Você tem lido/ouvido muito a respeito da importância de um investimento em ESG? Caso positivo, preparamos um post completo para que você entenda os motivos para isso.
Afinal, a sigla ESG representa um modelo de boas práticas alinhadas aos temas de grande preocupação da sociedade nos últimos anos.
E acredite: seu investimento em ESG pode trazer muitas vantagens para a gestão do RH e todo o seu negócio. Para saber quais são, acompanhe-nos ao longo desta leitura!
Investimento em ESG: definindo o modelo em alta
Os princípios do ESG são pautados nos pilares de meio ambiente, sociedade e governança. Isso implica boas práticas, medidas e ações estratégicas que têm a ver com o DNA da empresa. E também as necessidades dos colaboradores e de modo propositivo para todos ao redor, direta ou indiretamente, impactados por tais soluções.
Até por isso, de nada adianta focar em um investimento em ESG que seja pautado em ações planejadas por outros. O propósito principal, aqui, consiste na identificação interna do seu senso de propósito e, assim, avaliar quais mudanças podem – e devem – ser implementadas.
Como a gestão de RH é impactada?
Como você pode imaginar, focar em ações que necessitem de investimento em ESG afeta o setor de Recursos Humanos de múltiplas maneiras. Em primeiro lugar, para o planejamento. Depois, para executar as ações e, por fim, garantir a sustentabilidade delas.
Mas isso tudo tende a gerar benefícios que podem ser percebidos em curto, médio e longo prazos. Entenda quais são – e como o ESG os influencia – a seguir.
Felicidade dos membros da organização
Uma empresa que tem consciência social agrega valor à sua marca não apenas externamente, mas isso se reflete no seu próprio ambiente de trabalho. Especialmente, quando se mostra:
- flexível;
- aberta a críticas e sugestões;
- inclusiva;
- acessível.
O impacto disso, dentro da empresa, é que os colaboradores vão se sentir mais à vontade e trabalhar com mais alegria, disposição e satisfação. E esses são pilares cada vez mais importantes para florescer qualidades pertinentes para qualquer negócio, como a atração e a retenção de talentos.
Diferencial competitivo
Com um bom investimento em ESG, sua empresa se apresenta com um ou mais diferenciais competitivos. Especialmente, se a sua gestão de RH identificou carências que o mercado ainda não explora no geral.
Dessa maneira, você se diferencia da concorrência e mostra o quanto a sua organização está atenta às transformações que impactam positivamente a sociedade em geral – independentemente de ser em pequena ou larga escala.
Produção otimizada
Sua produção também é otimizada, e isso pode acontecer de duas maneiras:
- quando se reflete no fluxo e nos processos de trabalho;
- quando impacta a motivação e o desempenho da sua equipe.
Se uma ação reduz o impacto ambiental, por exemplo, e ainda otimiza a rotina de trabalho, você se beneficia duplamente. O mesmo pode ser dito quando você proporciona um ambiente de trabalho acolhedor e focado no desenvolvimento dos colaboradores. Assim, os benefícios são percebidos a partir da produtividade aprimorada de suas equipes.
- Leia também: Os desafios do setor de RH do futuro
Dicas de ouro para a implementação estratégica
Agora que já deu para entender um pouco mais sobre o conceito dessa prática, podemos ir além. Confira o que avaliar antes de fazer o seu investimento em ESG!
Revise a política cultural interna
Qual é, hoje, a política interna da sua empresa? Existem valores, nos pilares institucionais, que perderam o significado ou estão ultrapassados?
Revise-os, porque isso só vai beneficiar o posicionamento da sua empresa no presente e o caminho que ela pretende trilhar no futuro.
Colaboradores devem estar em total imersão
O envolvimento dos colaboradores é fundamental em uma estratégia de ESG – e não apenas do setor de RH. Promova ações que despertem o senso nos profissionais. Assim, cada ação vai contar com a colaboração da parte deles. Além disso, com os princípios bem firmados, estimulá-los a engajar-se com as estratégias se torna mais fácil.
Lembre-se de ter uma cultura diversa
O ESG é também uma iniciativa que envolve ações de diversidade e inclusão. E, aqui, a inovação do RH tem papel ativo, pois vai planejar as ações para que influenciem toda a empresa de dentro para fora.
E, portanto, vale a pena usar o ESG para construir e lidar com a manutenção de um ambiente de trabalho diverso, acessível e inclusivo.
A Benner é sua melhor escolha para gestão
Sabemos que o investimento em ESG pode transformar por completo a rotina do seu setor de RH – mas nem por isso precisa ser uma ação complexa. O software de RH da Benner promove toda a organização do seu departamento, tornando-o um RH digital que tem, em um só lugar, todos os módulos do setor.
O investimento sustentável que sua empresa exige passa pela Benner. Converse com um de nossos executivos, conheça mais detalhes sobre o nosso sistema e como a ferramenta contribui com a sua gestão. Adequar sua gestão aos critérios de ESG tem potencial de ser um investimento responsável e benéfico de maneira imediata e no futuro.