Enquanto a competitividade, o dinamismo e as exigências do mercado aumentam, também cresce a demanda por uma gestão de Recursos Humanos mais estratégica. Nesse contexto, a Metodologia SMART é uma das principais ferramentas de RH da atualidade.
Sua função é garantir que o setor tenha objetivos claros e pertinentes, que são fundamentais para que ele possa contribuir com o sucesso do negócio, seja ao gerenciar recursos, minimizar riscos, potencializar talentos e embasar decisões, entre outras atribuições relevantes.
“Pior que não ter um alvo, é definir um que não existe”. Essa máxima, compartilhada à Exame pelo autor e empreendedor Caio Carneiro, resume bem como a estruturação de metas é decisiva para guiar o RH estratégico.
Mas, afinal, o que é a Metodologia SMART e como ela ajuda a atender a essa demanda? Como ela é estruturada? Por que é tão benéfica? Quais as melhores práticas para implementá-la? Confira as respostas para todas essas perguntas a seguir.
O que é Metodologia SMART?
Em termos gerais, a Metodologia SMART de indicadores serve para garantir que todo o planejamento seja orientado por metas específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais.
Trata-se de um método que pode ser utilizado em qualquer área e departamento. Contudo, ele se destaca no RH por nortear suas diferentes ações, que precisam ter valor para a organização, mas ao mesmo tempo são extremamente diversas.
Afinal, trata-se de um setor com inúmeras atribuições, desde a gestão das rotinas trabalhistas, cargos e salários, saúde e segurança, até do clima e da comunicação interna, de treinamentos, recrutamento e seleção, e assim por diante.
Com tantos processos, é desafiador implementar tudo o que é planejado com a qualidade desejada. Além das chances de ruídos e interferências oriundos do excesso de funções, também é preciso garantir que todas essas frentes tenham relevância estratégica.
A resposta para esses desafios é ter objetivos muito bem definidos. São eles que conferem senso de direção para a equipe. Assim, ela ganha mais foco, motivação e entendimento sobre a relevância de cada ação necessária para atingir os resultados pretendidos.
A palavra SMART em inglês pode ser traduzida como “Esperto”. Além disso, trata-se de um acrônimo para:
Specific (Específico)
Measurable (Mensurável)
Achievable (Alcançável)
Realistic (Realista)
Time based (Temporal).
Para entender melhor como esses elementos se aplicam à metodologia, veja no próximo item o que cada um deles significa e como você pode utilizá-los para traçar as suas metas de Recursos Humanos.
Como criar metas SMART?
Para que suas metas sejam validadas pela Metodologia SMART, primeiro é fundamental entender o que os conceitos do acrônimo significam. Depois, para colocá-los em prática, veja se é possível responder às perguntas contidas em cada um deles. Entenda:
Metas específicas
Em primeiro lugar, sua meta deve ser específica (Specific). Isso significa que ela precisa ser clara, bem definida e ajudá-lo a superar seus desafios de RH. Para determinar o objetivo e garantir que ele seja inequívoco, procure guiar-se pelas seguintes questões:
- O que meu negócio deve realizar?
- Quais são os profissionais envolvidos nessa meta?
- Quais recursos podem ser usados?
- Onde o trabalho ligado à meta será realizado?
- Qual será o orçamento utilizado?
- Entre outras semelhantes.
Metas mensuráveis
O próximo passo é certificar-se de que a meta é mensurável (Measurable). Ou seja, o objetivo precisa estar atrelado a critérios que permitam avaliar o seu progresso. Nessa definição, responda a perguntas como:
- Qual é o resultado esperado para essa meta?
- O que me diz que a meta está concluída?
- Como eu posso aferir os resultados da meta?
- Em quanto tempo o objetivo será alcançado?
- Quais resultados são considerados satisfatórios e insatisfatórios?
- Entre outras semelhantes.
Metas atingíveis
Já uma meta atingível (Achievable), como o próprio nome sugere, é aquela que realmente pode ser alcançada. Para potencializar sua produtividade e garantir que seu time não gaste esforços e tenha frustrações com objetivos inalcançáveis, questione-se:
- A meta é realista e acessível?
- Ela condiz com a realidade do negócio?
- Quais são as possíveis dificuldades desse objetivo?
- De que forma esses desafios podem ser superados?
- O que é preciso fazer para alcançar a meta?
- A meta é condizente com a realidade do meu mercado, segmento e talentos?
- Entre outras questões semelhantes.
Metas relevantes
Lembre-se que a Metodologia SMART visa a garantir metas pertinentes para a sua equipe. Assim, é fundamental que os objetivos sejam relevantes e tenham relação com a direção da sua empresa. Para isso, procure responder às seguintes questões:
- Os esforços ligados à meta valem a pena para o negócio?
- O que a empresa vai alcançar com o resultado?
