A adoção da saúde baseada em valor se destaca como a melhor alternativa para prestar serviços mais viáveis, lucrativos e benéficos aos pacientes.
Seu objetivo é proporcionar um melhor equilíbrio no custo-benefício assistencial. Assim, o foco central é na recuperação, bem-estar e na qualidade de vida das pessoas atendidas, e não apenas no volume de atendimentos, exames e procedimentos.
Quer entender melhor essa tendência, os ganhos que ela proporciona e como implementá-la em sua equipe? Confira os detalhes mais importantes que você precisa saber sobre o tema a seguir.
Saúde baseada em valor muito além do que se sabe
A saúde baseada em valor, como o nome sugere, visa a promover um modelo assistencial pautado em resultados. Seu foco é garantir que os investimentos das unidades de saúde gerem melhorias reais aos pacientes.
Trata-se de uma alternativa ao sistema de saúde atual, baseado em serviços. Ou seja, ao invés de se basear em volume de atendimentos, exames e procedimentos fornecidos aos pacientes, as unidades devem gerar valor real às pessoas atendidas.
Nesse sentido, o conceito de “valor” consiste na relação de custo-benefício entre os resultados percebidos pelos pacientes (não só em termos de recuperação, mas também de bem-estar e qualidade de vida) e os recursos usados para gerar esses ganhos.
Para isso, a ideia é remunerar os profissionais em equivalência às melhorias que geram a quem é atendido, não só pela quantidade de serviços. Isso garante uma melhor experiência do paciente, reduz procedimentos desnecessários, otimiza custos e melhora processos.
A tecnologia na área da saúde desempenha um papel essencial para que isso seja possível. O motivo é que a geração e o tratamento das informações só são possíveis na escala e na agilidade necessárias com o apoio de sistemas automatizados.
Esses sistemas mensuram os serviços prestados, comparam com os níveis de desempenho considerados ideais e determinam sua qualidade. Com isso, norteiam as contraprestações de acordo com os princípios da saúde baseada em valor.
Além disso, há relatórios e indicadores completos para otimizar os recursos disponíveis, identificar erros em tempo real e promover melhorias contínuas, promovendo um atendimento cada vez mais viável, eficaz, humanizado e focado no bem-estar das pessoas.
Aprenda as vantagens ao implementar a estratégia
Basta analisar o conceito de saúde baseada em valor para perceber como ela pode ser vantajosa para pacientes, profissionais e instituições de saúde. Entre os principais ganhos que o modelo proporciona, destacam-se:
Aumento da qualidade do atendimento
O paciente está no centro dos cuidados na saúde baseada em valor. Isso significa que todos os esforços não são focados na quantidade de serviços prestados, mas na resolução do problema do indivíduo e na sua qualidade de vida.
Como a remuneração dos profissionais é orientada às melhorias reais das pessoas, há mais engajamento durante toda a assistência. Isso favorece um atendimento mais humanizado e de excelência.
Menores custos
Tratamentos caros nem sempre são os melhores. Da mesma forma, uma grande quantidade de serviços assistenciais não significa necessariamente melhores chances de recuperação para o paciente. Na verdade, tudo passa por uma boa gestão em saúde.
Na saúde baseada em valor, o foco está em tudo que é necessário para recuperar e beneficiar o bem-estar do paciente. Nada mais ou menos do que isso. Como resultado, são reduzidos exames e procedimentos desnecessários e há mais ênfase em ações preventivas.
Governança clínica
A saúde baseada em valor só é possível quando há uma sólida política de governança clínica. Por si só, ela gera uma série de vantagens à instituição, apoiadas por constantes auditorias e melhorias pautadas na saúde digital.
Com uma boa governança, o uso de recursos é mais racional. Além disso, é possível implementar melhores padrões de qualidade nos atendimentos, adotar controles que tornam os serviços mais viáveis, trabalhar sobre a satisfação dos pacientes, entre muitos outros ganhos.
Redução de internações
Com maior eficiência assistencial, medidas de governança e foco nas necessidades reais dos pacientes, a demanda por internações também diminui. Isso se deve ao foco preventivo, ao aumento da eficiência clínica e à redução de procedimentos desnecessários.
Mais que reduzir a sinistralidade dos planos, esse diferencial é importantíssimo para desafogar a ocupação dos leitos, principalmente em períodos de alta demanda, como no caso da recente pandemia de covid-19, que sobrecarregou os hospitais.
Passo a passo para aplicar
Como citamos, a tecnologia na área da saúde é essencial para implementar o modelo baseado em valor. Afinal, é ela que permite medir a qualidade dos serviços em tempo real e monitorar os processos em prol da otimização dos seus recursos.
A Benner possui soluções exclusivas e altamente especializadas na área. Entretanto, antes de conhecê-las e implementá-las, é fundamental se assegurar de algumas práticas básicas. Confira:
Oriente-se por dados
Uma gestão baseada em dados é essencial para todo serviço baseado em valor. Afinal, você precisa acessar relatórios e métricas com agilidade, garantindo um embasamento preciso para suas decisões, remunerações e melhorias.
Treine sua equipe
Para engajar a equipe, focar sua atuação em um atendimento humanizado e pautar sua remuneração na entrega de valor ao paciente, é fundamental treiná-la para que esteja apta a atuar no modelo de saúde baseada em valor.
Utilize métricas de qualidade
Com o apoio de um bom sistema de gestão, meça os indicadores de qualidade (como satisfação dos pacientes, taxa de retorno e permanência) e os associe às métricas financeiras, garantindo equilíbrio entre desempenho e remunerações.
Conte com a Benner
Referência em soluções de assistência, a Benner oferece todas as ferramentas que você precisa para implementar a saúde baseada em valor. Conheça os diferenciais do Sistema de Gestão de Operadoras e saiba como ter uma gestão mais completa e flexível conosco.