Quem é da área da saúde lida com excesso de papéis diariamente. São prontuários, prescrições, exames e muitos outros documentos importantes. No entanto, por mais importantes que esses registros sejam, os impactos ambientais que eles causam são significativos.
Por isso, cada vez mais empresas apostam na cultura paperless, ou seja, reduzem o uso de papel. Como consequência, essa cultura promove a mudança de conceito na gestão e acaba otimizando os processos internos.
Neste artigo, exploramos como essa tendência está transformando a maneira como os profissionais de saúde trabalham, economizando tempo, dinheiro e ajudando o meio ambiente simultaneamente.
O que é paperless?
Você já reparou como, antigamente, todo mundo usava papel para fazer anotações, imprimir documentos e guardar informações? Pois é, o paperless é o oposto disso. A palavra em inglês significa sem papel, ou seja, é um sistema que utiliza a tecnologia para gerenciar dados sem a necessidade de imprimir ou utilizar papel.
Essa cultura é uma tendência que vem ganhando cada vez mais espaço, e não é difícil entender o porquê. Afinal, o uso de tecnologias que substituem o papel pode trazer diversos benefícios para empresas e indivíduos que precisam lidar com excesso de informações.
Em vez de guardar pilhas de documentos em pastas e arquivos de papel, um sistema paperless utiliza softwares para digitalizar e armazenar essas informações eletronicamente.
Isso significa que todos os dados podem ser acessados de qualquer lugar, a qualquer momento, sem a necessidade de lidar com papel ou de se preocupar com o extravio de documentos.
Além disso, o paperless oferece diversas outras vantagens em termos de gerenciamento de dados. Por exemplo, é possível criar backups automáticos de todos os arquivos, garantindo a segurança das informações em caso de problemas técnicos ou de falhas no sistema.
Também, conseguimos automatizar processos de organização e busca de informações, poupando tempo e aumentando a produtividade.
Outra grande vantagem da cultura paperless é que ele ajuda a reduzir o impacto ambiental do uso de papel — atitude importante em um mundo que busca soluções mais sustentáveis. Menos papel significa menos árvores sendo derrubadas, energia sendo gasta na produção e transporte de papel, e menos poluição.
Como a área da saúde vem se adequando à cultura paperless?
As operadoras de saúde são empresas que lidam com uma grande quantidade de informações, desde o cadastro de pacientes até o registro de procedimentos realizados e pagamentos feitos a profissionais de saúde.
Já pensou em quanto papel seria preciso em todos esses processos? Isso seria prejudicial não só para o meio ambiente, como também para os colaboradores. Isso porque, segundo dados divulgados pelas empresas Coopers and Lybrand, Gartner e PricewaterhouseCoopers:
- Até metade do tempo de trabalho de um profissional é desperdiçado na busca por documentos perdidos, mal armazenados ou que já não existem mais;
- A cada dia, cerca de um bilhão de cópias são feitas no mundo, com cada documento sendo copiado em média de 9 a 11 vezes;
- O armazenamento de documentos pode custar em média R$50 por cópia, e grandes empresas perdem documentos a cada 12 segundos, resultando em custos de recuperação que podem chegar a R$1.500.
Por isso, a inovação em saúde que envolva a adoção da cultura paperless é muito importante, trazendo vantagens tanto para as operadoras quanto para os beneficiários.
O futuro da gestão de saúde é 100% digital
Uma forma como as operadoras de saúde vêm se adequando à cultura paperless é por meio da digitalização de processos internos. Em vez de lidar com papéis e documentos físicos, as operadoras utilizam sistemas e softwares que permitem o armazenamento e a organização de informações eletrônicas.
Mude a cultura da sua operadora
Entender que papel é um recurso finito e que, ao utilizá-lo em excesso, estamos prejudicando o meio ambiente é fundamental para uma mudança de paradigma na cultura das operadoras de saúde.
Pensando nisso, uma boa estratégia para convencer as pessoas da importância dessa mudança é destacar os benefícios da digitalização, como a agilidade nos processos, segurança e a facilidade na busca por informações.
Outra dica é envolver os colaboradores na mudança. Explique que todos têm um papel importante nessa transformação e a colaboração de cada um é fundamental. Realize treinamentos e capacitações para que todos possam se adaptar à nova forma de trabalho.
Para incentivar ainda mais a mudança, crie premiações para os colaboradores que mais contribuírem para a redução do uso de papel. E, é claro, celebre cada conquista alcançada ao longo do processo.
Invista em ferramentas eficazes
As ferramentas são grandes parceiras na adoção da cultura paperless. Elas:
- Eliminam a necessidade de papel;
- Agilizam os processos;
- Garantem a segurança das informações;
- Contribuem para um ambiente de trabalho mais sustentável.
Um exemplo é o prontuário eletrônico. Em vez de guardar os dados dos pacientes em pastas e arquivos de papel, esses dados são armazenados eletronicamente, permitindo que profissionais da saúde consigam acessá-los rapidamente e de qualquer lugar.
Além disso, as operadoras também podem utilizar a saúde baseada em valor com tecnologias que permitem a realização de teleconsultas e telemedicina. Isso não apenas reduz a necessidade de deslocamento dos pacientes, mas também permite a criação de históricos eletrônicos de atendimento, que podem ser acessados de forma rápida e eficiente.
A importância de um sistema focado na área da saúde
Um Sistema próprio para área da saúde é um sistema de gestão que integra e automatiza processos administrativos, financeiros e clínicos de uma operadora de saúde. Ele ajuda a melhorar a:
- Melhorar a eficiência operacional;
- Reduzir custos;
- Garantir sustentabilidade;
- Aumentar a produtividade;
- Melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes;
- Principalmente, reduzir significativamente o volume de papéis utilizados nos processos.
É possível, também, gerenciar o agendamento de consultas e procedimentos, acompanhar a evolução dos pacientes e até mesmo automatizar a faturação dos serviços prestados.
Outro benefício de um sistema especializado em saúde é garantir a conformidade com as regulamentações e normas específicas do setor, como a ANS, ANVISA e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Conheça o Benner Saúde
O Sistema de Gestão para Operadoras de Saúdeda Benner é uma solução de gestão automatizada que proporciona flexibilidade e extrema facilidade de uso, reduzindo a necessidade de interação humana — tudo isso com um design moderno, intuitivo e prático.
Essa flexibilidade e facilidade de uso permitem otimizar as finanças ou maximizar as vendas, garantindo a gestão efetiva da sua empresa.
Além do sistema Benner Saúde, possuímos uma Plataforma de conectividade em cloud da Benner: o Benner Conecta. Através dessa solução, todo o processo de autorização, envio de faturamento XML e recurso de glosas acontecem de maneira digital, eliminando o balcão de guias tão comum em diversas operadoras de saúde até os dias de hoje.
Ou seja, com o Sistema de Saúde da Benner, você tem acesso a informações exclusivas para líderes, proporcionando segurança nas tratativas de obrigações legais e garantindo uma gestão eficiente. Os diferenciais do Benner Saúde englobam:
- Rápida curva para o aprendizado;
- Processo de implantação Ágil;
- Treinamentos presenciais e on-line;
- Rápido Retorno de Investimento (ROI).
Agora você sabe que a adoção da cultura paperless pelas operadoras de saúde traz diversas vantagens, como a otimização de processos internos, a redução de custos com papel e impressão, e a melhoria da experiência do paciente, não deixe de implementar na sua operadora com ajuda da Benner!
Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando o blog da Benner. Por lá, compartilhamos todas as novidades do setor para melhorar os processos da sua operadora!