O desenvolvimento de soluções tecnológicas é destaque no Brasil e no mundo. No setor jurídico, desde a pandemia, houve um boom na oferta de serviços e produtos das chamadas lawtechs e legaltechs.
Você, como profissional de direito, sente a necessidade de implementar uma gestão jurídica automatizada no seu escritório ou departamento, certo? Logo, o primeiro passo é entender o que são lawtechs e conhecer o mercado brasileiro para elas.
Ao ler este artigo esperamos responder a seus questionamentos e ainda apresentar as principais áreas com atuação tecnológica. Boa leitura!
O que são lawtechs?
São startups de tecnologia que atuam no mercado jurídico. Elas foram criadas com o propósito de oferecer serviços e produtos para automatizar o cotidiano dos profissionais do setor.
Desse modo, o objetivo de uma lawtech é promover inovação, modernizando e descomplicando as demandas diárias. Assim, os processos se tornam mais ágeis e menos burocráticos por meio de soluções tecnológicas.
Os recursos utilizados são vários e não se limitam apenas a resolver problemas ou automatizar processos repetitivos e operacionais. Também ocupam espaço significativo na melhora dos fluxos de trabalho e no desenvolvimento de estratégias do escritório ou departamento.
Qual a diferença entre lawtech e legaltech?
Enquanto as lawtechs destinam seus serviços para pessoas e empresas que procuram consultoria jurídica, a legaltech tem um público mais restrito. O trabalho desenvolvido é voltado a escritórios e departamentos jurídicos.
Como é o mercado de lawtechs no Brasil?
O mercado brasileiro de lawtech é crescente; em 2017 eram 20 startups e esse número aumentou 300% até 2021. Essas informações são fornecidas pela Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L) e colocam o Brasil como líder mundial.
Segundo a AB2L, as soluções jurídicas desenvolvidas por startups do nosso país são referência internacional para advogados e outros profissionais. O crescimento do mercado brasileiro está relacionado a dois fatores:
- O setor jurídico tem se modernizado rapidamente, um exemplo são os processos e petições eletrônicas;
- Há muitos jovens se formando a cada ano, e essa geração se apossa da tecnologia com naturalidade.
As startups atuam em diversos setores, como compliance, análise e monitoramento de dados, gestão de escritórios, resolução de conflitos e automação. Ademais, essas empresas se destacam na oferta de oportunidades para profissionais de direito e de tecnologia.
Principais áreas com atuação de tecnologia jurídica
Até aqui mostramos as principais informações quanto ao desenvolvimento das lawtechs no Brasil. Agora, vamos apresentar as principais áreas que podem ser automatizadas.
Com um sistema jurídico otimizado você consegue centralizar as informações e aumentar a produtividade do escritório ou departamento. Isso acontece por conta das tecnologias utilizadas nos processos, como Big Data, Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT).
Abaixo, confira cinco soluções digitais:
Compliance
O compliance envolve a criação de ações e práticas com o intuito de minimizar riscos e nortear os processos empresariais. Em suma, são analisados diversos tipos de legislação como leis trabalhistas e, principalmente, em relação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Resumidamente, envolve questões de segurança e conformidade com as determinações da justiça. Um ponto de interesse para a implementação de compliance no seu escritório ou departamento é a credibilidade.
Análise e monitoramento de dados
Os documentos estão sendo disponibilizados virtualmente com mais frequência e isso aumenta a oportunidade de reunir informações. Por meio de uma IA é possível monitorar o andamento de processos, legislações e publicações.
Esse apanhar de dados também contribui para a tomada de decisões, seja para o crescimento da empresa ou traçar estratégias para vencer uma ação.
Resolução de conflitos
Proporcionar um bom atendimento aos clientes envolve conhecer o caminho e traçar soluções estratégicas para o processo. Foram criados sistemas específicos dedicados à resolução de conflitos, mas como funcionam?
Através de uma ferramenta online você consegue mediar, arbitrar e negociar acordos com mais assertividade.
Sabemos que muitos processos podem ser lentos e nem sempre haverá garantia de ganhar. Assim, dispor da tecnologia pode até mesmo evitar confrontos diretos na Justiça, encontrando soluções entre as partes.
Automação
Entre os recursos desenvolvidos pelas lawtechs estão os softwares jurídicos com foco em gestão. Com eles é possível automatizar as tarefas do escritório ou departamento jurídico, como o preenchimento digital de documentos e gerenciamento dos contratos.
Quando sua equipe deixa de perder tempo preenchendo papéis manualmente, vocês podem se dedicar a outras questões. Por exemplo, estudar novos processos ou conhecer melhor seus clientes.
Gestão de escritórios
Contar com um software de gestão completo pode trazer muitos benefícios para o escritório ou departamento. Aumento de produtividade e faturamento são apenas algumas das vantagens.
Uma plataforma eficiente vai promover soluções para você lidar com o grande volume de informações e gerenciar os processos. Além disso, a ferramenta completa também vai auxiliar em relação às equipes e outras áreas da empresa.
Como a Benner pode ajudá-lo?
Oferecendo soluções jurídicas completas como sistema, BPO, NIP’s e ODR. Nosso software para departamentos possui 16 módulos que se dividem entre Gestão de Contencioso e Jurídico Consultivo.
Contamos com Tecnologia 4.0 envolvendo os seguintes programas:
- Inteligência Artificial com comando de voz;
- Assistente Virtual da Benner;
- Disponibilidade para plataformas Android e IOS;
- Assinatura Digital;
- Mapa Contábil.
Conheça mais sobre o que podemos oferecer para a automatização do departamento, baixe nosso ebook exclusivo e entenda de uma vez por todas como o software jurídico pode otimizar a sua gestão de processos