Se você se preocupa com a automatização da sua cadeia de suprimentos e com a integração dos seus processos, certamente está atento às inovações da logística 4.0. Contudo, as tendências da área não param de evoluir e de impor novos paradigmas ao setor.
Agora, diante do rápido avanço tecnológico e das novas exigências do mercado, impulsionadas especialmente pela recente pandemia, as organizações já estão se preparando para o novo contexto competitivo da Indústria 5.0.
Mas, afinal, como essas transformações estão ditando as tendências da logística para os próximos anos? O que esperar desse novo cenário e como se preparar para as suas próximas exigências competitivas?
A seguir, você vai entender como a logística na nova era da tecnologia está evoluindo do modelo 4.0 para o 5.0, como esse processo transformacional pode ser benéfico para a sua empresa e as principais ferramentas que estão ditando esses avanços. Acompanhe.
Como funcionava a logística 4.0?
A logística 4.0 é um reflexo da Indústria 4.0. Proposta inicialmente na Alemanha em 2011, hoje ela representa o estado da cadeia de produção mundial. Nela, a autonomia e a tomada de decisão nos negócios são baseadas em máquinas e sistemas automatizados.
Essa mesma lógica da indústria contemporânea se aplica à logística 4.0. Entretanto, o foco principal está na otimização, agilidade, eficiência, minimização de custos e nas melhorias de performance inerentes aos processos logísticos.
Seguindo os preceitos da Indústria 4.0, as novas tecnologias na logística viabilizam a criação de operações inteligentes. Isso significa que toda a cadeia é mais alinhada, eficiente, autônoma, mensurável e com alta visibilidade de gestão.
Dentre as tecnologias empregadas nos sistemas logísticos 4.0, destacam-se os sistemas de gestão para armazéns, transporte robótico, rastreamento de veículos via GPS e de paletes via RFID, entre muitos outros recursos.
Ao mesmo tempo, ferramentas de Inteligência Artificial e Big Data permitem preparar remessas e pedidos de acordo com as previsões de vendas ou abastecimento, com o aprendizado de máquina ditando um fluxo automatizado, dinâmico e em rede.
Baseada inteiramente nas evoluções tecnológicas, a logística 4.0 é mais ágil, flexível, integrada e estratégica. Assim, ela permite que as empresas atendam aos níveis de eficiência e de qualidade hoje impostos pelo mercado e pelos consumidores.
A evolução ao longo do tempo
Como você pôde conferir anteriormente, a logística 4.0 é resultado das evoluções propostas pela Indústria 4.0, que está cada vez mais consolidada e já se preparando para a chegada do novo modelo 5.0.
Assim, para entender o cenário atual e como será a logística 5.0, primeiro é fundamental conhecer o processo evolutivo que culminou na lógica industrial praticada atualmente no mercado. Confira um breve resumo:
Logística 1.0
Fruto da 1.ª Revolução Industrial, que começou na Inglaterra do século (XVIII) 18, ela procurava atender ao primeiro movimento de produção em escala. Assim, seu foco era no escoamento de grandes cargas de produtos, impulsionado principalmente pelas locomotivas.
Logística 2.0
Na 2.ª Revolução Industrial do século (XIX) 19, a popularização do fordismo maximizou a produção em massa. Para atender à crescente demanda de compras, a logística era voltada aos esforços de distribuição e abastecimento de grandes volumes de mercadorias.
Logística 3.0
A partir da metade do século (XX) 20, a 3.ª Revolução já teve fortes influências de avanços como a eletrônica, softwares e a própria internet. Com fábricas mais eficientes, surgiu a personalização. Junto dela, a logística passou a orientar-se mais pelas demandas dos clientes.
Logística 4.0
Hoje, a 4.ª Revolução Industrial é pautada pela automatização de processos e pela inteligência de dados. Com o dinamismo e a competitividade impostos pela digitalização, a integração e a eficiência da logística 4.0 agora são diferenciais competitivos para as empresas.
Logística 5.0
A primeira menção à Indústria 5.0 surgiu em 2016 no Japão, mas foi depois da pandemia que o conceito começou a ganhar evidência. Veja no próximo item como essa evolução já está começando a influenciar a inovação na logística.
O que é a logística 5.0?
As evoluções dos modelos de distribuição foram muito intensificadas pela recente pandemia de covid-19. Com limitações para sair de casa, os consumidores promoveram um aumento nunca antes visto na demanda logística.
Esse crescimento repentino e significativo na procura gerou problemas entre as empresas. Elas tiveram que lidar com dificuldades para renovar suas equipes, com bloqueios de mercadorias, atrasos, escassez de recursos e contêineres, entre outros desafios.
Inicialmente, isso consolidou de uma vez por todas a logística 4.0. Afinal, as companhias que ainda mantinham processos tradicionais se viram obrigadas a investir em tecnologia para responder à crise e agregar resiliência diante das exigências do mercado.
Ao mesmo tempo, o período pandêmico evidenciou carências sociais e fez as pessoas voltarem suas atenções à própria qualidade de vida. Isso ao passo em que a aceleração tecnológica ressaltou preocupações ligadas à sustentabilidade.
Diante desses novos anseios mercadológicos e sociais, somados às perspectivas de término da pandemia, as organizações tiveram que orientar seus olhares a um novo modelo de reconciliação entre humanos e máquinas.
