também para a fidelização.
Problemas no estoque
O mau gerenciamento do estoque pode ocasionar em diversos problemas, como na indisponibilidade de produtos que já foram vendidos.
Além de trazer prejuízos à imagem da empresa, causando frustração ao público e impactando negativamente em sua experiência, também desfavorece o fluxo de caixa, que precisará estornar as compras feitas.
Decisões equivocadas por falta de informações
Os planejamentos e ações estratégicas são fundamentais para as negociações da empresa. Para isso, é preciso que gestores e administradores tenham acesso a todas as informações necessárias em relação aos processos internos. A falta desses dados pode resultar em embasamento insuficiente para a tomada de decisão.
Portanto, vale saber que o ERP integra todos os departamentos da empresa e permite acesso facilitado em relação ao fluxo de trabalho, etapas de produção, questões de estoque, informações sobre os clientes e até mesmo sobre a concorrência. Ou seja, proporciona decisões mais assertivas e seguras.
Dados inseguros
Por falar em segurança, toda empresa deve se atentar muito ao cuidado com os dados de clientes, como endereço, telefone, e-mail, número de cartão de crédito, entre outros que constam na LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
Obter um melhor software de gestão empresarial também vai influenciar na segurança da informação dentro da organização. O ERP oferece proteção para esses registros com o controle de acesso, bloqueando possíveis ataques maliciosos, fraudes e vazamento de dados.
Falhas no fluxo de caixa
Com a quantidade de processos de entrada e saída que ocorrem durante o dia a dia da organização, é um desafio manter o fluxo de caixa livre de falhas, mas isso é fundamental para a saúde financeira do negócio.
Nesse sentido, recorrer a soluções inteligentes como o ERP é a maneira mais eficaz de controlar as movimentações do negócio, pois é possível colher informações atualizadas para realizar o monitoramento do que traz lucro ou prejuízo para a empresa.
Desconexão com canais de venda
O lema mais atual do mercado é a integração. Esse conceito diz muito sobre a adoção de diferentes canais para os negócios da empresa, o que tem sido visto como uma excelente estratégia. No entanto, se há desconexão entre os canais de venda, torna-se difícil centralizar informações e controlar os processos.
Um bom ERP é capaz de suprir essa dificuldade, visto que seu maior propósito é justamente integrar todos os dados e departamentos da organização.
Quais processos são otimizados pelo ERP?
Para encontrar o melhor software de gestão empresarial é preciso avaliar como ele age dentro da empresa. Afinal, quais os processos podem ser otimizados por um ERP?
Finanças
Atua diretamente no controle de custos e dividendos, uma vez que permite que o gestor entenda o fluxo de caixa de forma clara. Além disso, o ERP ajuda a reduzir o risco de perda de arquivos do financeiro e erros de controle manual de valores.
Gestão de qualidade
O sistema de gestão empresarial é uma solução que permite ações simultâneas, como questões relacionadas ao recebimento de produtos, armazenamento e venda. Dessa forma, o gestor consegue identificar falhas e pontos a melhorar nos processos.
Gerenciamento de fornecedores e contratos
O aceleramento de novos fornecedores e contratos é outra vantagem do ERP. Ao mesmo tempo em que o sistema consegue identificar a falta de um item, pode solicitar a aquisição dele rapidamente, o que evita travamentos no processo.
Além disso, o software controla a emissão de notas fiscais e contratos com serviços de terceiros. Ou seja, se for preciso atender a uma demanda de última hora, o ERP possibilita a contratação pontual.
Planejamento e produção
Identificar pontos fracos e fortes do negócio é um grande benefício do ERP e isso é fundamental para um bom planejamento. Por exemplo, ele é capaz de perceber que há um item faltando e solicitar a reposição antes que algum problema surja na linha de produção da empresa.
Vantagens do ERP
Se você ainda não se convenceu em relação ao melhor software de gestão empresarial, veja mais vantagens que o ERP pode trazer para o seu negócio:
- otimização de custos com TI: o ERP centraliza seus gastos com vários sistemas tecnológicos e equipes focadas no suporte e manutenção dessas aplicações em um único software, que oferece a gestão completa da sua empresa;
- maior transparência: é possível obter acesso total a todos os processos que englobam o funcionamento da organização. Isso permite maior transparência e visibilidade de várias etapas de produção do negócio, como monitoramento do fluxo de trabalho e controle do capital de giro;
- relatórios e planejamentos: o ERP disponibiliza um sistema de relatórios para a empresa, unificando cada processo e oferecendo acesso facilitado a qualquer momento. Relatórios financeiros e declarações de fluxo de caixa, por exemplo, são gerados rapidamente, aumentando os insights analíticos para gestores;
- personalização: como mencionamos, o melhor software de gestão empresarial é aquele que atende às demandas da empresa. Felizmente, o ERP possibilita mais esse benefício, uma vez que é passível de personalização completa para se adequar às necessidades da organização;
- automatização de tarefas manuais: o software reduz o tempo e esforço das equipes ao otimizar as atividades diárias. Além disso, é capaz de eliminar tarefas manuais repetitivas com a automatização de processos;
- escalabilidade de negócio: toda empresa visa o crescimento e o ERP é um forte aliado para isso, visto que permite uma tomada de decisão mais assertiva e estratégica. Lembrando que o melhor software de gestão empresarial deve ser capaz de sustentar a escalabilidade do negócio.
Quais são os sinais de que a sua empresa precisa de um ERP?
Caso ainda existam dúvidas sobre precisar ou não de um ERP, veja os sinais que indicam que sim:
- se sua empresa possui baixa produtividade;
- se há muito ruído na comunicação da empresa, o que gera falta de sincronia entre as equipes, falhas e retrabalhos;
- se há uma grande quantidade de processos, porém dificuldade de controlar tudo isso;
- se o negócio não possui acesso facilitado aos KPI’s e isso acaba dificultando a tomada de decisão;
- se a organização já deixou de aproveitar boas oportunidades de mercado;
- se a empresa possui excesso de dados e falta de processos integrados;
- se não há integração entre os setores e a troca de informações é falha.
Como funciona o ERP da Benner?
Por fim, se você procura pelo melhor software de gestão empresarial, precisa conhecer o ERP da Benner, que é um sistema completo para o eficiente gerenciamento do seu negócio. Isso porque ele funciona de modo a otimizar os processos internos e garantir maior produtividade, facilitando o dia a dia e ampliando os resultados.
O ERP da Benner possui um design moderno e dinâmico, com foco em oferecer praticidade e facilidade de uso. Ele permite automatizar tarefas manuais, proporcionando maior flexibilidade, redução de erros e falhas e a necessidade de interação humana, o que otimiza também o fluxo de trabalho.
Ao implantá-lo, sua empresa estará se beneficiando de um sistema de gestão empresarial robusto e que possibilita processar operações simples, pontuais ou extensas e de alta demanda. Além disso, a solução dispensa a necessidade de contratação de uma equipe com experiência em TI.
As vantagens desse ERP são muitas, mas podemos pontuar algumas principais:
- controle completo de todos os processos;
- visibilidade clara do fluxo financeiro;
- integração e visão completa entre as áreas;
- redução de penalizações fiscais;
- Amplo suporte da equipe da Benner.
Então, quer saber como essa solução pode contribuir com a produtividade da sua empresa? Conheça mais todos os benefícios do melhor sistema de gestão empresarial!