Antes de mais nada, as operadoras de saúde buscam oferecer serviços mais eficientes. São muitos procedimentos que devem ser cumpridos com maestria, além de uma base de dados que deve ser protegida com toda a segurança.
Contudo, um aliado nessa missão são os softwares de gestão, que diminuem a incidência de erros, melhoram a produtividade das equipes de saúde e reduz gastos desnecessários.
A seguir, entenda o papel desta tecnologia e o benefício para as operadoras de saúde!
Entenda as principais dificuldades no dia a dia das operadoras de saúde
Primeiramente, alguns dos desafios relacionados à rotina das operadoras de saúde vêm da necessidade de lidar com muitos dados, controlar gastos, por meio de um controle eficiente de recursos, e garantir proteção aos dados dos pacientes.
Uma das armas para conseguir tal nível de excelência é o uso da medicina preventiva, mais um acompanhamento eficaz das pessoas beneficiárias.
Todavia, outro grande gargalo enfrentado pelas operadoras de saúde é a falta de monitoramento dos pacientes, já que muitas vezes não se tem um histórico de queixas, consultas e diagnósticos que mostrem como aquela pessoa está de saúde.
Dito isto, vamos detalhar alguns dos principais desafios enfrentados pelas operadoras de saúde em sua gestão.
Falta de registros históricos
Como adiantamos, é comum que os pacientes não tenham histórico de demandas médicas, diante da infinidade de opções das redes de saúde. Isso torna a vida de profissionais da saúde mais complicada, que não sabem todas as necessidades daquela pessoa.
Uma alternativa, neste sentido, é uma rede de atenção primária, que oferece um médico de referência para uma pessoa ou uma família e que encaminha quem foi atendido para eventuais consultas.
Caso necessite de uma segunda consulta, faz-se um acompanhamento de quem é paciente para identificar outros problemas.
Liberdade de escolha para o usuário
Um modelo de rede de saúde que busca trazer várias funcionalidades — como atendimento médico, pronto socorro e hospital —, pode gerar problemas, já que a responsabilidade da escolha da rede e das formas de atendimento fica nas mãos do paciente.
Essa comodidade da pessoa usuária gera a demanda por uma infinidade de serviços, sendo que muitos podem nem ser utilizados.
Ou seja, o ideal é oferecer uma atenção focada, com acompanhamento individual e programas de prevenção, conforme já utilizado em outros países.
Desperdício
Isso ocorre quando muitos profissionais são requisitados para uma demanda que, ainda que ocorra em grande quantidade, geralmente concentra-se em poucas áreas.
Consequentemente, algumas áreas de atendimento ficam sobrecarregadas, enquanto outras têm déficit de profissionais.
Benefícios de uma gestão eficiente para operadoras de saúde
Não podemos deixar de citar o papel da tecnologia. Afinal, as operadoras de saúde exercem papel essencial no monitoramento das pessoas beneficiadas.
Uma gestão eficaz por parte das operadoras de saúde é determinante para reduzir gastos, já que muitos prejuízos são provenientes de erros, proteção de dados conforme as diretrizes da LGPD, ganho de tempo (e de produtividade com a ausência de procedimentos desnecessários).
Ademais, a tecnologia contribui diretamente para a emissão de prontuários eletrônicos, bulas, atendimentos remotos, entre outros recursos usados para melhorar a experiência dos usuários.
Vamos detalhar alguns destes benefícios a seguir:
Redução de custos
Os bancos de dados dos softwares são de suma importância na hora de controlar custos, pois são excelentes fontes para extrair informações que geram medidas preventivas importantes e que trazem caminhos para diminuir gastos.
Controle de sinistralidade
Quando se usa os serviços do plano de saúde, ainda que sem necessidade, pode acarretar aumento de gastos e, em alguns casos, comprometer a gestão financeira da operadora.
Por isso, é preciso realizar um controle de custos mais eficiente e um bom software de gestão auxilia no controle da sinistralidade.
Ações de medicina preventiva e campanhas que incentivem hábitos mais saudáveis são algumas estratégias utilizadas pelos gestores das operadoras de saúde.
Gestão de processos inteligentes
Com o auxílio da Inteligência Artificial (AI) e de Big Data, é possível coletar e analisar diversos dados.
O Big Data entra com a coleta de diversos dados da rede, enquanto a IA converte e cruza as informações obtidas.
Na área da saúde, os dados transformam-se em diagnósticos precisos e preventivos. No caso das operadoras de planos de saúde, os processos garantem redução de erros como glosas e a redução de tempo em tarefas, acarretando ganho de produtividade à empresa.
Proteção de dados
Os dados são essenciais em todo esse processo. Afinal, gerenciar planos de saúde significa ter acesso a informações das pessoas beneficiárias como histórico médico, étnicos, biológicos, entre outros.
É competência do setor jurídico definir as ações necessárias à proteção de dados e que estejam dentro das normas da LGPD. Não só a proteção como também o tratamento e o arquivamento das informações disponíveis.
Softwares de gestão para operadoras de saúde
São ferramentas importantes para um melhor atendimento de pacientes, pois integram todos os processos de negócios das operadoras de saúde.
Uma vantagem desses softwares é que eles são flexíveis, parametrizáveis e de fácil usabilidade, além de constantemente atualizados com as regulamentações da AMS (Application Management Services).
Eles contam com conectividade e serviços relacionados à auditoria médica, internações, fechamentos, regulação de contas, consultorias e soluções complementares para gestão e controle de operadoras de saúde.
Além disso, há outros serviços como o gerenciamento de glosas, fraudes e regras de regulação e a integração de prontuários eletrônico, financeiro e contábil.
Também contam com operações BPO, fundamentais para a manutenção da cadeia administrativa, assistencial e financeira das operadoras de saúde.
São soluções integradas e completas que elevam o desempenho e a lucratividade da sua operadora de saúde, consolidadas há muitos anos.
Por fim, mas não menos importante, em caso de dúvidas, há serviço de Solução de Central de Atendimento (SAC), para que o profissional de saúde faça seu trabalho com eficiência. A sua equipe só tem a ganhar com soluções do tipo.
E nós da Benner contamos com um software de gestão para operadoras de saúde que oferece todos os benefícios supracitados e que traz ganho de resultados no seu cotidiano profissional.
Convidamos você a conhecer as nossas soluções para operadoras de saúde! Assista o vídeo abaixo: