O uso da tecnologia na saúde tem ganhado cada vez mais espaço nos últimos anos. Desde o início da pandemia do coronavírus, percebemos como a presença de aplicativos e sistemas se tornou comum, tanto entre pacientes, quanto entre profissionais que trabalham na área.
Por estarmos na era da informação, na qual é possível resolver muita coisa usando o computador ou smartphone, incorporar o uso de tecnologias na área da saúde tem se tornado natural em diversos aspectos. Mas será que isso é tão simples quanto parece? E, o que é possível resolver com essas ferramentas?
Neste texto, você vai conhecer detalhes da consolidação da tecnologia na saúde e quais são seus benefícios para quem a usa. Além disso, verá exemplos de aplicabilidade dos softwares em diferentes situações.
O que significa a tecnologia na saúde?
A tecnologia na saúde representa os avanços e inovações que o segmento teve ao longo das décadas por meio da incorporação de diversas melhorias, assim como em outros campos do conhecimento.
Mesmo sem o advento da internet, foram muitas as novidades que surgiram graças aos estudos e análises gerais. Um caso clássico é o de Oswaldo Cruz. O médico e cientista brasileiro foi responsável por criar vacinas e soros que ajudaram no combate da peste bubônica e da febre amarela nos anos 1900.
Acontece que, a partir da disseminação das conexões entre computadores, na década de 1970, a evolução das tecnologias na área da saúde alcançou um novo patamar. Aos poucos, o envio e recebimento de informações e aprimoramento de ferramentas se tornou mais simples, além de as possibilidades para resoluções de problemas aumentarem exponencialmente.
Como a tecnologia na saúde é presente no dia a dia?
Não importa qual seja a situação, o contato com a tecnologia na saúde se faz presente no dia a dia cada vez mais. De um simples atendimento de rotina no consultório à cirurgia de alta complexidade, é possível considerar isso como uma ferramenta necessária e indispensável no contexto atual.
Já imaginou como seria se um médico não tivesse acesso ao prontuário do paciente em poucos cliques? Ou se os raios x não pudessem ser conferidos pela internet? E até mesmo se as microcirurgias não contassem com câmeras minúsculas e robôs capazes de executar os procedimentos?
Facilitar e melhorar a jornada do paciente é um dos pontos primordiais para a adesão aos recursos tecnológicos. Por isso, levar em consideração as oportunidades de negócio da empresa é importante antes de qualquer passo.
De maneira crescente, a saúde tem integrado ferramentas para simplificar a atuação nos casos, com o objetivo de otimizar recursos e tempo. Com isso, a prestação de serviço fica mais fácil para os operadores e a experiência do paciente se torna melhor.
Quais são as principais inovações da tecnologia na saúde?
Depois de falarmos sobre a importância da tecnologia na saúde, vamos destacar quais são as ferramentas e elementos que apoiam os médicos, enfermeiros e demais profissionais da área. Conheça quais inovações estão em alta no segmento e que você deve ficar de olho ao integrar sua empresa a algum dos softwares disponíveis no mercado.
Inteligência artificial
Desde o preenchimento de fichas, passando pela avaliação da prestação de serviços de um ente terceiro, até o próprio atendimento ao paciente. Boa parte dos processos podem ser integrados e executados com a inteligência artificial. Por meio da avaliação de comportamentos repetidos, a IA identifica padrões aplicáveis em determinados casos.
Vamos supor que um grupo de pessoas com idades e condições de saúde variadas precisa ser vacinado. Usando o método da medicina da prevenção, o sistema usado no cadastramento identifica a ordem de prioridade para melhor eficácia.
Há até previsões que indicam a inteligência artificial como responsável por oferecer diagnósticos no futuro, garantindo assertividade e eficácia no tratamento.
Realidade virtual
Já imaginou como seria realizar treinamentos sem precisar de pacientes para servir como teste ou então indicar um tratamento que não dependa de espaço físico ou equipamentos médicos? Com a realidade virtual, isso já é possível.
Para quem deseja atualizar os conhecimentos, por exemplo, é possível aprimorar técnicas cirúrgicas usando aplicativos de realidade virtual. Isso poupa o tempo do profissional e é menos oneroso.
Até mesmo tratamentos podem ser feitos usando a tecnologia. Alguns psicólogos usam a realidade virtual na psicologia como forma alternativa para lidar com a síndrome do pânico. O acompanhamento em ambiente controlado facilita o contato com as fobias dos pacientes.
Big Data
O Big Data é um processo no qual as informações mais relevantes são extraídas de um banco de dados volumoso e estruturadas conforme cada necessidade. A prática, que já está presente em diferentes segmentos, é aplicada na saúde em diferentes situações.
Por reunir o que é relevante em um curto espaço de tempo, o Big Data diminui os custos da operação. O cruzamento de dados tem potencial de diminuir os custos desde a administração até a operação.
Nos atendimentos, por exemplo, o sistema avalia dados estratégicos do prontuário e ajuda a traçar um diagnóstico completo do paciente. Caso ele esteja internado, a avaliação automatizada da ficha pode determinar uma mudança no medicamento e tratamento, tornando-se menos oneroso para operadoras médicas e planos de saúde.
Internet das coisas
Já pensou em um centro de armazenamento de vacinas ou leito de hospital inteligente? Com a internet das coisas, isso é possível. A metodologia se baseia em dispositivos externos, internos e fixos feitos para facilitar a rotina dos profissionais de saúde.
