Diante de um cenário cada vez mais dinâmico, competitivo e passível de transformações, as empresas encontraram nas universidades corporativas uma forma de potencializar seus talentos e de alinhá-los à demanda crescente por performance.
Afinal, tão importante quanto atrair os melhores profissionais é conseguir retê-los e mantê-los engajados com a cultura da empresa. Mais do que isso: hoje o mercado exige desenvolvimento contínuo e mão de obra estratégica.
O papel desse modelo de ensino corporativo é justamente atender a essas necessidades, por meio de qualificação personalizada, constante e totalmente alinhada às estratégias organizacionais.
Nesse sentido, Carolina Learth, líder de Sustentabilidade do Santander, afirmou ao Estadão que “o objetivo sempre será contribuir para que os profissionais se desenvolvam constantemente e, assim, possam ajudar a repensar constantemente o jeito de ser e de fazer negócios”.
Ou seja, investir no capital humano é imprescindível para atender aos novos paradigmas competitivos e transformacionais das companhias. Mas qual o papel da universidade corporativa nesse contexto?
A seguir, vamos esclarecer tudo o que você precisa saber sobre o que é universidade corporativa e quais os seus objetivos. Acompanhe e descubra também quais ganhos o aprendizado contínuo pode trazer para o seu negócio!
O que é universidade corporativa?
As universidades corporativas, como o nome sugere, são sistemas de aprendizado vinculados a empresas. Diferentes das entidades de ensino tradicionais, elas são desenvolvidas internamente pelos negócios, para atender aos seus objetivos.
Basicamente, uma faculdade corporativa serve para desenvolver competências e maximizar talentos continuamente. Na medida em que os colaboradores têm seu crescimento profissional favorecido, isso também é revertido em benefícios para a organização.
Dessa maneira, o modelo faz com que as companhias tenham profissionais cada vez mais qualificados, produtivos e atualizados. Ao mesmo tempo, por ter sua evolução favorecida, esses indivíduos se tornam mais engajados e alinhados à cultura organizacional.
Como citamos, a competitividade do mercado é crescente. Por isso, potencializar a mão de obra estratégica hoje é uma das principais demandas das companhias. Diante dessa exigência, as universidades corporativas se destacam porque:
- Estimulam as competências exigidas no cotidiano do negócio;
- Incentivam a aprendizagem contínua e o desenvolvimento da equipe;
- Alinham a evolução dos profissionais às metas de crescimento do negócio;
- Desenvolvem ao máximo o potencial de cada talento;
- Contribuem para a satisfação, engajamento e retenção dos melhores profissionais;
- Ampliam as vantagens competitivas por meio de uma mão de obra estratégica.
Portanto, trata-se de um formato de educação corporativa capaz de tornar os talentos mais competentes, produtivos e bem-sucedidos em suas áreas de atuação. Por sua vez, todos esses ganhos são estendidos para a empresa.
Para que você entenda melhor o que é universidade corporativa e como funciona, veja nos itens seguintes qual é o seu papel dentro das organizações e quais as vantagens do aprendizado contínuo.
Qual é o papel da universidade corporativa?
O papel das universidades corporativas é complementar as competências dos profissionais, ampliar sua formação de maneira contínua e garantir que suas capacidades estejam sempre alinhadas às necessidades da empresa.
Em primeiro lugar, o modelo amplia o foco nos colaboradores e no seu crescimento de carreira. Assim, ele melhora o clima organizacional, ajuda a minimizar a rotatividade e fortalece a imagem da marca empregadora.
Somado aos ganhos de engajamento, a expectativa é que o aprendizado contínuo gere benefícios estratégicos significativos para o negócio. Afinal, o foco é justamente ter recursos humanos mais produtivos, qualificados e alinhados às evoluções do mercado.
Vale ressaltar que não existe um único formato de universidade corporativa. Na verdade, cada organização deve estruturá-la de acordo com o seu perfil de colaboradores e necessidades de capacitação.
Contudo, as plataformas digitais de ensino estão entre as principais tendências de RH nessa área, pois conseguem promover uma qualificação ainda mais personalizada, não só em relação às demandas da empresa, mas também sobre as necessidades de cada indivíduo.
Mais que um EAD corporativo, capaz de disponibilizar aulas para que o aluno assista remotamente, sem precisar interromper sua jornada de trabalho, esse tipo de plataforma oferece exatamente o que o talento necessita.
A ferramenta pode coletar e analisar dados de people analytics para identificar quais os gargalos e oportunidades de melhorias de cada profissional. Assim, a partir do repositório de conteúdo da empresa, o sistema cria trilhas de aprendizado customizadas.
Além de serem mais flexíveis, personalizadas e menos dispendiosas em relação às qualificações tradicionais, essas ferramentas digitais potencializam a proposta básica das universidades corporativas.
Quais são os benefícios do aprendizado contínuo?
As grandes companhias entendem que investir no desenvolvimento e na retenção de talentos é o melhor caminho para ter sucesso. Não por acaso, empresas como Microsoft, Ambev, Banco do Brasil, entre outras gigantes do mercado, já investem em universidades corporativas.
Atualmente, com o modelo cada vez mais consolidado e acessível, organizações de todos os portes podem utilizá-lo para maximizar seu crescimento e superar seus desafios de RH. Ao promover o aprendizado contínuo, a empresa terá benefícios como:
Retenção de talentos
Bons programas de aprendizado contribuem para a evolução dos colaboradores. Isso beneficia sua carreira e demonstra comprometimento por parte da empresa. Consequentemente, a retenção e o engajamento dos talentos também são impactados.
Otimização de recursos
Reter talentos também minimiza gastos com rotatividade. Ao mesmo tempo, as universidades corporativas otimizam o desempenho dos recursos humanos. No formato digital, elas ainda promovem esses benefícios de maneira mais flexível, assertiva e menos dispendiosa.
Vantagem competitiva
Otimizar recursos humanos significa ter colaboradores mais preparados, atualizados e aptos para atuar de forma estratégica. Trata-se de um ganho significativo de desempenho para as equipes, que aproximam a empresa de suas metas e maximizam sua competitividade.
Fortalecimento da cultura organizacional
Enquanto potencializam talentos e promovem sua evolução profissional, os programas internos de aprendizado contínuo garantem que isso seja feito de acordo com os valores e metas do negócio. Dessa forma, ainda há um fortalecimento da cultura organizacional.
Se você quer acessar todos esses benefícios e simplificar a transmissão de conhecimentos na sua empresa, conheça a Universidade Corporativa Benner. Ela é a plataforma mais completa do mercado, com tudo que você precisa para gerar as melhores experiências aos seus talentos.
Da comunicação interna ao planejamento dos cursos, temos a única solução que conecta todas as funcionalidades em um só lugar. Explore nossos diferenciais e desenvolva sua equipe com todas as ferramentas que só as melhores universidades corporativas oferecem.