Na medida em que a tecnologia acelera as transformações operacionais e de gestão nas empresas, também surgem novos paradigmas em relação aos seus Recursos Humanos. Hoje, é o conceito de RH 5.0 que dita os principais avanços do setor.
Como você já deve saber, a automação de processos e a integração de dados tornaram-se imprescindíveis para agregar mais eficiência operacional, menores custos e uma tomada de decisão mais assertiva.
Entretanto, enquanto as ferramentas tecnológicas se consolidam e ditam níveis cada vez maiores de competitividade nas organizações, elas também transformam os paradigmas nas relações de trabalho.
Afinal, se a digitalização substitui tarefas humanas repetitivas e burocráticas, a demanda agora é por profissionais cada vez mais estratégicos. Assim, as tendências no RH agora são orientadas à atração, retenção e à maximização da performance dos melhores talentos.
Quer entender as principais novidades no RH 5.0, as mudanças práticas que o modelo proporciona e os benefícios que seu negócio pode obter ao aliar a valorização dos trabalhadores à inovação tecnológica no RH? Confira a seguir.
O que é RH 5.0?
O RH 5.0 representa o novo movimento de revolução de Recursos Humanos. Ele diz respeito aos avanços digitais que se tornaram inerentes às atividades do setor e também às novas demandas presentes nas relações de trabalho.
A tecnologia a favor do RH permanece extremamente relevante, como já era no RH 4.0. Contudo, a evolução dessas ferramentas deve seguir em ritmo acelerado e promover uma otimização ainda maior às rotinas da área.
Por meio desses recursos digitais, as funções do RH se tornam menos onerosas, passíveis de erros e menos burocráticas. Assim, os profissionais têm mais tempo e melhores recursos para se dedicar às atividades de maior relevância do negócio.
Como resultado, as inovações no RH permitem aprimorar a relação com os colaboradores e sua performance. Isso vai desde o momento da contratação até o desenvolvimento, retenção e toda a jornada dos talentos.
Além do próprio setor de RH, todas as áreas corporativas são influenciadas pela digitalização. Como citamos, os profissionais não são mais meros operadores, mas devem assumir funções cada vez mais estratégicas.
Evidentemente, isso exige os melhores níveis possíveis de qualificação e expertise, além de engajamento dos funcionários com a cultura, valores e os objetivos do negócio. Esses também são focos do RH 5.0.
Para somar as possibilidades tecnológicas à capacidade oferecida pelos melhores talentos, o RH 5.0 implementa estratégias capazes de aprimorar o ambiente de trabalho e priorizar o bem-estar das pessoas.
Seu objetivo é maximizar o desenvolvimento profissional, o senso de satisfação coletivo e proporcionar as melhores condições para que os colaboradores entreguem mais valor por meio do seu trabalho.
Dessa maneira, o RH 5.0 permite que a organização atraia e retenha os melhores talentos. Ao mesmo tempo, ele implementa uma cultura tecnológica que otimiza e simplifica o cumprimento dos seus objetivos.
Benefícios do RH 5.0
Como você pôde ver, o RH 5.0 ressalta a importância de um setor de Recursos Humanos digital, mas que seja focado no aprimoramento e na valorização dos talentos. Entre seus principais benefícios, destacam-se:
Foco em resultados
A tecnologia no RH 5.0 está no centro de todas as ações. Assim, a automação e a inteligência de dados eliminam falhas humanas, proporcionam uma gestão mais estratégica, poupam tempo de trabalho e otimizam todos os processos internos.
Simultaneamente, há melhorias no ambiente de trabalho, potencialização do desenvolvimento dos colaboradores e o incentivo ao senso de pertencimento laboral. Esses diferenciais resultam em mais engajamento e retenção para a equipe.
A consequência desses dois focos de atuação no RH 5.0 é a otimização dos resultados organizacionais. Afinal, ele soma a performance tecnológica ao senso crítico e estratégico que só os melhores profissionais têm.
Aumento da produtividade
A partir do momento em que o RH 5.0 se dedica a entender as necessidades e anseios dos talentos, ele consegue oferecer melhores condições para um trabalho de excelência. Além disso, ele reforça o comprometimento da empresa com os colaboradores.
Isso resulta em uma equipe mais engajada e apta a desenvolver seu potencial de trabalho. Somado às possibilidades operacionais e gerenciais oferecidas pela tecnologia, os ganhos de produtividade são enormes.
Gestão de talentos
A automação está se tornando uma realidade cada vez mais consolidada no mercado. Enquanto ela minimiza custos e gera mais velocidade nos processos, sua implementação também deve substituir milhares de atribuições humanas.
Conforme citamos, isso faz com que os profissionais assumam funções mais estratégicas nas empresas. Entretanto, não basta buscar os melhores talentos para atender a esses postos. Na verdade, o RH 5.0 prepara os colaboradores para que se adaptem a essa realidade.
Isso é feito por meio da gestão de talentos. Com o apoio de indicadores de sistemas de dados, ela ajuda a identificar gargalos e oportunidades nos Recursos Humanos, qualificando-os e permitindo que cresçam internamente, também gerando mais valor em suas funções.
O que muda na prática com o RH 5.0?
Agora que você já conhece as vantagens oferecidas pelo RH 5.0, deve estar se perguntando quais são as oportunidades e desafios da área de Recursos Humanos do futuro. As mudanças práticas mais significativas contemplam aspectos como:
Automação de processos
Para que a relação com os colaboradores seja realmente humanizada e focada no seu desenvolvimento contínuo, é fundamental que todos os processos corporativos sejam automatizados.
Com a digitalização e automação das tarefas, o tempo dos profissionais é otimizado no RH 5.0. Além disso, há mais precisão em relação aos controles manuais, além de dados disponibilizados em tempo real para dar apoio à tomada de decisão.
Desenvolvimento profissional
Por falar em desenvolvimento contínuo, tanto a satisfação dos colaboradores quanto o aprimoramento dos resultados corporativos passam pelo entendimento e investimento nas habilidades de cada talento.
Com o apoio da tecnologia, é possível traçar as competências e monitorar toda a jornada do profissional. Isso vai desde a seleção até a identificação de gargalos, definição de treinamentos, oferta de bonificações, e assim por diante.
Decisão baseada em dados
Com a adoção massiva de ferramentas digitais, as empresas têm um enorme volume de dados à disposição. É justamente a integração e o tratamento automatizado dessas informações que permitem otimizar os processos de gestão.
No RH 5.0, isso é refletido no People Analytics. Nele os dados dos colaboradores permitem entender seus comportamentos e demandas. Assim, é possível implementar melhorias no ambiente laboral, treinamentos e contratações mais assertivas, definir benefícios, etc.
Valorização do capital humano
A partir da otimização tecnológica, é possível organizar jornadas com menos sobrecarga sobre os colaboradores, promover métodos mais justos de reconhecimento, entender os anseios dos talentos e promover uma cultura de valorização para os profissionais.
Esses diferenciais são importantíssimos no mercado atual. Afinal, a competitividade é crescente entre as empresas. O mesmo vale para a disputa entre as organizações para atrair, reter e desenvolver os melhores talentos.
Se você quer se aproximar do RH 5.0, conte com um software capaz de oferecer uma visão completa do seu setor de Recursos Humanos. Explore os diferenciais do Sistema de RH da Benner e veja como ele pode ajudá-lo a desenvolver ao máximo seus profissionais.