A área de recursos humanos é uma referência quando o assunto é gestão de pessoas (sua principal atribuição) e implementação de estratégias que potencializam o desempenho dos colaboradores. Nesse sentido, sua equipe pode se beneficiar com o aumento da produtividade com um RH digital.
Neste artigo, mostraremos algumas práticas que elevam a produtividade da equipe. Falaremos também sobre a importância de um RH bem estruturado e como mensurar os níveis de desempenho da equipe. Acompanhe os próximos tópicos!
Como aumentar a produtividade com um RH digital nas empresas?
No geral, o segredo para o aumento da produtividade com um RH digital está em práticas que promovam a satisfação e o bem-estar do time, bem como facilitem as demandas internas. Dentro desse conjunto de ações, podemos destacar algumas – que veremos a seguir.
1. Defina um objetivo e faça um planejamento
A definição de objetivos é, sem dúvidas, uma das estratégias que mais impulsionam a produtividade. Uma vez que, canalizam os esforços da equipe na direção certa. Além disso, por meio de objetivos claros, os colaboradores conseguem estruturar atividades e gerenciar o tempo que será dedicado a cada uma delas.
Essa definição de objetivos precisa estar ligada ao planejamento estratégico. Dessa forma, as metas poderão ser divididas em prazos, equipe responsável, etapas e tarefas. Uma excelente maneira de realizar esse tipo de planejamento é por meio de reuniões entre gestores e colaboradores.
2. Comunicação é um fator chave
Outra estratégia que estimula a produtividade é a comunicação. Os gestores do RH digital precisam criar canais de interação (e-mail, chat, mensagens instantâneas etc.) para que os colaboradores compartilhem ideias, sugestões ou dúvidas sobre demandas e projetos.
Podemos apontar também a política do feedback como uma valiosa ferramenta para a elevação da produtividade com um RH digital. Por meio de aconselhamentos personalizados, os gestores podem ajudar os colaboradores a serem mais eficientes, dinâmicos e produtivos.
3. Implemente tecnologias na área
Felizmente, a transformação digital fez com que surgissem diversas tecnologias que otimizam e automatizam os serviços do RH digital, como: software ERP, recrutamento & seleção, gestão de desempenho, admissão digital etc.
Essas ferramentas têm funcionalidades que melhoram a qualidade das demandas, reduzem erros e realizam tarefas complexas com incrível rapidez. Sem dúvidas, essas tecnologias impulsionam a produtividade do RH digital e deixam os profissionais livres para atuarem nos projetos mais estratégicos.
4. Use indicadores e faça o acompanhamento deles
Quando falamos em RH digital, ou seja, embasado por tecnologias, os gestores têm em mãos a oportunidade de utilizar os indicadores de desempenho (KPIs). Essas métricas acompanham, mensuram, analisam e revelam como estão os níveis de produtividade do time do RH.
Com base nesses dados, os gestores podem tomar decisões específicas para melhorar o desempenho dos colaboradores. Por exemplo, caso os KPIs indiquem que a produtividade da equipe caiu, talvez os gestores entendam que um programa de benefícios é a solução que pode elevar a satisfação e o desempenho interno.
A importância de um RH digital bem estruturado e produtivo
O reflexo do aumento da produtividade com um RH digital é sentido em toda a empresa. Por isso, a estruturação e aplicação de práticas que potencializam o desempenho dos profissionais deve começar pelo próprio setor.
A partir daí, esse conjunto de estratégias serão replicadas de forma natural e planejada para as outras áreas da organização. A prova de que o RH gera um efeito “cascata” na produtividade da empresa é reforçada pelo exemplo do Google.
De acordo com uma pesquisa feita pela Insider, 86% dos colaboradores do Google estão satisfeitos em trabalhar na empresa. Esse alto percentual foi atingido porque o RH da organização foca em estratégias de produtividade.
E quais são os principais impactos vindos da elevação no desempenho do RH? Entre eles, podemos citar:
- Aumento na qualidade dos serviços;
- Otimização do tempo;
- Alcance de metas e prazos.
3 exemplos de indicadores de desempenho do RH
Os indicadores de desempenho ajudam o RH a mensurar determinadas áreas que influenciam os níveis de produtividade do time. A seguir, mostraremos 3 KPIs e as informações que cada um deles revela sobre o desempenho no RH.
Indicador de clima organizacional e satisfação
A métrica de clima organizacional e satisfação mede a qualidade do ambiente interno do RH. Dessa forma, os gestores entendem se os colaboradores trabalham felizes, engajados, satisfeitos e com uma sensação de bem-estar.
Para mensurar o clima organizacional, o RH utilizará a ferramenta net promote score (NPS). Por meio de perguntas simples e objetivas, os profissionais preenchem um questionário online sobre o que sentem em relação ao ambiente em que trabalham.
Indicador da relação HR e FTE
O indicador HR (human resources) e FTE (full time equivalent) compara os níveis de produtividade dos colaboradores durante a jornada de trabalho. Sendo assim, é possível entender, por exemplo, os horários em que os profissionais têm um maior desempenho.
Esses dados também podem ajudar na decisão de implantar ou não uma política de horários flexíveis. Existem tecnologias com esse tipo de indicador, como o software de controle de ponto ou jornada de trabalho.
Indicador de desempenho e produtividade
Por meio de uma aplicação virtual de avaliação individual, o RH digital mensura o desempenho e a produtividade dos colaboradores do time com base em critérios como:
- Cumprimento de prazos;
- Entrega de projetos;
O objetivo desta métrica é descobrir quais profissionais precisam melhorar a produtividade. Desse modo, eles podem ser incluídos em programas de treinamento, capacitação e desenvolvimento. Já os que têm altos níveis de desempenho, podem ser alocados em tarefas e cargos estratégicos.
De acordo com um artigo da revista Época Negócios, os profissionais satisfeitos são 12% mais produtivos. Sendo assim, o RH precisa investir em práticas que elevem a satisfação da equipe e, consequentemente, a produtividade. O resultado será uma empresa de alto desempenho e competitividade no mercado em que atua.O que achou do nosso artigo? Entendeu como potencializar a produtividade com um RH digital? Quer implantar uma ferramenta de gestão eficiente na sua instituição médica? Então, conheça agora mesmo as funcionalidades do software Benner Hospitalar!