A atividade conhecida como auditoria jurídica, presente dentro das empresas, visa trazer mais assertividade na tomada de decisões através de embasamento jurídico. Isso é feito com o objetivo de trazer disciplina para a cultura organizacional, padronização de procedimentos, além de eficiência e segurança.
Com o apoio da auditoria jurídica é possível ter a tranquilidade de que todas as ações estão sendo realizadas conforme normas e legislações que regem o seu setor de atuação. Além disso, a área é responsável por avaliar também as questões éticas de todos os setores da empresa e gerir garantias jurídicas.
Assim, não seria diferente com relação aos contratos de uma empresa, evitando o surgimento de problemas em uma negociação. Neste caso, a auditoria traz segurança jurídica, transparência para as negociações e controle sobre os acordos firmados por uma organização.
Além disso, uma auditoria jurídica de contratos auxilia a garantir eficiência, acordos justos para todos os envolvidos e sustentabilidade administrativa e financeira.
Diferenças entre auditoria jurídica de contratos e gestão de contratos
A auditoria jurídica de contratos é uma parte da atividade de gestão do contrato ao longo de sua vigência. Por isso, algumas vezes as duas se confundem.
A auditoria tem a função de fiscalizar se as ações previstas em contrato estão em conformidade com as normas jurídicas, as leis relativas e também com as políticas da empresa.
Se necessário, a auditoria aponta a necessidade de adequações. Assim, evita riscos e traz mais segurança nas relações contratuais, nos âmbitos fiscal, civil, tributário, previdenciário e trabalhista.
Já a área de gestão de contratos tem a função de garantir que o contrato dê certo e seja bem executado. Dessa forma, caso alguma das partes não esteja cumprindo o acordo, o gestor de contrato fará com que os envolvidos na negociação executem ações e tarefas para que erros e falhas sejam evitados.
A gestão de contratos abrange o acompanhamento durante o ciclo de vida, visando otimizar os resultados e torná-los mais eficientes. É possível fazer isto por meio de ferramentas de automação. A boa gestão de contratos minimiza danos e prejuízos, além de ajudar a aumentar o lucro.
Benefícios da auditoria jurídica de contratos
Como o objetivo de uma auditoria jurídica é melhorar as relações contratuais de uma organização, existem alguns benefícios práticos que surgem como consequência. Ela realiza diagnósticos e permite pareceres sobre a legalidade e conformidade das atividades da empresa.
Veja alguns dos benefícios de contar com uma consultoria jurídica de contratos:
Garante os direitos e interesses da empresa
Ao avaliar os contratos em elaboração, bem como o histórico de contratos da empresa, a auditoria pode apontar riscos e obrigações desproporcionais, ajudando a tornar os novos contratos mais seguros e justos.
Dessa forma, os interesses da empresa são garantidos, bem como os direitos e até mesmo a blindagem contra riscos. Haverá oportunidade de reavaliar posicionamentos e aperfeiçoar cláusulas, para que o contrato seja mais assertivo e eficaz, além de alinhado com os interesses da empresa. Isto, também evita problemas contratuais e prejuízos.
Evita o descumprimento de prazos
A prática de fazer o levantamento de prazos dos contratos vigentes garante o cumprimento de prazos e outras obrigações presentes nestes documentos. É comum surgirem contratos com prazos de execução vencidos, que precisem de renovação, ou, ainda, que não tenham rescisões previstas.
Assim, a auditoria jurídica evita o descumprimento de prazos contratuais, prejuízos financeiros para a empresa e até mesmo a possibilidade de litígios. Uma gestão jurídica eficiente contempla também esta atividade.
Reduz litígios judiciais
Contratos bem elaborados, seguros e justos promovem melhores relações entre as partes envolvidas. Isso porque, ao garantir direitos e deveres, a empresa consegue evitar futuros litígios judiciais. Dessa forma, os custos com estas disputas legais e com assessoria jurídica também são minimizados.
A auditoria jurídica de contratos é capaz de manter os contratos atualizados e em conformidade com as mudanças legislativas, pois os profissionais da área estão sempre inteirados destas alterações.
Tudo isso reflete a adoção de boas práticas de gestão e pode levar a empresa a se destacar no mercado. Para que estas ações de adequação se tornem uma constante, é importante utilizar softwares de gestão que auxiliem nesta inteligência jurídica.
Melhora o compliance interno e externo
Ter uma auditoria de contratos estruturada torna o departamento jurídico mais eficiente, traz mais transparência e combate irregularidades. Isso mostra que a empresa leva a sério a política de compliance, e este, por sua vez, se torna mais sólido, em um ciclo de retroalimentação.
Um compliance consolidado ajuda a auditoria jurídica a garantir que os critérios da empresa sejam respeitados nos contratos. Assim como, a própria auditoria ajuda a garantir que as normas internas e externas sejam aplicadas.
Para fazer isto com eficiência e assertividade, o uso de um sistema de compliance pode apoiar os processos de auditoria.
A Gestão para Departamento Jurídico da Benner tem uma série de soluções voltadas para prestar esse apoio à auditoria jurídica da sua empresa:
- Plataforma Integrada;
- Redução de riscos relacionados aos processos;
- Melhoria da segurança das informações transitadas;
- Preservação do compliance interno e externo da empresa;
- Facilidade na coleta de dados;
- Extração de relatórios analíticos e indicadores jurídicos.
Além de tudo, automatizar uma gama de tarefas diárias otimiza o tempo da equipe e a mantém focada no que realmente importa. Nosso sistema pode impulsionar sua organização para a era da transformação digital e destacá-la da concorrência!
Para ter a segurança e eficiência que o setor jurídico da sua empresa necessita, conheça nossas ferramentas!