O tema RH 5.0 dentro do setor de recursos humanos tem sido cada vez mais recorrente, afinal, essa é uma ação importantíssima para o planejamento estratégico de qualquer RH.
Para complementar um pouco mais sobre as novidades e preparar as equipes de RH, trouxemos esse artigo focado em cultura data driven na gestão de pessoas.
O que é a cultura data driven para recursos humanos?
A cultura data driven é uma abordagem que tem ganhado muito espaço quando o tema é people analytics, e se refere ao uso de indicadores de desempenho para direcionar ações, estimar resultados e apoiar decisões da empresa, garantindo melhor direcionamento estratégico e possibilitando maior índice de assertividade, o que permite que os gestores tomem decisões baseadas em dados.
Em um primeiro momento, podemos pensar que essa cultura está longe dos departamentos de RH, mas quando analisamos os processos de gente & gestão, a metodologia se torna muito aderente, principalmente por que a área de Recursos Humanos é fundamental para tomadas de decisão, sendo a fonte mais valiosa de informação que ajudam a entender melhor o cenário de qualquer empresa.
Como implementar uma gestão data driven na minha empresa?
Existem diversas práticas que podem ajudar a estabelecer uma gestão data driven na área de recrutamento e seleção e na área de RH no geral. Mas, primeiramente, toda a área de RH deve ser orientada e capacitada para desenvolvimento de habilidades analíticas, ou seja, a equipe deve se preparar para utilizar os dados coletados e analisados ao ponto que consiga orientar ou tomar decisões.
Desta forma, o data driven permite que a área se torne realmente estratégica dentro da empresa, deixando de lado a subjetividade e mudando o foco para análises mais objetivas atreladas ao negócio.
A cultura começa com a coleta e análise de dados como: informações demográficas, habilidades, desempenho, absenteísmo, rotatividade, etc. Esses dados podem ser coletados através de pesquisas de clima, avaliações de desempenho, registros de ponto, ficha admissional, ou até mesmo através de ferramentas que possuam inteligência artificial. Além disso, é importante que essas análises sejam parte da rotina do departamento.
Através dessa coleta, são gerados dados importantes para as organizações, que ajudam nas tomadas de decisões, melhorando bem estar dos colaboradores, gerando resultados para a empresa e tornando o RH mais eficiente.
Quais dados devo coletar para aplicar a cultura data driven?
A cultura se baseia no uso de big data e o data driven pode ser aplicado de algumas formas:
- Faça perguntas à sua organização e defina objetivos. Entender onde se quer chegar é o primeiro passo. Oriente sua equipe para focar na estratégia e elabore um roadmap de ação, sinalizando as atividades que deverão ser executadas.
- Crie indicadores e meça o nível de eficiência.
- Correlacione seus dados. Busque a interdependência das informações apresentadas.
- Preveja o futuro através dos dados coletados e o histórico. Um RH orientado por dados e métricas pode fazer toda a diferença para o crescimento da organização.
- Apresente e discuta mensalmente seus indicadores.
Quais as vantagens da cultura data driven?
Implementar uma cultura data driven deixou de ser apenas tendência, e virou necessidade para empresas que procuram maior produtividade e melhora nos resultados.
Entre as principais vantagens, estão:
Aumento da assertividade
A interferência humana costuma gerar um maior número de erros, enquanto os dados costumam ser mais assertivos e precisos, o que torna as tomadas de decisão no dia a dia mais fáceis e otimizadas.
Empresas em que a gestão se baseia nos dados para tomada de decisão, costumam ter melhores resultados, além de terem as decisões executadas de forma rápida, objetiva e confiável. Além disso, demonstram estar mais preparadas para os desafios do mercado.
Promover insights
Realizar a análise de um volume de dados precisos e qualificados simultaneamente torna mais fácil a identificação de padrões e tendências. Essa análise otimizada, permite que a gestão tenha acesso a dados importantes, que auxiliam na construção das estratégias e direcionamento das ações.
Redução dos custos
Empresas orientadas a dados e tecnologia tendem a diminuir os custos relacionados à sua operação. Isso acontece principalmente porque a rotina se torna mais eficiente e mitiga etapas desnecessárias e o retrabalho.
Uma pesquisa realizada pela revista Harvard Business Review afirma que 50% das empresas que implementam a cultura data driven são capazes de reduzir seus custos de forma significativa. Desta forma, essa se torna uma estratégia fundamental para empresas que buscam estabilidade financeira.
Avanço tecnológico
O uso de uma cultura data driven consequentemente impacta na atualização e implementação de tecnologia nas empresas.
Através de ferramentas de business intelligence (BI), machine learning ou de inteligência artificial (IA), é possível analisar demandas operacionais, que passam por processos internos e vão até o relacionamento com clientes e parceiros comerciais.
Essa renovação tecnológica impacta não só nos resultados da empresa, como também contribui como um grande diferencial competitivo para destacar uma empresa frente aos seus concorrentes.
Por isso, é importante saber que o conceito aplicado traz uma série de vantagens e garantem mais eficiência no setor, apoiando a empresa no seu crescimento de forma ordenada e com dados reais.
Conte com a Benner para implementar uma cultura data driven na sua empresa
A Benner é uma empresa de tecnologia que está há mais de 25 anos no mercado, e somos especialistas em softwares para o segmento de recursos humanos.
Nosso sistema oferece visão estratégica para um RH digital e integra tudo em um só lugar, como gestão de folha de pagamento, gestão de pessoas, gestão de riscos e gestão estratégica, tudo isso com uma ferramenta 100% web e com integração nativa entre todos os módulos.
Garantindo uma gestão efetiva da área de RH e para que os gestores possam desenvolver ao máximo, o talento de seus profissionais e gerando negócios mais lucrativos.