- O objetivo corresponde aos esforços e necessidades da equipe?
- Este é o momento ideal para investir dinheiro, tempo e esforços na meta?
- Como a meta vai impactar a organização como um todo?
- Entre outras semelhantes.
Metas temporais
Por fim, garanta que a meta seja temporal (Time based). Essa é uma forma de guiar o início, meio e fim das ações da sua equipe, tornando o RH ágil e evitando que os esforços atrelados ao objetivo sejam redundantes. As perguntas incluem:
- Quando as ações ligadas à meta vão começar?
- Quanto tempo vai demorar para que ela seja cumprida?
- Quando minha equipe quer e precisa que a meta seja finalizada?
- Em quanto tempo é possível concluir o objetivo?
- É possível otimizar o tempo de conclusão?
- Se fornecedores ou profissionais externos estão envolvidos, quais seus prazos?
- Entre outras semelhantes.
Quais os benefícios da metodologia SMART?
Quando tratamos sobre os benefícios da Metodologia SMART, os exemplos são abundantes. A maioria das vantagens já deve estar clara para você neste ponto do artigo, mas vale reforçar alguns ganhos importantes que o método proporciona ao RH. São eles:
Otimização do capital intelectual
Como citamos anteriormente, o setor de Recursos Humanos pode ser repleto de atribuições. Em meio a tantas funções burocráticas, é fundamental ter clareza sobre aquilo que realmente é estratégico para o negócio.
Por meio da Metodologia SMART, seu time saberá exatamente quais metas devem receber sua plena atenção e dedicação, enquanto os demais processos podem ser automatizados pela digitalização do RH. Como resultado, o capital intelectual disponível é otimizado.
Foco em resultados
Quando o RH define metas relevantes para o negócio, entende como e quando elas podem ser atingidas e sabe como medi-las e aprimorá-las, o setor consegue maximizar os resultados que geram à organização.
Desde os processos de admissão até a gestão de talentos, é normal que o time caia na rotina e realize suas funções de forma meramente operacional. Com a Metodologia SMART, esse risco é eliminado, pois ela garante que o foco esteja sempre em resultados estratégicos.
Aprendizado contínuo
A Metodologia SMART é excelente para o aprendizado contínuo, que por sua vez impacta diretamente na evolução do negócio. Afinal, a cada meta traçada, atingida e analisada, o setor de Recursos Humanos passa a entender melhor os seus processos.
Com isso, sua equipe consegue aprender com as falhas anteriores, antecipar gargalos, identificar novas oportunidades de melhorias, aproveitar tendências de RH e traçar rumos cada vez mais relevantes e alinhados às ambições da empresa.
Como implementar a Metodologia SMART na prática
Se você quer minimizar interferências em meio aos inúmeros processos de RH da sua empresa e otimizar o capital intelectual da sua equipe com mais foco em resultados e melhorias contínuas, certamente está se perguntando como implementar a Metodologia SMART.
Além de ater-se aos elementos do acrônimo e responder às suas questões-chave, é importante implementar algumas práticas para alinhar as metas às necessidades do negócio, engajar seu time e acompanhar os resultados obtidos. Veja as principais etapas:
Identifique as necessidades
A Metodologia SMART se aplica a qualquer demanda, desde que seja pertinente para o negócio e o RH. Toda meta serve para nortear a resolução de uma necessidade, então o ponto de partida é ter clareza sobre aquilo que você e seu time precisam atingir.
Defina as metas
Depois de estipular as necessidades do RH que serão resolvidas com o auxílio das metas, o próximo passo é defini-las. Para garantir seu foco, além de serem objetivos relevantes para a empresa, eles precisam ser específicos, mensuráveis, realistas e temporais.
Comunique as metas para a equipe
Considerando que um dos principais benefícios da Metodologia SMART é apontar exatamente o que deve ser atingido, sem margens para brechas, não se esqueça de comunicar as metas de maneira clara para toda a equipe e de usar seus resultados como base para feedbacks.
Acompanhe os resultados
Ao monitorar a performance das suas metas, evite limitar-se apenas ao final do prazo. O ideal é acompanhar a execução constantemente, identificando falhas e oportunidades em tempo real. Assim, você consegue promover ajustes com mais agilidade e otimizar seus resultados.
Para não perder nenhum dado importante, você precisa de uma boa ferramenta de people analytics. Inclusive, o ideal é ter os recursos de gestão estratégica alinhados aos demais módulos de RH, desde a folha até o gerenciamento de pessoas e riscos.
O Sistema de RH da Benner é o mais completo para o setor. Nossa solução é 100% online e reúne tudo que você precisa para ter uma gestão mais efetiva. Otimize a implementação da Metodologia SMART, potencialize seus talentos e amplie os resultados da sua empresa, tudo de forma prática e intuitiva: explore agora os diferenciais da solução.