Como já ocorre em todo o mundo, a indústria 4.0 no Brasil está consolidando métodos inovadores nas empresas.
Nela, os constantes avanços da tecnologia são empregados no setor e integrados à cadeia produtiva, seja na manufatura, aprimoramento ou distribuição de suas mercadorias.
Muitos são os recursos voltados à melhoria das decisões estratégicas e aos próprios processos no chão de fábrica. Os principais deles incluem o cloud computing, a inteligência artificial, a internet das coisas e o machine learning.
Por meio dessas ferramentas, é possível ter visibilidade em tempo real sobre os insumos e os procedimentos de produção. Com isso, os recursos e a tomada de decisões são otimizados.
Dessa maneira, toda a indústria se torna mais produtiva e competitiva, uma vez que garante um controle pleno sobre os processos que conduz.
Mas afinal, quais são os impactos nas empresas que usam a indústria 4.0 no Brasil? Quais os benefícios e transformações promovidos? Descubra os detalhes mais importantes a seguir.
Operação das empresas: impactos da indústria 4.0 no Brasil
Basta refletir sobre o conceito de indústria 4.0 e a respeito das evoluções tecnológicas que tomam conta do mercado mundial para perceber os impactos destes avanços na indústria.
Em primeiro lugar, está o ganho de rendimento garantido pela automação dos processos. Contudo, é na coleta e na troca de informações que os benefícios são maiores.
Afinal, todas as atividades produtivas serão passíveis à análise de dados. Assim, a tomada de decisões será simplificada e terá muito mais insumos disponíveis.
Isso minimiza os gastos com matérias-primas e mão de obra, evita erros e retrabalhos e ainda otimiza o tempo de fabricação, ao mesmo tempo em que amplia a qualidade obtida.
Muito além dos ganhos diretos proporcionados à cadeia de manufatura, esses fatores também melhoram a satisfação dos colaboradores, fornecedores e, principalmente, dos clientes.
Por falar no público consumidor, também é possível aproximar-se ainda mais de suas demandas, necessidades e preferências.
Afinal, o amplo acesso à informação possibilita responder com mais agilidade às constantes transformações comportamentais do mercado.
Mais do que isso, o próprio nível de personalização é maior. Isso porque, as adaptações e até as personalizações nos pedidos demandam menos esforços e tempo de adequação do que nas fábricas “tradicionais”.
Como você pôde ver, os impactos da indústria 4.0 no Brasil são muito significativos. Contudo, eles não param por aí. Entenda abaixo os fatores centrais que reforçam a importância dessas transformações
Qual é a importância da indústria 4.0?
Para resumir os impactos descritos acima e ampliar o entendimento sobre os benefícios da indústria 4.0 no Brasil, podemos descrever sua importância em 3 pontos principais. São eles:
Previsibilidade
Como explicamos anteriormente, a vantagem central da indústria 4.0 é a quantidade e a qualidade dos dados obtidos na cadeia de produção.
Com mais informações disponíveis e mais inteligência para utilizá-las, é possível garantir um maior nível de previsibilidade e assertividade nas demandas.
Desenho de processos
Graças aos dados centralizados, é possível aprimorar o desenho dos processos e prevenir-se contra erros ou ineficiências.
Isso vai desde a garantia de um maior nível de padronização dos processos, melhor atendimento às sazonalidades, distribuição das atividades entre os setores, e assim por diante.
Redução de Custos
Com processos otimizados e resultados mais previsíveis, a gestão e o planejamento se tornam mais precisos. O resultado é um melhor aproveitamento dos recursos.
Seja na diminuição de perdas, na redução do tempo de trabalho, no planejamento de manutenções ou na eliminação de retrabalhos, por exemplo, a economia é significativa.
Como os ERP’s de gestão ajudam na transformação da Indústria 4.0
Muitas das possibilidades da indústria 4.0 no Brasil já são vivenciadas pelas empresas com o apoio dos ERPs.
Esses softwares de gestão empresarial permitem justamente coletar, armazenar e utilizar os dados das operações em prol de sua otimização.
Graças à inteligência de dados e à obtenção de relatórios em tempo real, eles agregam vantagens como:
Integração Contábil
Não é novidade que a legislação brasileira é ampla e complexa. Nesse contexto, os negócios enfrentam grandes desafios para alinhar suas demandas contábeis e seus serviços jurídicos.
Um gerenciamento ineficiente deixa a indústria mais sujeita a inconformidades. Isso pode acarretar multas bastante onerosas. Isso sem falar na perda de credibilidade.
Graças aos ERPs, a indústria 4.0 no Brasil já se manifesta nas demandas contábeis. Com a tecnologia, elas se tornam integradas, automatizadas e monitoradas com mais facilidade.
Melhoria na gestão
O mesmo benefício descrito acima também é válido para praticamente todas as demandas gerenciais da organização.
Nos processos de compra, por exemplo, o sistema analisa o estoque, as pendências dos pedidos e de fabricação. Assim, emite relatórios para que só seja adquirido o que for estritamente necessário. Dessa forma, poupa-se custos e tempo de análise.
Já no chão de fábrica, é possível saber qual turno e máquina são mais produtivos, qual a incidência de paradas, média de tempo de fabricação, entre outros dados que auxiliam a gestão. Esse nível de inteligência e automação se estende a todas as atividades da empresa.
Controle de produção
Nenhuma das possibilidades de automação citadas têm eficácia se o controle de produção não for sólido e bem delimitado.
A indústria 4.0 no Brasil também atende a esse requisito por meio do ERP. Dessa forma, as execuções e os procedimentos já são melhorados antes mesmo de sua automatização.
Nesse sentido, o próprio sistema analisa a cadeia fabril e reconhece o que deve ser produzido, adquirido ou mesmo separado. A partir disso, ele emite uma ordem de produção e a envia diretamente para o departamento responsável. Assim, ganha-se controle e produtividade.
Se você quer fazer parte do grupo de empresas que usam a indústria 4.0 no Brasil, não deixe de conhecer as soluções da Benner. Confira todos os diferenciais do nosso ERP e descubra porque somos referência absoluta em gestão e automação no mercado nacional.