Gerenciar uma empresa não é uma tarefa fácil e engloba diversos desafios. São recursos financeiros e humanos para administrar, processos para padronizar, metas para bater e, tudo isso, fazendo a empresa lucrar.
É para facilitar essas funções que o sistema ERP existe. Ele é um software integrado de gestão empresarial que serve como base para uma alocação de recursos mais eficiente e, consequentemente, tomadas de decisão mais assertivas.
Existem vários benefícios que um ERP pode trazer para a sua empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Neste artigo, falamos sobre as principais vantagens da solução que vão te convencer a implementá-la no seu negócio hoje mesmo.
Entenda as vantagens da implementação de um sistema ERP
A implementação de um sistema ERP proporciona a sua empresa uma gestão integrada e eficiente dos processos e recursos. A seguir, destacamos os principais benefícios dessa ferramenta. Acompanhe!
1. Otimização de custos de TI
A 32ª edição da pesquisa anual do Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Fundação Getulio Vargas (FGVcia) sobre o mercado brasileiro de TI mostrou que as médias e grandes empresas no Brasil destinaram, em média, 8,2% de suas receitas para gastos e investimentos em TI durante o ano de 2020.
Com um ERP, a necessidade de várias soluções de software independentes e conhecimento delas por parte do profissional de TI — que muitas vezes não se integram bem entre si — são minimizadas. Assim, você consegue consolidar seus sistemas de contabilidade, recursos humanos, produção e outras áreas em um só lugar.
Isso significa economia de tempo e dinheiro, bem como uma maior eficiência em suas operações diárias.
2. Maior transparência
Como o sistema ERP centraliza todas as informações em um lugar como um banco de dados, é fundamental que você consiga acessar e compartilhar, em apenas uma tela, informações sobre vendas, produção, finanças e outras áreas com todos os membros da sua equipe.
Outra maneira de trazer transparência para seus processos é por meio da capacidade de rastrear e relatar atividades do ERP. Por exemplo, você pode monitorar em tempo real, desde o estoque até a contabilidade. Isso ajuda na detecção de problemas de forma ágil e tomada de decisão com estratégia.
3. Relatórios e planejamentos aprimorados
Relatórios e planejamentos não precisam mais comprometer tempo e esforço de sua equipe. O ERP, por centralizar informações de todas as áreas, cria uma fonte única e confiável de informações, ajudando a garantir que seus relatórios e planejamentos sejam baseados em dados precisos e atualizados.
Eles também podem ser gerados automaticamente em intervalos regulares — como diário, semanal ou mensalmente —, além de fornecer insights e análises avançadas. Com um sistema integrado, você pode gerar relatórios e gráficos que ajudam a identificar tendências, padrões e oportunidades de negócios.
4. Personalização completa
Uma das principais vantagens do sistema ERP é sua capacidade de personalização conforme as necessidades específicas do seu negócio. Por exemplo, ele permite que você integre sistemas que fazem sentido para sua empresa e facilitem o dia a dia, como o CRM (Customer Relationship Management).
Outro aspecto customizável do ERP são os módulos adicionais. Eles estendem a funcionalidade básica do software. Se você precisar de recursos adicionais para gerenciar suas operações de produção, um módulo de gerenciamento de produção pode ser adicionado ao seu sistema ERP.
5. Melhor eficiência
O ERP ajuda a reduzir custos, aumentar a produtividade e melhorar a tomada de decisões, assim como otimiza o tempo da equipe na realização das tarefas diárias.
Ou seja, isso significa mais eficiência para sua equipe, já que esse tempo pode ser destinado a outras atividades que farão a sua empresa crescer. Ainda, o sistema ERP detalha o desempenho dos times, dando um panorama do que precisa ser melhorado e, assim, você pode tomar ações para minimizar essas limitações.
6. Atendimento ao cliente
Os clientes são o motivo das empresas existirem. Por isso, um atendimento de qualidade é necessário e pode ser determinante para as pessoas consumirem seus produtos/serviços ou não. Esse é mais um dos aspectos que implementar ERP beneficia. Ele ajuda a:
- Agilizar o atendimento;
- Fornecer acesso a informações em tempo real;
- Personalizar o atendimento;
- Melhorar a resolução de problemas;
- Oferecer maior visibilidade do histórico do cliente.
Com esses benefícios, a satisfação do cliente é garantida, assim como a fidelidade à sua marca.
Leia também: ERP na nuvem: principais vantagens
7. Segurança de dados
O ERP é responsável por integrar e gerenciar todos os dados e processos de uma empresa em um único lugar, facilitando o controle do acesso a essas informações. É possível definir políticas de segurança de dados, tais como níveis de acesso, permissões e restrições para cada usuário.
Igualmente, o sistema pode ser configurado para gerenciar backups, atualizações de software e segurança de rede. Isso significa que a solução monitora automaticamente atividades suspeitas e alerta os administradores sobre possíveis ameaças de segurança.
8. Melhor colaboração de fluxos de trabalho
Sabemos que, para uma empresa prosperar, os colaboradores devem trabalhar, juntos, em prol de um objetivo. Pensando nisso, uma das principais vantagens do ERP é a padronização de processos em toda a organização.
Desse modo, os departamentos conseguem trabalhar de forma mais eficiente e colaborativa, com informações precisas e atualizadas em tempo real. Além disso, o ERP se integra a outras ferramentas, como e-mail e aplicativos de mensagens, o que melhora ainda mais a comunicação entre as equipes em tempo real.
9. Melhoria na gestão do estoque
Um dos benefícios do ERP na gestão de estoque é a automatização de processos, como:
- Registro de entrada e saída de produtos;
- Controle de estoque mínimo e máximo;
- Gestão de fornecedores;
- Entre outros.
Isso permite que a empresa possa monitorar de forma mais precisa a disponibilidade dos produtos em estoque e, consequentemente, evitar situações de falta ou excesso de mercadorias.
Ele também pode contribuir para a redução de custos e o aumento da eficiência no processo de armazenagem e movimentação de produtos. Com o uso de ferramentas de previsão de demanda, por exemplo, a empresa pode planejar melhor a sua produção e evitar atrasos e desperdícios.
Outra vantagem do ERP na gestão de estoque é sua identificação de produtos com maior saída. Assim, você consegue otimizar a sua distribuição com o que tem realmente saída, evitando desperdício.
10. Maior escalabilidade
Uma empresa escalável é aquela que consegue crescer de forma eficiente e rentável à medida que aumenta a demanda por seus produtos ou serviços. Dito isso, o ERP auxilia na escalabilidade por meio da sua visão integrada do negócio, permitindo que os gestores tomem decisões mais informadas e estratégicas.
Com um sistema ERP, as empresas podem gerenciar melhor seus recursos, reduzir custos e melhorar a eficiência operacional, tornando-as mais competitivas e capazes de crescer em escala de maneira sustentável.
Agora que você conhece os benefícios do ERP, não perca mais tempo gerenciando seus processos empresariais manualmente. Conheça agora o Benner ERP e transforme sua empresa em uma máquina eficiente e produtiva!