No livro “Kanban – Sucessful Evolutionary Change for Your Technology Business”, escrito por David J. Anderson, apresenta o método Kanban como uma excelente maneira de empoderar os colaboradores. De fato, essa metodologia ágil tem esse objetivo, mas os seus efeitos vão muito além disso.
Neste artigo, explicaremos o que é o método Kanban, falaremos também sobre os impactos sobre as demandas do RH. Além disso, mostraremos como aplicá-lo nesse setor. Acompanhe os próximos tópicos!
O que é a metodologia Kanban?
Kanban é uma palavra japonesa que significa “cartão”. Esse termo se refere ao sistema adotado nessa metodologia que envolve o uso de cartões para o controle de produção, do gerenciamento de projetos e tarefas.
Existem dois princípios que regem o Kanban:
- Agilidade: tarefas otimizadas para serem entregues dentro do prazo;
- Visualização: disposição dos cartões para facilitar a visualização do andamento das atividades.
Na prática, o método Kanban é bem simples e intuitivo. Funciona assim: em um quadro, são feitas várias colunas que representam as etapas de um projeto: to do (a fazer), doing (fazendo) e done (feito). Essas são as colunas principais, mas outras podem ser inseridas de acordo com a necessidade do RH.
Dentro dessas colunas ficam os cartões coloridos que descrevem a tarefa, o responsável, a equipe e o prazo para finalização. Ao passo que uma fase é terminada, o cartão migra para a próxima coluna.
Mas o que o RH pode esperar dessa metodologia? Entre as principais vantagens, estão:
- Maior autonomia dos times;
- Priorização de tarefas;
- Elevação da produtividade;
- Otimização do espírito colaborativo das equipes;
- Redução de custos.
Quanto aos tipos, o método Kanban pode ser dividido em:
- Produção ou puxado – sistema simples que utiliza apenas três colunas;
- Movimentação – modelo muito usado em projetos de grandes empresas;
- e-kanban – conhecido como Kanban eletrônico, pois é realizado por tecnologias para o RH.
Como aplicá-la no RH?
A princípio, o método Kanban foi criado para otimizar as linhas de produção da gigante indústria japonesa Toyota. No livro “Today and Tomorrow”, escrito por Henry Ford, é revelado que o sucesso do Kanban se deve a definição de objetivos e etapas assertivas.
Isso faz do Kanban uma metodologia democrática capaz de se adaptar tanto a grandes indústrias como ao RH das empresas.
Mas qual é a melhor maneira de implantar o Kanban no RH? Vejamos!
Metas estruturadas
Para ter sucesso com o Kanban, o RH deve estabelecer metas estratégicas e inteligentes. Um modo eficaz de atingir esse objetivo é utilizando a metodologia SMART, que ajuda na definição de metas específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais.
Demandas internas
O Kanban pode ser utilizado para reestruturar a gestão das atividades do RH. Dessa forma, as tarefas serão distribuídas, organizadas e gerenciadas com maior efetividade.
Além disso, as equipes assumem um forte compromisso com os prazos para a finalização das etapas e também do projeto.
Responsáveis pelas tarefas
Para que tudo ocorra com tranquilidade, os projetos do Kanban precisam de um líder que cuidará da execução e do andamento das atividades.
Como essa função é rotativa, a prática ajudará os colaboradores a desenvolverem o espírito de liderança, trabalho em equipe e delegação de tarefas.
Treinamento
Durante a fase de implantação do Kanban, a equipe de RH passará por um treinamento. Nesse programa, os colaboradores irão aprender as técnicas do Kanban.
Além disso, os gestores irão apontar as vantagens dessa metodologia nos processos internos.
Sistema de RH da Benner
Sem dúvidas, a tecnologia é um recurso fundamental para o sucesso da implantação do método Kanban no RH. Entre os sistemas disponíveis no mercado, não existe um mais completo e eficiente do que o Software de Gestão de RH da Benner.
Por meio dessa ferramenta, o RH tem soluções para a melhoria e a otimização de todos os seus projetos e demandas. Entre as funcionalidades desta aplicação, podemos citar:
- Administração de pagamento: gestão de benefícios, do ponto, da folha de pagamento e do e-Social;
- Gestão de pessoas: treinamentos, recrutamento e seleção, cargos e salários, gestão de desempenho;
- Gestão de riscos: medicina e segurança do trabalho;
- RH estratégico: indicadores de desempenho, ponto móvel e aplicativos para colaboradores e gestores.
Quer ter um RH preparado para a implantação do método Kanban e de outras metodologias ágeis? Então, conheça agora mesmo todos os recursos Software de Gestão de RH da Benner!