Aproveitar o potencial máximo de seus colaboradores talvez seja a principal meta dos gestores e gerentes de RH. Para alcançar essa conquista é preciso se valer dos recursos tecnológicos como a implementação de um ERP.
Somente a partir da transformação digital as tarefas operacionais passaram a ser automatizadas, permitindo que os profissionais se dedicassem para o planejamento estratégico.
Caso você já reconheça essa necessidade de inovação, mas ainda tenha dúvidas quanto à forma de executá-la, continue lendo. Nas próximas linhas vamos esclarecer algumas questões sobre como implementar um ERP.
Por fim, vamos apresentar nosso sistema ERP e destacar as principais vantagens e benefícios de contar com a Benner.
Qual o melhor momento para implementar um ERP?
Implementar um ERP se torna necessário quando a empresa apresenta dificuldades em relação à gestão, troca de informações, etc. Para pôr em prática, deve ser elaborado um bom planejamento, para evitar que as demandas sejam comprometidas durante o período.
Por exemplo, quando o acesso aos dados de cada setor demora para chegar, não há uma centralização de demandas e resultados, cada setor atua individualmente.
Uma forma de identificar o cenário atual da empresa é fazer questionamentos sobre:
1. Fluxo de informação: qual o tempo estimado para acessar dados atualizados de cada setor?
2. Situação financeira: seu fluxo de caixa possui todos os registros detalhados de entradas e saídas?
3. Qualidade e prazos: como está a satisfação do cliente quanto à qualidade do produto/serviço? Os prazos estão sendo cumpridos?
4. Controle de estoque: atualmente, você consegue identificar com precisão como está o giro de estoque? Há excesso de produtos parados?
5. Custo-benefício do ERP: estou perdendo dinheiro sem automatizar os processos da empresa? Realmente vale a pena investir em melhorar a gestão?
De certo modo, são as respostas para essas cinco perguntas que vão nortear sua decisão de contratar ou não um ERP.
Como implementar um ERP na sua empresa?
Entender as necessidades da sua empresa deve ser o pontapé inicial para traçar um plano de implementação. Seguindo essa ideia você precisa definir seu escopo e quais os dados mais importantes que serão migrados nesse momento.
Ademais, sua equipe precisa estar na mesma página e receber treinamento qualificado para executar o sistema.
Confira de forma resumida quais os passos de como implementar um sistema ERP:
Identifique os gargalos e defina o escopo da empresa
O primeiro passo antes de iniciar o processo de implementação é reconhecer quais os principais problemas que estão sendo enfrentados. Comece analisando os indicadores de desempenho para fazer uma identificação mais apurada e precisa.
Com esse entendimento sobre os problemas e necessidades você deve traçar um escopo do que precisa ser alcançado.
Por exemplo, seus colaboradores possuem um perfil mais estratégico, mas perdem horas lidando com demandas repetitivas da área operacional. Logo, o propósito de implementar um ERP é eliminar esses processos manuais e disponibilizar mais espaço para o que realmente importa.
Outro exemplo seria o acesso demorado às informações atualizadas. A ideia é otimizar esse acesso mantendo uma comunicação em tempo real.
Portanto, seu escopo vai contemplar os problemas identificados e como se espera a solução a partir de um sistema de gestão completo. Uma dica é elaborar um cronograma e determinar o que é prioridade.
Faça uma migração dos dados
A transferência dos dados para o software é um momento que requer atenção. Não são todas as informações que serão inseridas no novo sistema, pois isso causaria uma sobrecarga. Selecione aqueles dados que são realmente relevantes para esse processo de migração.
Se você está pensando em otimizar o tempo dos colaboradores, o ideal é migrar os dados relacionados com as tarefas operacionais. Por exemplo, documentos e contratos que deveriam ser preenchidos à mão e podem ser digitalizados. Ou integrar o calendário mensal da empresa para o sistema notificar os compromissos.
Treine sua equipe
Capacitar sua equipe para operar o sistema ERP deve estar previsto no planejamento de implementação. Todos precisam entender a funcionalidade do software e como operá-lo no dia a dia.
Quando é imposta uma mudança na empresa e os colaboradores não recebem suporte preparatório, isso gera medo e insegurança.
Uma forma de tornar essa implementação mais suave é liberá-la conforme cada setor for recebendo o treino. Assim, haverá uma organização maior no processo e os riscos de má execução diminuem.
Vale lembrar que o suporte técnico deve ser oferecido continuamente pela empresa responsável pelo software. Então, na hora de escolher o melhor sistema de ERP, considere as vantagens que ele oferece.
Conheça o ERP da Benner
Com um design moderno, intuitivo e prático, a Benner oferece um ERP completo que vai otimizar sua gestão empresarial. As informações podem ser acessadas em tempo real, aumentando a eficiência da sua gestão.
Nosso sistema de ERP possui módulos específicos para faturamento, financeiro, contábil, tributário, materiais, compras e comercial. Além disso, o software Benner possui os seguintes diferenciais de mercado:
- Rápida curva de aprendizado;
- Processo de implementação ágil;
- Treinamentos presenciais e online;
- Rápido Retorno de Investimento (ROI).
Acesse nosso site ou entre em contato com o time comercial para saber mais. Não deixe de passar pelo Blog Benner, lá você encontra conteúdos relevantes para seu negócio.