Muito comum em grandes empresas, o contencioso de massa costuma ser um ponto de atenção nas corporações. Afinal, essa área está conectada aos processos judiciais e administrativos. E, com isso, tem relação com os conflitos da empresa.
Estamos em uma era em que cada vez mais os departamentos jurídicos prezam pela advocacia 4.0. Por conta disso, mais do que analisar o volume de processos, é preciso entender por que existe essas demandas. E é aí que o contencioso judicial atua.
Portanto, se você quer trazer mais segurança jurídica para seu departamento e se destacar como gestor, siga na leitura desse artigo!
Tipos de contencioso
Antes de iniciar, vale fazer uma revisão sobre os tipos de contencioso que podem ser encontrados nas empresas. Veja abaixo os tipos de contencioso que encontramos dentro do direito.
- Contencioso administrativo é referente às disputas ou conflitos na via administrativa;
- Contencioso cível envolve contratos, consumidor, marcas e patentes, etc.;
- Contencioso trabalhista é referente às disputas ou conflitos trabalhistas;
- Contencioso tributário é referente às disputas ou conflitos que tem relação com o pagamento de tributos;
- Contencioso de massa é referente ao grande volume de ações judiciais, que pode englobar todas as listadas acima.
Ferramentas para gestão
A melhor maneira de transformar seu contencioso em um contencioso estratégico é tendo boas ferramentas para geri-lo. De planilhas simples à inteligência artificial, vamos listar as principais ferramentas disponíveis no mercado.
- Jurimetria: trata-se de aplicar técnicas matemáticas, no caso a estatística, ao direito. Dessa maneira é possível cruzar dados de diferentes processos e entender como magistrados sentenciam, por exemplo. Mas não somente isso.
As ferramentas de mercado que trabalham com jurimetria conseguem trazer uma grande infinidade de insights. Elas podem ser trabalhadas tanto na carteira interna do departamento, quanto em dados públicos. Isso permite uma série de comparações de desempenho e possibilidades de previsão de resultados.
- Metodologias ágeis: é usada visando aproximar cada vez mais a rotina jurídica da organização de uma linha de produção. A ideia é que estruturar rotinas que tenham mais liberdade, eficiência, agilidade e evite retrabalhos.
- ODR para resolução de conflitos: trata-se de um meio alternativo ao litígio para solucionar conflitos. Cada caso é conduzido sem a interferência da justiça. Porém nesse tipo de serviço o resultado é um acordo que possui toda segurança jurídica necessária, livre de conflitos de interesse. Dessa maneira, é possível reduzir o volume de processos contencioso, além de acelerar tramitações que tendem a ser morosas no poder judiciário.
- ERP Jurídico: extremamente recomendável não somente para departamentos jurídicos, mas também para escritórios de advocacia. O ERP tem como função concentrar todas as informações jurídicas da empresa. Dessa maneira, você evita perda de prazo de processo, por exemplo.
Existem diversos ERPs no mercado, com diversas funções. Atualmente, o melhor e mais adequado para departamentos jurídicos é o Benner Jurídico. Desenvolvido somente para uso corporativo, o Benner Jurídico possui todas as ferramentas necessárias para uma boa gestão de contencioso. Sem contar o fato de ser munido de diversos mecanismos de segurança que garantem o bom desempenho do departamento em auditorias e controles SOx.
Por onde começar
Entender quais são os gargalos do seu departamento jurídico é essencial. O primeiro passo é entender quais são os problemas do momento. A partir disso, você poderá elencar as prioridades de ferramentas a serem implantadas para melhorar a sua gestão.
Não tente implantar todas as soluções ao mesmo tempo. Isso pode dificultar a curva de aprendizagem da sua equipe. Além disso, também pode gerar frustrações por não se conseguir mensurar os resultados de forma mais efetiva e direta.
A nossa dica é: analise se o seu gargalo não seria resolvido com um bom ERP. Afinal, com um bom ERP você consegue:
- aplicar jurimetria na sua base de processos;
- estabelecer workflows para facilitar o uso de metodologias ágeis;
- organizar pastas de processos que seriam passíveis de acordos extrajudiciais.
Portanto, se você faz parte de um departamento jurídico de grande complexidade, entre em contato com nossos especialistas. Seja contencioso, consultivo, gestão de contratos ou eSocial, a Benner sempre terá uma solução desenhada para te atender.