A auditoria prospectiva está entre os principais requisitos para viabilizar a saúde baseada em valor. Ou seja, ela é fundamental para todo hospital e toda operadora que desejam prestar serviços de alta performance, focados na qualidade da experiência do paciente.
Sua finalidade é avaliar os métodos de assistência antes que sejam executados. Assim, ela permite identificar gargalos, prevenir erros e agregar mais qualidade, segurança e transparência aos processos.
Assim como nos demais tipos de auditoria em saúde, para que essa prática de análise prévia seja bem-sucedida na sua gestão, é fundamental saber como otimizá-la com o apoio da tecnologia e compreender seus benefícios para prestadores e pacientes.
Para ajudá-lo, nós preparamos este artigo justamente para tratar sobre esses pontos. A seguir, entenda o que é auditoria prospectiva, suas vantagens mais significativas, além das melhores práticas e ferramentas para aprimorá-la.
O que é auditoria prospectiva?
Quando tratamos sobre auditoria prospectiva, o conceito se refere à avaliação de um procedimento antes da sua execução. Assim, essa prática permite sanar falhas e ampliar a qualidade dos serviços antes mesmo que eles tenham início.
Ao contrário da auditoria retrospectiva, que é feita após o tratamento dos beneficiários, essa prática visa a uma análise técnica e administrativa antes da realização de exames, internações, cirurgias, consultas, entre outras atividades realizadas pelos prestadores.
Realizada pelas operadoras, a auditoria prospectiva em saúde serve para verificar a qualidade e o desempenho dos procedimentos prestados pelas instituições aos seus respectivos beneficiários.
Trata-se de uma análise que pode ser feita em diferentes níveis, sempre com o objetivo de confirmar que as diretrizes e regras negociadas entre a operadora e seu prestador estão, de fato, sendo cumpridas.
Portanto, a auditoria retrospectiva faz toda a diferença para evitar erros nos pagamentos, minimizar gastos desnecessários e garantir a excelência da assistência prestada. Além disso, como citamos, ela é imprescindível para a saúde baseada em valor.
Afinal, quando feito regularmente, o procedimento melhora a experiência do paciente e torna sua relação mais transparente. Já aos hospitais, ele aumenta a qualidade dos serviços e sua conformidade, o que também impacta nas margens de lucro.
Para entender melhor a importância da auditoria prospectiva e seu funcionamento, veja abaixo quais são as suas vantagens mais significativas. Depois, confira as práticas para maximizar seu desempenho e benefícios.
Quais os benefícios da auditoria prospectiva?
Como você pôde ver, a auditoria prospectiva analisa previamente todas as condições e regras da operadora, como coberturas e carências. Quando a execução dos procedimentos é regulada e autorizada depois dessa avaliação, as falhas são reduzidas.
Na parte técnica, é possível avaliar aspectos como a metodologia usada nos atendimentos, seu nível de qualidade e riscos envolvidos. Com os resultados, a operadora pode traçar com a prestadora medidas para aumentar a excelência e segurança dos serviços.
Por sua vez, no administrativo, a auditoria prospectiva verifica diversos pontos gerenciais, como a cobertura do plano do beneficiário, a autorização do prestador para o ressarcimento do serviço, a necessidade de fornecedores externos, etc.
Uma vez que as autorizações se tornam mais claras e eficientes, o beneficiário tem mais transparência para realizar seus procedimentos. Isso contribui para sua fidelização na operadora.
Já para as prestadoras, a auditoria prospectiva agrega mais conformidade e controle de custos para as atividades oferecidas. Assim, há uma melhor capacidade de controle sobre os serviços e sua lucratividade.
Ademais, o procedimento ajuda a prevenir erros, fraudes e imprecisões sempre que o paciente realizar consultas, cirurgias, internações, exames, entre outros procedimentos. Dessa forma, há mais clareza e satisfação para todas as partes envolvidas.
Quando a auditoria prospectiva é baseada em soluções digitais para operadoras de saúde, seus benefícios ainda são maximizados. Afinal, elas eliminam processos manuais e ferramentas fragilizadas, poupando custos e simplificando a tomada de decisão.
Com sistemas automatizados, o processo de glosa é otimizado. Afinal, sua gestão fica menos suscetível a erros e todas as informações são disponibilizadas de forma integrada, minimizando conflitos de interesses na sinistralidade entre operadoras e hospitais.
Graças à inteligência de dados, a tecnologia na gestão dos planos também agrega mais previsibilidade orçamentária, além de outros ganhos importantes na auditoria prospectiva, que apresentamos logo abaixo.
Como otimizar a auditoria prospectiva?
Agora você já sabe que a otimização das auditorias envolve a implementação de sistemas de gestão em saúde digital. Ao contar com as melhores ferramentas do setor, você tem acesso a tudo que precisa para tornar suas análises ainda mais eficazes.
Claro que, além de investir em tecnologia, também é fundamental saber como ela deve ser utilizada para aprimorar os processos. Abaixo elencamos suas possibilidades e melhores práticas no aprimoramento da auditoria prospectiva:
Autorização de procedimentos
Por meio de um sistema integrado, você pode configurar regras de auditoria prospectiva. Com a automatização das análises, é possível acelerar a liberação dos procedimentos e ainda torná-la mais assertiva, minimizando os riscos de autorizações indevidas.
Análises técnicas
As ferramentas automatizadas também contemplam as análises técnicas de auditoria prospectiva. Ou seja, você pode configurar indicadores para avaliar a qualidade e os riscos dos serviços, promovendo melhorias contínuas e uma gestão mais estratégica.
Comunicação com o público
Um bom sistema permite que a comunicação com prestadores e beneficiários seja online. Isso simplifica a relação com os clientes, que não precisam se deslocar para lidar com solicitações, e ainda permite que o contato seja apoiado por dados históricos de atendimentos anteriores.
Gestão de contratos
A gestão de contratos também ajuda a otimizar a auditoria prospectiva. Por isso, é importante que o software tenha esse módulo, para centralizar os modelos contratuais utilizados pela operadora, padronizar seus parâmetros e simplificar sua verificação.
Gestão de processos
Por fim, ao implementar um sistema automatizado, você simplifica a gestão dos fluxos de trabalho. Com mais controle sobre cada processo, as respostas às solicitações se tornam mais rápidas e menos passíveis de atrasos, o que beneficia a satisfação dos clientes.
Se você procura fazer este tipo de gestão automatizada e ter previsibilidade orçamentária, precisa conhecer o Íris: o aplicativo de auditoria médica com foco em gerenciamento de internações. Com ele é possível realizar a solicitação de alta, exames, prolongamento de internações e trocas de leitos. O app também funciona offline para que o auditor tenha autonomia em todos os locais do hospital. Clique aqui e explore nossas soluções exclusivas.