Deixe de ter problemas de gestão por causa de hardwares e softwares ultrapassados. A alta conectividade da internet veio para facilitar a vida de quem gere ou precisa dar soluções para problemas dessa ordem. O futuro está nos ERPs e neste texto vamos falar sobre o tema, fique ligado e veja nossas dicas de como essa tecnologia implementará melhorias no seu ambiente de trabalho.
ERP é uma sigla que, em inglês, significa Enterprise Resource Planning que, em tradução livre, significa Planejamento dos Recursos da Empresa. Definitivamente ela é uma ferramenta que você precisa conhecer para poder usá-la no seu dia a dia.
O que é ERP?
O ERP vem para descomplicar a gestão, oferecendo recursos inteligentes de integração da informação. Esse sistema combina a integração entre informações diversas num único local, facilitando a administração dessas informações e a tomada de decisões.
O ERP integra dados fiscais como: folha de pagamento, controle de contas a pagar, controle de entrada e saída, emissões de notas fiscais, além de dar soluções de internet banking. Isto é, com apenas um aplicativo, não importa em qual local você esteja, é possível fazer diversas operações fiscais sem nem estar em um escritório. Integração de dados fiscais é o futuro do ERP que veio para desanuviar seu trabalho.
Benefícios do ERP
Quanto mais melhorias implantadas, maior a satisfação com o serviço prestado e com a manutenção da empresa numa posição de competitividade perante o mercado. E essa meta é alcançada com a ajuda dos benefícios do ERP.
As vantagens são numerosas quando se adere aos ERPs. A primeira delas se dá pela automatização dos processos via tecnologia. Esse processo reduz erros operacionais e aumenta a eficiência da produtividade dos procedimentos.
O futuro do ERP possibilita o aumento da segurança da informação contra ataques digitais. Essa segurança é necessária pois com os ERPs muitos dos documentos gerados podem e devem ser digitalizados para uma gestão eficiente.
O uso de dados pelos ERPs aumenta a previsibilidade nos relatórios por causa da concentração de informações num único local digital. Dessa forma se evitam falhas processuais e é possível antecipar demandas e necessidades da empresa e dos clientes.
Ele possibilita o acesso aos indicadores-chave de performance, ou KPIs, como também são conhecidos, a qualquer momento que desejar para manter suas metas sempre em dia e de forma clara para todas as pessoas envolvidas no processo.
O futuro dos ERPs possibilita uma comunicação facilitada entre todas as frentes operacionais com maior transparência na informação – e no acesso aos processos. Desse modo, dinamiza o trabalho e aumenta a produtividade.
Outra grande vantagem dos ERPs é a adequação jurídica que o sistema de gestão possibilita, evitando problemas futuros e no presente, como questões legais, de gestão e financeiras, portanto, tudo de uma vez.
Qual o futuro do ERP?
Em suma, aumentam-se os resultados e a rentabilidade, além da economia de tempo de gestão de crises e de equipe. Mas nem só de eficiência se trata o futuro dos ERPs. Eles são uma tecnologia que alimenta e ajuda a crescer o ecossistema empreendedor.
Com a democratização do acesso à web e a sua filosofia de tornar tudo mais acessível e intuitivo, soluções propostas pelos ERPs – que simplificam o labor de quem gere – podem, sim, transformar o cenário do empreendedorismo, pois otimizam processos antigos e burocráticos que ja não estão em sintonia com o presente e muito menos com o futuro criado pela internet e pelos próprios ERPs. E isso não é, e não deve ser, uma mentalidade apenas para grandes negócios, mas também para quem está no início de um empreendimento.
Inteligência artificial
O futuro do ERP vai além e inclui a inteligência artificial (IA) em seu escopo, justamente para manter o crescimento do método vivo com o avanço da internet nos processos administrativos.
Por estar inserido nesse processo digital, é necessário um volume de dados que aumentarão exponencialmente. De tal modo que, em um determinado momento, a equipe precisaria estar focada inteiramente na análise desses volumes de dados. Com a adição da IA isso não é necessário, pois toda a elaboração e o cruzamento desses dados são feitos de forma automática. Mantendo o crescimento da empresa e do sistema sem perder de vista a eficiência do trabalho entregue.
Internet das coisas
A IoT (sigla que significa Internet of Things, em inglês) só opera em ambientes digitais que estão interligados com a internet. Desse modo, a IoT faz com que objetos ou máquinas transfiram informações no formato de dados para a rede da empresa, e tudo isso sem a interação de pessoas.
A partir do momento que sua rede está conectada a uma nuvem de dados, os softwares do ERP podem conectar ferramentas que vão alimentar seu banco de dados e automatizar funções simples da sua empresa. O futuro do ERP caminha para que esse tipo de execução seja cada dia mais presente nos negócios.
Blockchain
A tecnologia Blockchain é considerada uma plataforma segura para transações de ativos em uma rede empresarial. Ela facilita registros de transações e dos respectivos rastreamentos. Pela segurança já conhecida, é esperada a comunicação entre os ERPs com a Blockchain.
Sistema personalizável
Um sistema personalizável se faz necessário pela própria natureza das operações com os ERPs, pois o cliente não quer trocar de ambiente ou plataforma para executar suas tarefas, desse modo, é esperado que seu sistema tenha essa capacidade de se adequar ao desejo do consumidor – seja ele interno ou externo.
Exemplificando: se toda vez que algum usuário do sistema tiver de sair dele para gerar um relatório ou acessar o banco digital para fazer um pagamento, esse sistema perde sua função de facilitador e otimizador de gestão.
Adequação à LGPD
O futuro do ERP visa a alinhar as normas de proteção de dados com as balizas dadas pela LGPD. Só dessa forma é possível se manter fazendo um bom trabalho e gerir o negócio sem perder de vista o direito à privacidade e a confiabilidade de fornecedores, parceiros e até mesmo dos clientes.
Todo sistema que coleta, armazena e usa dados deve seguir essas regras. Lembrando que essa adequação é uma obrigação legal que já está em vigor.
Com o Sistema de ERP da Benner, sua empresa tem segurança nas tratativas de obrigações legais e informações exclusivas para uma gestão assertiva. Fale com a gente.