O conceito de jurimetria é aquele que visa dar base matemática à área do Direito, que quase sempre é considerada abstrata e dotada de diversas possibilidades. Os estudos jurídicos seguem em pleno desenvolvimento, e uma de suas tendências mais marcantes é a adesão de recursos ligados às ciências exatas.
A ideia é aumentar a eficiência do uso das informações e obter parâmetros processuais mais sólidos. Tudo isso por meio da integração entre conhecimentos legais e estatísticos.
Em uma sociedade cada vez mais complexa e marcada por constantes transformações, é natural que as bases da advocacia evoluam e passem a analisar, parametrizar e até prever cenários e decisões de forma mais inteligente.
A jurimetria surgiu justamente para atender a essa demanda! Quer entender como? A seguir, entenda melhor o seu conceito, principais aplicações e importância nos departamentos jurídicos das empresas modernas.
O que é jurimetria?
A noção de jurimetria é relativamente nova, mas já tem impactos profundos nos departamentos jurídico corporativos das organizações. Como mencionamos anteriormente, ela é baseada no uso de noções e técnicas estatísticas aplicadas aos processos do Direito.
Ou seja, ela estabelece métricas do sistema Judiciário e emprega conhecimentos de probabilidade para embasar melhor as ações legais adotadas pelos advogados.
A finalidade é garantir uma melhor compreensão de fatores jurídicos e sociais, dando um melhor norte para embasamentos e decisões. Como resultado, a jurimetria permite que os profissionais da área possam complementar e até ir além da clássica abordagem subjetiva. Dessa maneira, é possível:
- Compreender de forma mais completa e precisa os elementos de um processo judicial;
- Base de conhecimento e de processos;
- Simplificar seus argumentos;
- Determinar os melhores meios para a sua resolução.
Para tornar mais claro o entendimento sobre o que é jurimetria, no próximo item, vamos tratar sobre como ela se aplica nas corporações e nos próprios meios sociais!
Quais as principais aplicações da jurimetria?
Um bom exemplo sobre como as ciências exatas podem dar mais respaldo jurídico aos processos judiciais é o uso de perícias e de laudos técnicos, que utilizam parâmetros e métricas precisos e factíveis para que as questões que envolvem determinado caso tenham maior plausibilidade.
Contudo, a noção de jurimetria vai além, e pode ser utilizada desde o apoio de decisões em empresas, até como fonte de embasamento para os próprios legisladores. Nas corporações, que são o foco de nosso artigo, o conceito permite ter uma visão ampla dos processos e dos recursos ligados aos mesmos.
A partir disso, os advogados responsáveis podem ter mais previsibilidade sobre os andamentos legais do negócio. Além disso, podem determinar quais são os seus principais problemas e propor soluções sólidas, baseadas em dados.
Isso porque, a jurimetria permite que os profissionais do direito tenham visão e entendimento sobre diferentes interpretações de processos judiciais. Nesse sentido, os mesmos obtêm uma abordagem aprofundada e mais ampla sobre cada caso específico, adotando medidas para que a organização tenha mais chances de ser bem-sucedida perante suas demandas legais.
Além dessas situações, também é válido mencionar que a jurimetria pode servir para que Gestores Públicos possam antever como as leis propostas por eles serão aplicadas e interpretadas, determinando seus impactos perante a sociedade.
No mesmo sentido, julgadores podem empregar o conceito para avaliar o fato social e sua compreensão perante seus pares, norteando assim sua tomada de decisão. Ou seja, a abordagem estatística e apoiada por registros sólidos de dados pode ser empregada para as mais diversas questões ligadas ao Direito.
Às empresas, cabe empregar a jurimetria de forma inteligente e alinhada às suas necessidades. Assim, inúmeras vantagens serão garantidas, conforme abordaremos no item seguinte.
Qual a importância da jurimetria na gestão de processos?
Dentre os benefícios mais marcantes da jurimetria, está o aumento da produtividade no departamento jurídico. Afinal, por meio da captação, tratamento e processamento de dados, é possível aumentar significativamente a precisão das previsões processuais.
Em geral, essa área aumenta a confiabilidade dos advogados, uma vez que os mesmos podem traçar estimativas baseadas em informações estatísticas e adotar medidas muito mais assertivas.
Nas abordagens tradicionais, é comum que os profissionais de direito pesquisem por jurisprudências, precedentes e decisões judiciais de forma mais generalista nos tribunais em que os mesmos tramitam.
Já com o apoio da jurimetria, é possível direcionar melhor a captação desses indicadores e aplicar censos exatos para ter um melhor domínio dos resultados jurídicos.
A partir disso, há a possibilidade de compreender como e quantas vezes determinada vara ou turma já lidou com a mesma matéria, de analisar quantas vezes um desembargador optou pela procedência de certo pedido na petição do autor, entre inúmeras outras situações semelhantes.
Em resumo, todas as informações advindas dos tribunais, da internet e da própria experiência do advogado podem ser utilizadas de maneira aplicada, estatística e específica, obtendo indicadores jurídicos para maior efetividade na tomada de decisões.
Como implementar e otimizar as atividades de jurimetria?
Os principais objetivos da jurimetria incluem:
- Redução da incidência de erros;
- Ganho de qualidade no departamento jurídico;
- Aumento da produtividade;
- Maior agilidade e otimização de tempo.
Contudo, para lidar com um grande volume de dados, é preciso transformar os processos da organização, agregando a automatização e uma maior eficiência operacional, que são decisivos para obter, tratar e gerir os indicadores judiciais.
A melhor maneira de adequar-se a essas demandas com excelência é por meio de um BPO Jurídico! Assim é possível aliar serviços de terceirização ao uso das tecnologias mais avançadas na área.
O BPO Jurídico Benner é o serviço mais completo do mercado! Ele integra experiência, tecnologia e ferramentas de jurimetria para proporcionar uma profunda transformação jurídica nas empresas e transferir atividades não estratégicas das empresas para um núcleo especializado de serviços.
A solução abrange diversas atividades operacionais, que aliam uma estrutura voltada à inovação, uma equipe altamente qualificada e um portfólio sólido de ferramentas tecnológicas, como:
- IA;
- Mobile;
- ODR;
- Workflow;
- BI;
- Entre várias outras.
Quer entender melhor como nosso BPO funciona e desfrutar de todas as possibilidades da jurimetria com quem é referência no assunto? Clique aqui e saiba mais sobre o serviço!