A regulação médica é decisiva para padronizar as diretrizes na atenção à saúde dos pacientes, garantir que os serviços médicos sejam seguros para o público e assegurar que os profissionais envolvidos na cadeia de atendimentos tenham mais competência.
Para isso, todo o processo é baseado em uma variedade de métodos que incluem procedimentos de licenciamento, registro e certificação. Por conta disso, sua aplicação muitas vezes é demorada e burocrática.
Felizmente, o crescimento da inteligência artificial (IA) na saúde já impacta a área de regulação, que está se tornando cada vez mais simples e eficaz. Por meio dela, é possível automatizar diversas demandas e decisões, aprimorando a produtividade e os resultados obtidos.
Mas, afinal, para que serve a regulação médica exatamente? Quais os benefícios da IA aplicados a esse processo? A seguir, você vai conhecer os principais detalhes que precisa saber sobre o tema. Confira.
O que é regulação médica?
A regulação médica é um processo que atende a situações de autorizações de procedimentos eletivos, emergência e urgência, e visa a garantir uma distribuição adequada e efetiva de recursos para os atendimentos. Seu objetivo principal é promover uma padronização capaz de atender às demandas de cada quadro médico e garantir a qualidade dos serviços prestados.
Entre suas atribuições estão a triagem das ocorrências e a identificação da presença de risco de morte, apontando quais recursos são necessários e mais adequados para esses pacientes.
O profissional de saúde, seja médico, enfermeiro ou farmacêutico devem preferencialmente ter experiência em Gestão em Saúde, com ênfase em Regulação. Essa expertise permite atender melhor às suas responsabilidades no contexto de Regulação, que são diversas:
A regulação médica envolve todas as atribuições necessárias para que o sistema funcione adequadamente, o que depende da eficiência na racionalização e na distribuição dos recursos.
Assim, o regulador atua desde o controle na demanda dos pedidos até nas triagens e classificações dos pacientes, detecções, distribuições, prescrições, orientações, despachos, e assim por diante.
Portanto, erros e inconformidades na regulação médica não podem ocorrer, já que fazem a instituição de saúde desperdiçar materiais e gerar prejuízos. Pior do que isso, os pacientes podem receber recursos inadequados e ter a qualidade do seu atendimento prejudicada.
Nesse sentido, a inteligência artificial na saúde ganhou destaque justamente por minimizar as chances de falhas e otimizar todo o processo. Confira abaixo as principais possibilidades oferecidas pela IA nesta área.
Benefícios da IA aplicada na regulação médica
A inteligência artificial na saúde já é utilizada há muito tempo para aprimorar diferentes processos de diagnóstico, tratamento e auditoria. Cada vez mais, suas aplicações têm gerado melhorias nas frentes de regulação médica.
Graças à IA, os processos são padronizados e as decisões são apoiadas em dados, conferindo níveis de agilidade e assertividade muito maiores em relação à gestão manual. Entre os principais ganhos para os reguladores destacam-se:
Gerir os processos médicos
Como citamos, a regulação médica é imprescindível para a segurança, eficiência e qualidade dos tratamentos e recursos médicos. Contudo, trata-se de um processo demorado, burocrático e que envolve diversas atribuições.
Diante disso, a inteligência artificial na saúde faz toda a diferença na automatização do processamento de informações, conferindo mais assertividade à gestão.
Registrar pacientes
Por falar em automatização na análise de dados, a IA também é decisiva para identificar gargalos e prevenir problemas. Trata-se de um benefício que gera melhorias na revisão dos registros de pacientes.
Essenciais para o processo de regulação médica, esses registros muitas vezes têm informações imprecisas quando inseridas manualmente. Quando essas falhas são eliminadas, também são evitados problemas no atendimento e no uso dos recursos das operadoras.
Lembre-se que os algoritmos conseguem coletar, analisar e cruzar volumes enormes de dados gerados nas instituições de saúde. Com isso, a IA processa informações com muito mais agilidade e eficiência, contribuindo para as melhorias dos procedimentos internos.
Fazer gestão de medicamentos
Os procedimentos que envolvem a aprovação de medicamentos exigem bastante tempo dos reguladores. Inclusive, isso prejudica a disponibilidade dos profissionais, que poderia ser mais bem aproveitada durante o atendimento dos pacientes.
A inteligência artificial na saúde já é capaz de resolver esse problema, analisando as necessidades de cada caso e apontando as recomendações ideais para saná-las. Isso não só acelera o processo, como também aumenta sua precisão e minimiza seus erros.
Estabelecer modelos de diagnóstico e modelos de atendimento
Ao elaborar modelos de diagnóstico adequados a cada caso, você agiliza os atendimentos e utiliza melhor os recursos médicos disponíveis. O mesmo vale para a otimização dos padrões de atendimento, que se tornam melhores, mais humanizados e alinhados à ética médica.
Para atender a essa demanda, a inteligência artificial se baseia nos dados de funcionamento dos processos da unidade de saúde e disponibiliza os melhores modelos possíveis para cada situação.
Basicamente, a IA considera as particularidades dos atendimentos já realizados e elabora padrões que façam mais sentido para cada situação de novos pacientes. Isso confere mais qualidade e viabilidade aos serviços prestados.
Conheça a solução da Benner
A Benner possui soluções exclusivas e altamente especializadas para gestão e controle de operadoras. Nossa ferramenta é a mais completa da área e conta com um módulo exclusivo para reguladores.
Nele você melhora o atendimento aos beneficiários durante a realização de diversos tipos de solicitações, como recepção de documentos, autorizações, atualização cadastral, segunda via de cartão, entre outras.
Quer aplicar a inteligência artificial na saúde e ter uma gestão mais completa, flexível e efetiva das suas demandas? Conheça o Sistema de Gestão de Operadoras da Benner e descubra por que ele é a melhor solução para otimizar a sua regulação médica.