Aqueles que procuram por operadoras de planos de saúde estão em busca de qualidade e eficiência nos atendimentos. Desse modo, você, como médico e gestor de operadora, deve entender a importância da tecnologia em favor da saúde das pessoas.
Se você ainda tem dúvidas quanto à implementação de soluções digitais, saiba que os benefícios são muitos. As ferramentas e os softwares reduzem o tempo para demandas operacionais e os riscos de erros.
Além disso, esse tempo pode ser convertido para o desenvolvimento de uma gestão de saúde eficiente e mais assertiva.
Continue a leitura e vamos te mostrar os impactos da inovação tecnológica e como ela favorece o sistema de saúde.
Gestão jurídica de operadora de plano de saúde
Como se sabe, as operadoras de planos de saúde estão regidas pela Lei nº 9.656/98, que determina uma série de informações. O conhecimento dessas normas é primordial para elas funcionarem dentro das determinações jurídicas.
Entender o regimento legal auxilia na rotina do departamento jurídico das operadoras. Você sabe quais são as principais atividades desse setor? Abordaremos três delas abaixo e reforçaremos o uso da tecnologia como aliada nesses processos.
Documentos e contratos
Atos societários, autorizações, alvarás, NIPs e demais contratos devem estar amparados pelo setor jurídico. A legalidade da operadora depende da atuação dos colaboradores em conformidade com as leis.
Toda e qualquer norma é estabelecida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), assim como as autorizações quando necessárias.
Vamos pensar na seguinte situação: o beneficiário do plano precisa de um procedimento e o plano não se dispõe a custear. O primeiro passo é abrir uma NIP (Notificação de Investigação Preliminar), ou seja, um processo administrativo para resolução do conflito.
Logo, é função do departamento jurídico monitorar o site da ANS no caso de surgirem novas NIPs.
As auditorias também devem passar pelo setor para garantir o cumprimento das normas e regulamentações.
Processos judiciais
Existem situações em que o NIP não é suficiente para cessar o conflito e acaba se tornando uma ação judicial. Nesses casos, o pessoal do jurídico precisa estar atento para a necessidade de agir rapidamente.
Por exemplo, quando o juiz determina a cobertura de determinado procedimento. A coleta de documentos, informações e histórico médico precisam ser reunidos rapidamente.
A tecnologia facilita esse processo com a utilização de softwares de gestão, eles armazenam todos os dados em um único ambiente. Desse modo, as demandas judiciais, principalmente essas envolvendo liminares e ações, podem ser realizadas com maior agilidade.
Proteção de dados
Gerenciar planos de saúde também significa mexer com os dados dos beneficiários como histórico médico, étnicos, biológicos entre outros. Todas essas informações estão amparadas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Cabe aos responsáveis jurídicos definirem as ações necessárias para a proteção, tratamento e arquivamento desses dados.
Cuidado ao paciente e prevenção
Quando falamos de tecnologia para a saúde, estamos nos referindo a todas as inovações desenvolvidas para melhorar a qualidade de vida.
Você sabia que a área da saúde é uma das que mais são beneficiadas com os avanços tecnológicos? As ferramentas para gestão transformam o dia a dia dos médicos e das operadoras de planos de saúde.
Prontuários eletrônicos, bulas digitais, atendimentos remotos pela tela do celular e a compilação de dados para prevenção. São diversos os recursos que podem ser utilizados e oferecidos para o bem-estar dos beneficiários.
Prontuário eletrônico
O Conselho Federal de Medicina (CFM) autorizou a utilização de documentos eletrônicos como substitutos do papel. Desse modo, prontuários, receitas, atestados, históricos médicos, compõem um banco de dados completo.
Com apenas alguns cliques você consegue localizar e cruzar todas as informações necessárias para a emissão de um diagnóstico preciso.
Bulário online
Atualmente é comum encontrarmos as bulas de medicamentos disponíveis na versão digital. A própria Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) disponibiliza um bulário eletrônico com milhares de medicamentos.
Estão disponíveis versões para médicos e para pacientes também. Apesar de ser necessário baixar o arquivo PDF, outros usuários modernizaram o processo permitindo a visualização online.
Telemedicina
A telemedicina, sem dúvidas, é o maior avanço até aqui e se vale da tecnologia da informação e comunicação. Ela revolucionou o atendimento permitindo que as pessoas pudessem ser assistidas independente de sua localidade.
Um estudo feito pela Conexa Saúde mostra que 68% dos profissionais da saúde aprovam essa modalidade.
Dados para criação de planos de prevenção
A medicina integrada junta o conhecimento ocidental e oriental com os dados de pacientes para traçar ações preventivas. Com esse material é possível desenvolver um mapeamento genético e alcançar ações eficazes na prevenção de doenças.
Gestão de processos inteligentes
A tecnologia contribui para uma gestão de planos de saúde inteligente. Por meio de recursos como Big Data e Inteligência Artificial (IA) você coleta e analisa diversos dados.
O Big Data é um recurso que compila milhões de dados da rede e, a partir da IA, converte e cruza as informações. Na área da saúde, a análise é convertida em diagnósticos precisos e em muitos casos, preventivos.
Em relação à gestão de operadoras de planos de saúde, esses processos inteligentes garantem a redução de erros como glosas. O tempo gasto em cada tarefa também diminui, o que gera produtividade para a empresa.
Impactos positivos da tecnologia para saúde
Entramos na era da saúde digital que atinge a rotina de todos os profissionais da área. Com base em tudo que descrevemos ao longo deste artigo, fica evidente quais são os impactos positivos da tecnologia, certo?
Para finalizar, vamos listar esses impactos, confira:
1. Com a redução do tempo, a produtividade dos colaboradores aumenta;
2. Há uma redução considerável de custos, visto que a maioria é proveniente de erros;
3. Acesso a recursos protegidos pela LGPD;
4. Maior confiabilidade em relação aos processos jurídicos do cotidiano.
Todos esses recursos são atendidos por meio de um software de gestão. A Benner Saúde para Operadoras oferece as soluções perfeitas para o seu dia a dia. Também contamos com uma plataforma de Telemedicina que oferece:
- Agendamento online;
- Prontuário Eletrônico;
- Comunicação;
- Teleatendimento;
- Pagamento Digital;
- Insights e Analytics.