O excesso de informações no setor de operações pode dificultar o gerenciamento manual das demandas. Porém, com o uso da tecnologia na logística é possível processar um número maior de dados em menos tempo.
Estamos falando da logística 4.0, um conjunto de ferramentas, equipamentos e sistemas atrelados a soluções tecnológicas que beneficiam sua empresa.
Ao aceitar a transformação digital, você garante maior eficiência nas transações, reduz os custos com falhas e aumenta a produtividade. Os sistemas desenvolvidos propõem a automatização e o aprimoramento dos recursos para um fluxo de informações mais eficaz.
Quer implementar uma gestão de logística assertiva e com resultados ágeis? O primeiro passo é entender a importância da tecnologia da informação no setor logístico.
Para isso, preparamos esse post para te ajudar, como diretor de operações, a compreender os benefícios de investir em inovação. Continue lendo e ainda descubra sobre as principais aplicações tecnológicas para a empresa.
Qual a importância da tecnologia na logística?
A logística na nova era da tecnologia garante que os centros de distribuição tenham processos automatizados. Desse modo, o controle de estoque, dados dos clientes, rastreamentos, financeiro e outros podem ser monitorados com a ajuda de um software logístico.
Com uma ferramenta tecnológica você consegue padronizar os processos, logo os riscos de erros e perdas diminuem como consequência. Além disso, o compartilhamento e o fluxo de informações são mais rápidos, proporcionando precisão para executar as atividades.
Vale lembrar que o principal objetivo da logística é: entregar a mercadoria correta, em pouco tempo, seguindo as diretrizes adequadas e sem comprometer o financeiro com gastos extras.
Por que investir em inovação?
Para se manter ativo no mercado competitivo, gerar valor e autoridade ao seu negócio. Conforme a indústria vai se reinventando, todos os processos sofrem mudanças e alguns até se tornam obsoletos.
Quanto mais antigo o equipamento, maior a probabilidade de erros e custos elevados de refações. Por isso, investir em inovação na logística e se manter atualizado quanto às novas tecnologias é indispensável para um processo eficiente.
Benefícios da tecnologia na logística
Para entender mais sobre a importância da tecnologia da informação na logística é preciso ter claro alguns dos principais benefícios. Listamos quatro, confira:
Otimização do planejamento
Com a ajuda de um sistema de logística, o planejamento se torna mais ágil. Isso acontece porque a tecnologia oferece acesso diário a muitas informações visando a uma tomada de decisões mais assertiva.
Esses dados coletados para planejamento também auxiliam na auditoria, permitindo que sejam desenvolvidas estratégias claras e precisas.
Aumento da agilidade nas operações
O grande volume de dados disponíveis para você como responsável pelas operações, favorece todo o processo. É possível identificar cada etapa da mercadoria, desde sua produção até sua saída do centro de distribuições.
Com a possibilidade de comparar rotas de entrega, por exemplo, a equipe consegue analisar as variáveis em relação ao tráfego. Desse modo, fica mais fácil escolher o melhor trajeto para a distribuição dos produtos.
Redução de custos e falhas
Assim como processos manuais, tecnologias obsoletas também apresentam riscos de falhas e devem ser atualizadas. Com a automação, os erros que passariam despercebidos são identificados e podem ser eliminados sem maiores estragos.
Investir em novas tecnologias na logística evita prejuízos provenientes de retrabalhos. Logo, haverá menos custos extras para as produções.
Satisfação do cliente
Quando seu processo de distribuição se torna otimizado e as entregas acontecem mais rápido, você conquista a satisfação do cliente. Essa satisfação gera credibilidade e reconhecimento para a marca.
Principais aplicações tecnológicas para o setor de logística
As tecnologias aplicadas na logística permitem um controle completo de toda a cadeia de suprimentos. Você consegue fazer integração de softwares, rastrear objetos em tempo real e ainda garantir uma gestão financeira equilibrada.
Abaixo, vamos apresentar quatro tecnologias disponíveis para uma gestão inovadora e produtiva.
TMS (Transportation Management System)
O Sistema de Gerenciamento de Transportes foi criado para gerenciar atividades em conjunto com a tecnologia. Trata-se de um sistema inteligente que permite o controle de forma integral de toda a gestão de transportes. Ou seja, não se restringe apenas ao recolhimento de dados.
Com esse software é possível emitir manifestos de cargas, visualizar embarques, coletas e entregas, além do cadastro de taxas e tarifas. Ele também contribui para o processo de tomada de decisões a partir de informações relevantes.
ERP (Enterprise Resource Planning)
Traduzido como Planejamento de Recursos Empresariais, o ERP é um software de gestão que integra informações de diferentes setores. Esse recurso proporciona uma visão sistemática de toda a empresa, facilitando o acesso a dados.
Ademais, o ERP permite a integração de outros softwares em sua base, como sistemas de RH, financeiro, jurídico, etc.
Mas como funciona na logística? Simples, uma compra é efetuada e registrada na plataforma, os responsáveis pelo estoque recebem a informação. Eles fazem a separação do item e encaminham para a distribuição dando baixa na quantidade disponível.
Caminhões inteligentes
A implementação de Inteligência Artificial e Internet das Coisas chegou até mesmo nos caminhões de transporte. São sensores, dispositivos e outros objetos que enviam e recebem informações constantemente.
Essa conexão é feita diretamente com o sistema de gestão de transportes e com outros caminhões da frota.
WMS (Warehouse Management System)
O WMS é um software dedicado ao gerenciamento de armazéns, ou centros de distribuição. Ele gera dados precisos sobre a localização dos produtos e transforma o processo envolvendo prazos de entrega.
Suas funções são: receber, armazenar, separar pedidos, expedir e atualizar o inventário de itens.
CRM (Customer Relationship Management)
A ferramenta responsável por gerenciar o relacionamento com os clientes pode ser um software ou uma funcionalidade em um ERP. Todas as transações e contatos ficam armazenadas em seu sistema para gerar dados relevantes.
É a partir dessas informações que a empresa consegue prever oportunidades de atender às necessidades do seu público.
Inove com a Benner ao seu lado
A transformação digital já chegou e se você sente a necessidade de automatizar os processos logísticos conte com um software.
Nosso sistema logístico contempla todas as etapas da cadeia de suprimentos e possui módulos ideais para sua gestão.
Com a Benner você consegue tornar a logística mais ágil e competitiva. Entre em contato com nossos especialistas preenchendo o formulário abaixo e conheça mais sobre essa ferramenta.