A Internet of Things, como o termo é conhecido em inglês, representa a integração de objetos à conexão de internet para a obtenção e compartilhamento de informações e simplificação das tarefas.
Um exemplo é o do sensor de glicemia colável. Ele pode ser aderido no corpo e, por meio de um aplicativo, a pessoa monitora a diabetes e até gera um gráfico com outras medições. A partir daí, o médico pode atuar com o que for necessário para preservar a qualidade de vida do paciente.
Quais as vantagens da tecnologia na saúde?
Com tantos recursos para oferecer, usar a tecnologia na saúde tende a fazer parte de todas as etapas do processo. Seja no atendimento ao paciente, realização de procedimentos ou análise de estoque no almoxarifado, o controle das tarefas fica simplificado e fluído com o uso de sistemas no dia a dia.
Integrar a tecnologia na saúde é uma tendência de mercado e um caminho sem volta para as empresas do segmento, sejam elas operadoras, planos, hospitais, entre outros negócios. Para confirmar que a escolha por um software de gestão no setor é acertada, separamos algumas dicas que podem te ajudar. Veja mais detalhes nos tópicos abaixo.
Economia
Tempo, dinheiro e recursos são três pontos que não devem consumir muito de qualquer empreendimento. Usando a tecnologia na saúde, reduzir as perdas e potencializar os ganhos é simples.
Os softwares de gestão ajudam a identificar oportunidades e pontos de melhoria focando na agilidade. Diminuir o tempo de internação do paciente em um dia pode fazer a diferença no balanço da operadora, e o sistema se torna a ferramenta ideal para isso.
Qualidade
Quando se fala em prestadores de serviço na área da saúde, é fundamental que a qualidade esteja entre as prioridades. Por esse motivo, os aplicativos se tornam aliados da gestão.
Um processo interno bem definido gera economia, como comentamos anteriormente, e faz com que os colaboradores executem melhor as tarefas. E, consequentemente, com os departamentos internos corretamente administrados, a qualidade se reflete no atendimento e feedback dos usuários.
Segurança
Prontuários, fichas e documentos armazenados em papel têm dois problemas. Além de serem antiquados por exigirem mais atenção para transporte e compartilhamento, podem ser danificados e extraviados com maior facilidade.
Quando há a aderência à tecnologia, os profissionais de saúde podem enviar, receber e repassar os arquivos sem risco de dano. Além disso, os sistemas oferecidos no mercado são testados e supervisionados por órgãos especializados em garantir a integridade no ambiente virtual.
Versatilidade
Quanto tempo sua empresa leva para fazer a análise de um pedido de reembolso? E para comparar preços de medicamentos usados em um paciente? Ou fazer uma auditoria interna? Com apenas um sistema, você pode ter todas essas funções.
A versatilidade oferecida pelos softwares dá aos gestores a oportunidade de resolver problemas e identificar oportunidades com facilidade. E, com soluções internas e externas mais simples, a qualidade se torna melhor.
O que é necessário para integrar a tecnologia na saúde em uma empresa?
Para que uma companhia do ramo da saúde faça a implementação da tecnologia com facilidade, considerar todas as etapas do processo é indispensável. Afinal, documentos, informações e a rotina em geral passarão por mudanças, algumas delas profundas.
Listamos os passos necessários para você entender o que envolve migrar seu negócio para a era tecnológica. Com isso alinhado, a transição será mais tranquila e os resultados da nova metodologia se tornam mais fáceis de serem percebidos.
1 – Respeito ao processo
Integrar documentos, planilhas e formulários preenchidos em papéis é apenas uma das etapas da integração à tecnologia na saúde. Esse e outros processos exigem paciência e compreensão dos gestores e colaboradores para que a nova forma de trabalho seja notada.
2 – Investimento
Parece óbvio, mas mudar o sistema de trabalho exige um investimento que pode ser considerável dentro do orçamento atual. Mesmo assim, é necessário ter em mente que o valor aportado na tecnologia é retornável em forma de melhoria nas métricas e resultados.
3 – Cooperação
Por envolver a interação entre pessoas e software, a cooperação entre pessoas da mesma área e até mesmo entre departamentos é indispensável. Quanto mais treinamentos e formas de capacitação dos colabores existir nos primeiros momentos em que uma tecnologia é aplicada, mais natural será a transição e melhor é o desenvolvimento das pessoas que estão prestando os serviços.
4 – Apoio
Ligado ao ponto anterior, contar com o apoio de especialistas, principalmente da empresa contratada que oferece o sistema, melhor. São eles quem ajudarão os contratados nos momentos de questionamento e, quanto mais transparente a relação for, mais efetiva será a resolução de dúvidas quando for preciso.
Saiba mais sobre tecnologia na saúde com a Benner!
Depois de saber um pouco sobre a importância de agregar a tecnologia na rotina de hospitais, consultórios e demais negócios relacionados à saúde, que tal adquirir mais conhecimento? Separamos um material perfeito para você aprofundar o estudo na área e estimular o interesse em mudar o panorama da sua empresa.
Fique por dentro das tendências do segmento com o e-book “Digitalização da Saúde”. No texto, você confere mais sobre os benefícios de integrar a tecnologia na área. Acesse o link e baixe o material gratuitamente.