São muitos os desafios dentro de uma operação logística, principalmente na era da tecnologia em que estamos. A concorrência torna-se cada vez mais agressiva e o cliente cada vez mais exigente. Dentro de tudo isso, soma-se a dificuldade de estradas pouco seguras em termos de roubo de cargas e pavimentação.
Um desses desafios é o controle de expedição de mercadorias da empresa. Quando se fala em automatizar e estabelecer a gestão desse controle, vem à mente os recursos financeiros que podem ser necessários para isso.
Neste post, vamos discutir como automatizar e estabelecer o controle de expedição de logística.
O que é controle de expedição?
A expedição que abrange as áreas de separação, conferência e embarque dos produtos, sendo encarregado pela entrega dos produtos. Portanto, o controle de expedição, tem o intuito de controlar e garantir a eficiência até a entrega dos produtos até o consumidor.
Alguns dos objetivos desse setor são o controle e o transporte da rota de entrega para ao consumidor. O tipo de embalagem apropriado para a mercadoria também pode passar por esse controle.
Benefícios do controle de expedição
É através de um bom controle de expedição que é possível atingir uma boa redução de custos e evitar erros na operação. Ter uma maior produtividade em todo o processo também passa por um por controle.
Com um bom software de gestão (WMS), se torna possível identificar inúmeros problemas que afetam a cadeia logística da empresa. Problemas que acabam atrasando os pedidos e a qualidade das entregas são facilmente tratados.
Outros benefícios que a solução apresenta são:
- Identificar gargalos com antecedência;
- Assegurar o cumprimento dos prazos de movimentação e entrega;
- Ter visão planejada do andamento dos processos da área;
- Vetar entregas em caso de inadimplência do cliente.
Como automatizar o controle de expedição
Sendo alguns mais simples e outros mais complexos, existem alguns pontos essenciais para realizar a automatização do controle de expedição. Confira alguns pontos essenciais para considerar neste caso:
Implemente um Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS)
WMS é a sigla para Warehouse Management System (ou, Sistema de Gerenciamento de Armazém). Sendo um grande auxiliar para empresas de logística, o WMS é um software projetado para gerenciar operações de armazém. Dentre todas as atividades, ele gerencia o recebimento de mercadorias, a comunicação entre armazéns, o endereçamento, a localização, a separação e a expedição.
O WMS permite que os operadores de armazém gerenciem as ordens de envio de forma mais eficiente, auxiliando também na tomada de decisão. Com ele, a empresa digitaliza e gerencia informações sobre os produtos, como localização de estoque.
Isso facilita as atividades dos operadores, como encontrar, selecionar e embalar itens para envio. Além disso, um WMS fornece visibilidade em tempo real do estoque e da expedição.
Assim, a gestão da empresa é ajudada na tomada de decisão para melhorar a eficiência operacional.
Use sistemas de automação para embalar e etiquetar
A automação também pode ajudar a tornar a expedição mais eficiente. Existem várias tecnologias disponíveis para automatizar o processo de embalagem e etiquetagem, incluindo sistemas de embalagem automatizados e impressoras de etiquetas.
Um sistema de embalagem automatizado pode ajudar a acelerar o processo de embalagem, reduzir erros e minimizar o uso de materiais de embalagem. Enquanto isso, as impressoras de etiquetas podem imprimir etiquetas de envio de forma automática, reduzindo o tempo gasto na preparação de envios.
Integre sistemas de expedição com transportadoras
Integrar sistemas de expedição com transportadoras ajuda a agilizar o envio. Com isso, não é preciso preencher manualmente formulários de envio e o risco de erros é reduzido. Existem muitos softwares disponíveis que podem integrar os sistemas de expedição com os sistemas de transporte de diferentes transportadoras.
Integrar sistemas facilita o rastreamento da entrega. As informações são transferidas à transportadora de forma automática. Além disso, a empresa pode manter os clientes informados sobre o status das encomendas.
Monitore o desempenho e faça melhorias contínuas
Finalmente, para estabelecer o controle de expedição de logística, é importante monitorar o desempenho e fazer melhorias contínuas. Ao coletar dados sobre o processo de expedição e analisá-los regularmente, a empresa pode identificar pontos problemáticos e implementar melhorias.
O monitoramento do desempenho também permite que a empresa rastreie a entrega e avalie a satisfação do cliente. Assim, garante que seus clientes recebam suas encomendas no prazo e em boas condições.
Ter o controle de expedição automatizado é fundamental pois ele é um dos setores mais importantes de todo o processo de um armazém.
Automatize o controle de expedição e estoque
Um bom processo de automatização faz com que o controle de expedição mantenha o estoque e operação bem alinhados. Com o software de gestão de armazém certo, é possível analisar os dados das vendas dos últimos meses e assim, ter insights. Assim, é possível calcular a demanda de cada produto do estoque, garantindo mais eficiência nos processos de logística.
Isso assegura que as quantidades máxima e mínima das mercadorias estejam sempre atualizadas, garantindo o total controle de estoque.
Dedique-se na roteirização
Softwares de roteirização ajudam muito na qualidade dos serviços prestados. Com uma ferramenta desse tipo, é possível controlar as rotas realizadas pelos veículos responsáveis pelas entregas de mercadorias da sua empresa.
Com ele, também é possível atingir marcas importantes em:
- economia de combustível;
- otimização do tempo;
- visualização do roteiro e controle de carga horária dos motoristas;
- garantia do bem-estar do colaborador durante o serviço.
Conte com o Benner Logística
Com o intuito de simplificar o controle de expedição de nossos clientes, temos parametrizações que permitem o agendamento e o recebimento da nota fiscal. O sistema faz todo o resto: importa a nota, assume alguns parâmetros de cadastros, calcula o documento com base na tabela cadastrada e emite o documento enviado para o SEFAZ autorizar e recebe a autorização. Tudo isso com parametrizações e com processamento automático e paralelizado.