O sistema TMS, Transport Management System, tem a finalidade de otimizar o processo de distribuição para que seja integrado, organizado, prático e facilmente controlado pela empresa.
Um dos principais resultados dessa tecnologia é o aumento da qualidade dos serviços e da produtividade da equipe interna.
Neste artigo, explicaremos como funciona o TMS! Além disso, mostraremos a sua importância e as vantagens que oferece para o negócio. Avance para os próximos tópicos!
Como funciona o sistema TMS?
Todas as atividades relacionadas a gestão do transporte de cargas fazem parte do conjunto de funcionalidades do sistema TMS. Dentre os principais recursos, podemos citar:
- Frete: cálculo automático dos valores de frete e opções de transportadoras com o melhor custo-benefício;
- Economia: gerenciamento dos custos de manutenção, suprimentos e taxas adicionais vindas das etapas de operação;
- Integração da rede distribuidora: lançamentos automáticos em um único sistema;
- Prazos: estabelecimento de prazos para entrega com base na distância a ser percorrida;
- Planejamento de rotas: melhores percursos e possíveis custos com o transporte;
- Rastreamento: localização exata da frota para segurança e conhecimento do andamento da entrega;
- Estoque: gestão e controle dos itens armazenados;
- Receita: pagamento de fornecedores e clientes, além de todo o processo financeiro.
Em vista dessas funcionalidades, o sistema TMS atua nas áreas comercial, operacional, financeira e de expedição da gestão de transporte. Ainda, essa tecnologia pode ser integrada a outras aplicações, como o software Enterprise Resource Planning (ERP).
Qual é a importância dessa tecnologia?
Sem uma estruturação eficiente, a gestão de frotas gera grandes prejuízos que afetam diretamente o orçamento e a imagem do negócio. Um deles é o erro nos lançamentos das notas fiscais que pode travar uma entrega ou provocar multas tributárias.
Outro problema comum é a falta de controle de estoques. Devido a isso, pode acontecer de um cliente se interessar por um produto, mas quando for realizar a compra, não está disponível no estoque. Nesse caso, a empresa perde uma venda e a credibilidade também.
Esses e outros desafios enfrentados pela logística de transportes são minimizados ou extinguidos por meio do sistema TMS. Com uma gestão de excelência, o negócio fortalece a sua base de clientes e ainda expande a sua atuação no mercado.
Que benefícios o sistema TMS oferece?
No livro “Gestão logística do Transporte de Cargas”, dos autores José Vicente Caixeta Filho e Ricardo Silveira Martins, é dito que o desenvolvimento da infraestrutura de transportes está atrelado a investimentos. Mas por que podemos dizer que o sistema TMS é um bom investimento para a empresa? Veremos a seguir!
Controle das operações
A área de gerenciamento de transportes é composta de inúmeras operações interligadas que geram uma grande quantidade de informações.
Quando a empresa usa o sistema TMS, os dados e processos dos setores fiscais, de carga etc., são administrados com eficiência e baixo índice de erros.
Comunicação colaborativa com o cliente
A linha de comunicação entre a empresa e o cliente deve ser aberta e transparente. No sistema TMS existe um portal no qual o cliente visualiza o status da entrega, do faturamento, entre outros recursos.
Essas informações claras fazem os consumidores confiarem no negócio, levando a realização de novas compras.
Otimização das negociações
Outro benefício do sistema TMS é a possibilidade de aprimorar a gestão de vendas em dois pontos: vendedor e cliente. Quanto ao primeiro, a empresa visualiza o valor do comissionamento e o desempenho de cada colaborador.
Já no caso dos consumidores, o TMS indica quais estão sendo atendidos ou que precisam ser priorizados.
Aumento da rentabilidade
A rentabilidade de uma operação é atingida por meio de um bom custo-benefício dos investimentos. Sendo assim, é preciso acompanhar os custos, sinistros, ocorrências e tudo que pese no orçamento de uma operação. Como o TMS realiza esse balancete, a empresa consegue ajustar os aspectos que impedem o retorno sobre o investimento.
No mercado, o sistema de Gestão de Transporte (TMS) da Benner se destaca. Afinal, é uma solução completa que otimiza todas as áreas das empresas de transporte e operadores logísticos. Entre os recursos, podemos destacar:
- Planejamento logístico;
- Gestão de volumes;
- Processo de crossdocking;
- Gestão do transporte internacional (Mercosul);
- Gestão de pátio;
- Armazenagem;
- Rastreio de pedido, veículo ou carga.
Além dessas funcionalidades, o software da Benner utiliza a torre de controle que monitora a execução e a criação dos indicadores de desempenho (KPIs) das operações. Desse modo, a empresa alcança a excelência em sua gestão de transportes.
Gostou do nosso artigo? Entendeu os benefícios do sistema TMS? Aproveite para conhecer e se surpreender com as funcionalidades do sistema de gestão de transporte da Benner!