O setor logístico está entre os mais relevantes de uma empresa. Afinal, a qualidade, agilidade e a própria rastreabilidade das entregas hoje são diferenciais importantes para os consumidores. Sabia que a otimização desses requisitos começa pelo picking?
A separação dos pedidos dita a performance de todas as etapas seguintes na logística, até a última ponta no cliente final. O papel da área de picking é justamente garantir que essas tarefas sejam produtivas, seguras e livres de erros.
Quer entender melhor o que é picking e por que ele é tão importante para a sua competitividade? A seguir, confira tudo o que você precisa saber sobre o conceito, sua relevância, principais tipos e como usá-lo no seu negócio.
Qual a importância do picking na logística?
Picking na logística é o processo de separação de mercadorias após um pedido. Quando uma venda é realizada, essa área entra em cena para rastrear os produtos no estoque e separá-los para a etapa seguinte, que é o empacotamento (packing).
Basicamente, trata-se de uma atividade em que os itens são retirados dos locais em que estão armazenados e movidos para outras áreas do armazém. O objetivo é agrupar esses volumes para atender aos pedidos feitos pelos consumidores.
Portanto, o picking de produtos é muito crítico para a cadeia logística. Afinal, ele influencia o ciclo da encomenda (intervalo entre o recebimento e entrega) e lida diretamente com a demanda do cliente, que pode ter sua satisfação prejudicada em caso de erros.
Inclusive, é comum que a maior parcela do tempo gasto nos processos logísticos seja ligada à coleta e acomodação das mercadorias durante o picking. Em contrapartida, quando o processo é otimizado, ele gera benefícios significativos, como:
- Mais rapidez nas entregas aos clientes;
- Otimização do tempo de todo o setor logístico;
- Agilidade no processamento dos pedidos;
- Diminuição de erros na expedição e embalagem;
- Ganho de produtividade nos processos do armazém;
- Mais qualidade nos serviços prestados aos consumidores;
- Consequente aumento na satisfação e retenção de clientes.
Como você pôde ver, é fundamental para toda empresa promover um picking mais rápido, assertivo e produtivo. Dessa forma, a performance de toda logística é melhorada, os custos operacionais são reduzidos e a satisfação dos clientes é ampliada.
Quais são os tipos de picking?
Antes de conferir as etapas para melhorar a separação dos seus pedidos, é fundamental identificar qual é o modelo de picking adotado na sua empresa ou qual seria o formato ideal para a realidade do seu negócio.
Existem quatro modalidades principais adotadas nos armazéns e centros de distribuição. Para ajudá-lo a entender qual faz mais sentido para a sua gestão de estoque, resumimos abaixo suas principais características:
Discreto
Indicado para operações menores, o picking discreto é feito por um colaborador, que começa e termina a separação dos pedidos. Como só um profissional lida com o processo, a incidência de erros é mínima. Entretanto, o tempo da operação é maior.
Por onda
Como no primeiro caso, só um profissional separa os pedidos no picking por onda. A diferença é que as solicitações são acumuladas e processadas de acordo com um agendamento prévio, baseado nos prazos de entrega fechados com os clientes.
Por lote
Já no picking por lote, o colaborador aguarda que diversos pedidos sejam acumulados. Então, ele separa os produtos de uma vez só. Isso permite que várias solicitações sejam concluídas ao mesmo tempo, otimizando tempo e os custos logísticos.
Por zona
Por fim, no picking por zona, o armazém é dividido em áreas com diferentes categorias de produtos. Quando os pedidos chegam, os profissionais separam os itens de cada zona. Então, a ordem é fechada assim que as coletas são finalizadas nessas áreas.
Como melhorar a separação dos pedidos?
Quanto melhor é o processo de separação de produtos na sua empresa, mais eficientes serão as etapas posteriores, desde o empacotamento dos pedidos, até a gestão do frete e a entrega final aos consumidores.
Por isso, é fundamental adotar algumas práticas para garantir que o modelo de picking adotado por sua equipe seja bem estruturado. Entre os cuidados mais importantes para que isso seja possível, destacam-se:
Organize o estoque
Um estoque desorganizado dificulta a localização dos produtos e deixa os seus colaboradores mais sujeitos a erros. Por isso, o primeiro passo para otimizar o picking é estruturar as áreas de coleta e separação.
Primeiro, mapeie todo o processo e identifique seus gargalos. A ideia é sequenciar as atividades de maneira lógica e garantir uma boa sinalização do espaço. Assim, sua equipe não perde tempo enquanto se desloca ou procura por determinados itens.
Priorize os produtos com maior giro
Outro cuidado importante no planejamento da distribuição do estoque é facilitar o acesso aos itens com maior giro. Se os profissionais conseguirem localizar e manusear os produtos com grande saída mais rapidamente, os processos diários se tornam mais produtivos.
Sendo assim, procure armazenar as mercadorias com giro mais elevado em áreas com acesso simplificado, próximas ao empacotamento e em prateleiras mais baixas. Já as unidades que vendem menos podem ficar no final do armazém e em prateleiras altas.
Padronize o recebimento
De nada adianta estruturar o armazém para facilitar a localização e a separação dos pedidos e os produtos serem colocados de forma equivocada nas áreas predeterminadas. Qualquer erro nesse sentido pode prejudicar a agilidade e a eficiência do picking.
Portanto, é imprescindível garantir que os métodos de recebimento sejam meticulosos. Tenha atenção aos cadastros nos códigos de barras, confira as quantidades recebidas e adote padrões para que cada mercadoria seja posicionada no lugar correto.
Invista em tecnologia
Por falar em padronização, faz toda a diferença automatizar a sua gestão de estoque. Com um bom sistema, você garante mais rastreabilidade para as mercadorias e otimiza seus recursos e mão de obra nos processos de separação.
Ao implementar um software de ponta, você acompanha e aprimora sua operação de ponta a ponta. Isso elimina falhas e retrabalhos, reduz custos e permite integrar sua logística às demais áreas do negócio, proporcionando uma gestão mais alinhada à sua demanda.
Monitore a performance da operação
Os investimentos em tecnologia também são importantes porque ela permite utilizar indicadores de performance nas suas operações, para que você monitore os resultados em tempo real, identifique suas falhas e implemente melhorias continuamente.
Quer otimizar a sua gestão logística com o software mais completo da área? Agora que você já conhece a importância do picking, conheça os diferenciais do Sistema de Gestão Logística da Benner e descubra por que ele é ideal para tornar sua empresa mais ágil e competitiva!