Muitos profissionais do direito concordam que a automação jurídica representa a principal tendência da área de advocacia, graças à sua integração às vantagens da inteligência artificial (IA).
Ao automatizar tarefas, o advogado ou gestor jurídico ganha tempo e agilidade em várias demandas da rotina e acesso a dados para embasamento da tomada de decisões.
Quer entender por que a automação se tornou vital para um escritório ou setor jurídico e como funciona a inteligência artificial nesse contexto? Continue a leitura para saber mais.
Quais os benefícios da automação jurídica para a empresa?
A automação jurídica é muito útil na otimização das rotinas de advocacia. Conheça algumas das vantagens práticas.
Centralização de informações
Um bom sistema de automação centraliza todas as informações em uma única plataforma. Isso facilita o acesso aos dados do departamento jurídico, documentos legais da empresa, contratos, eventuais processos e o que mais for pertinente em termos legais.
Em vez de perder tempo em diferentes softwares e registros, tudo fica à disposição da equipe de maneira simples e rápida.
Como os dados deixam de ser geridos manualmente, há melhora na qualidade e diminuição de erros.
Aumento da produtividade
A gestão jurídica de uma organização envolve diversas tarefas. Por mais importantes que sejam, muitas delas podem ser burocráticas e repetitivas. O objetivo da automação é justamente lidar com essas demandas manuais.
Ou seja, enquanto as tarefas operacionais se tornam mais ágeis e assertivas, a tecnologia ainda libera tempo para que os profissionais se dediquem a atribuições mais relevantes e estratégicas. O resultado é um time mais produtivo.
Melhora na gestão e organização
Ainda em termos de gestão, um bom software de automação jurídica permite que a organização e a administração dos fluxos de trabalho da equipe sejam feitas com precisão, praticidade e flexibilidade.
Isso envolve várias demandas de um escritório ou departamento legal, como: ordenamento e acompanhamento das tarefas, agendamentos e avisos de prazos, assinatura digital de contratos e documentos, cálculos automáticos, e assim por diante.
Aumento da lucratividade
Como citamos, a automação jurídica centraliza e simplifica o acesso às informações vitais para as rotinas da equipe, colaborando para o aumento da produtividade e estimulando o pensamento estratégico.
Todos esses benefícios representam ganhos significativos em qualidade, eficiência e governança dos serviços realizados. Seja em um escritório de advocacia ou no setor jurídico de uma empresa.
Gerenciamento e integração dos colaboradores
Além de otimizar o fluxo de tarefas e de informações, um bom software de automação jurídica conta com ferramentas para integrar a comunicação entre os colaboradores e para tornar o processo de delegar tarefas mais rápido e bem organizado.
Dessa maneira, as informações não ficam dispersas entre e-mails, mensagens e contatos pontuais no escritório. Tudo é integrado na mesma plataforma, o que favorece a comunicação e o engajamento do time, além da praticidade e agilidade de suas rotinas.
Aplicações da inteligência artificial no setor jurídico
A automação jurídica promove benefícios significativos aos advogados e gerentes legais, mas as possibilidades à disposição dos profissionais do direito podem ser ainda maiores quando somadas às novas aplicações da inteligência artificial. Conheça as principais delas:
Gerenciamento de documentos legais
A relação entre inteligência artificial e direito tem destaque na gestão de contratos e documentos.
Um software de IA otimiza a gestão, garante a conformidade dos contratos e automatiza rotinas para que os profissionais se concentrem em demandas de maior valor.
Entre os recursos que proporcionam esses benefícios está a capacidade de detectar os termos que mais geram erros nas documentações, interpretar as informações e fornecer os apontamentos mais relevantes.
Revisão de contrato
A revisão de contratos está entre as atividades que mais tomam tempo do departamento jurídico. Afinal, desde a adequação dos modelos até a análise das cláusulas e variáveis, qualquer inconformidade pode gerar problemas sérios à empresa.
O papel da automação jurídica baseada em IA é executar esse tipo de tarefa de maneira mais célere e analítica. Ao mesmo tempo que se economiza tempo, as revisões também se tornam mais abrangentes, o que garante mais produtividade e minimiza as chances de erros.
Chatbot
As ferramentas de Chatbots se popularizaram nas empresas. Com respostas analisadas e orientadas pela inteligência artificial, essa tecnologia pode ser muito útil para otimizar a comunicação dos escritórios de advocacia e dos departamentos jurídicos.
Na recepção ou no recebimento de demandas de outros setores organizacionais, esse recurso pode oferecer informações preliminares, verificar eventuais dúvidas legais ou segmentar os atendimentos que serão feitos posteriormente pelos profissionais.
Big Data jurídico
Toda organização possui enormes volumes de dados relativos às suas operações. O Big Data emprega a IA para identificar, segmentar e organizar essas informações. Isso facilita o seu acesso e as transforma em insights valiosos para a tomada de decisão.
Quando utilizado na automação jurídica, o Big Data torna o acesso ao banco de dados mais rápido e organizado. Além disso, permite entender os diversos processos legais da organização para orientar novas decisões, já que facilita a atuação da equipe e a torna mais assertiva.
O Sistema para Departamento Jurídico Benner é a solução de automação jurídica ideal para tornar o seu fluxo de trabalho mais dinâmico. Com ele você eleva sua produtividade, monitora indicadores em tempo real, reforça a segurança do seu fluxo de documentos e torna o seu time cada vez mais estratégico. Conheça o sistema jurídico da Benner.