Foi aí que a Indústria 5.0 voltou ao centro das discussões. Ela surgiu do conceito de Sociedade 5.0, criado em 2016 pelo governo japonês por meio de um decreto que procurava garantir mais bem-estar e inclusão à população com o apoio da tecnologia.
Agora, esse modelo inspira uma nova Revolução Industrial. Ela deve influenciar significativamente a sociedade, o mercado e todas as áreas relacionadas à cadeia produtiva, como é o caso da própria logística 4.0 e 5.0.
Quais as propostas do modelo 5.0?
A logística 4.0 visa a transferir a autonomia do trabalho às máquinas e sistemas. Já a 5.ª Revolução Industrial propõe uma relação cooperativa. Ou seja, os avanços tecnológicos não devem substituir as pessoas, mas sim atuar como seus aliados.
Na medida em que a automação se torna cada vez mais dinâmica, eficaz e apta a otimizar os resultados corporativos, os profissionais devem continuar ocupando os espaços de trabalho e tendo suas funções valorizadas por essas ferramentas.
Nesse contexto, a logística 5.0 deve ser uma extensão de todos os avanços promovidos pela logística 4.0, mas com um elemento humano que muito carece nos atuais processos automatizados.
As novas tecnologias da logística 4.0 permanecem e continuam avançando. Elas incluem soluções de Big Data, Inteligência Artificial, Internet das Coisas, robotização, rastreamento, auditoria, entre muitas outras. Contudo, seu potencial deve servir mais aos indivíduos.
Quais são os benefícios da logística 5.0?
Para as empresas, a logística 5.0 oferece a otimização tecnológica somada ao senso crítico e cognitivo humano. Já para as pessoas, é sinal de uma maior valorização da sua inclusão, qualidade de vida e sustentabilidade. Entenda melhor os benefícios:
- Os recursos tecnológicos permanecem em evolução. Contudo, ela passa a ser mais condicionada às exigências e necessidades dos trabalhadores;
- Como resultado da valorização humana, as organizações tornam-se mais aptas a atrair e reter os melhores talentos do mercado;
- Toda a integração, automatização e inteligência gerencial da logística 4.0 é mantida. Entretanto, ela também serve para potencializar questões sociais;
- Simultaneamente, o foco ecológico ganha relevância. Nele, os avanços tecnológicos tornam-se mais sustentáveis, beneficiando a população e o ambiente;
- Com a performance tecnológica somada à capacidade humana, a logística 5.0 vai proporcionar níveis inéditos de redução de custos, falhas e de tempo;
- O resultado é uma indústria muito mais competitiva, uma logística mais alinhada às demandas do mercado e uma sociedade mais equilibrada e sustentável.
Principais tendências tecnológicas
Agora você já sabe que a Indústria 5.0 não deve abrir mão das evoluções já promovidas na logística 4.0. Na verdade, ela visa a garantir um avanço tecnológico ainda mais rápido e focado nas necessidades da sociedade como um todo.
Isso significa que os processos operacionais e de planejamento na cadeia de distribuição ainda serão muito influenciados pelo surgimento de novas ferramentas e métodos. Abaixo, elencamos as principais tendências tecnológicas esperadas para os próximos anos:
Internet das Coisas (IoT)
A Internet das Coisas já é uma das tecnologias mais relevantes para a logística 4.0. Assim, seus avanços devem ser decisivos para que a Indústria 5.0 proporcione ganhos cada vez maiores de inteligência e performance.
Com ela, praticamente tudo pode ser conectado à internet. Isso permite que sensores sejam acoplados às mercadorias e aos equipamentos do armazém, para um controle mais completo, rastreável, transparente e em tempo real das operações.
Digital Twin
A tecnologia Twin permite criar versões digitais de produtos e processos. Sua finalidade é garantir uma prototipagem mais realista, com testes de modelos e simulações precisas dos resultados finais.
Para otimizar o orçamento logístico, um volume crescente de fábricas e armazéns deve utilizar o Digital Twin. Afinal, ele permite criar “gêmeos digitais” desses espaços para avaliar mudanças e promover a melhor organização possível de seus processos.
Armazéns ecologicamente sustentáveis
Lembre-se que a Indústria 5.0 também é focada na sustentabilidade. Por isso, a evolução da logística 4.0 deve ser marcada por armazéns e centros de distribuição cada vez mais ecológicos e voltados à otimização de recursos.
O uso de máquinas com maior eficiência energética, painéis solares e áreas de reciclagem deve ganhar espaço. O mesmo vale para sistemas que monitoram recursos e integram seus processos, reduzindo o uso de plástico, eletricidade, papel, gasolina, etc.
Se você também deseja otimizar a sua logística e preparar-se para os avanços do setor, conte com a Benner para impulsionar a eficiência operacional de todas as fases da sua cadeia de suprimentos. Nosso Sistema de Gestão Logística é o mais completo do mercado.
Quer mais inteligência, controle e automatização nos seus processos? Explore as nossas soluções, que vão desde a compra de materiais, planejamento e roteirização, até as gestões de pátio, estoque, transportes e entrega. Venha evoluir conosco da logística 4.0 para a 5.0!