Segundo “O panorama do treinamento no Brasil”, produzido pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), um programa de ensino corporativo eleva a produtividade, satisfação, qualidade e retenção dos colaboradores. Sendo assim, quando a empresa investe em uma experiência de aprendizagem do time, está realizando um excelente investimento em curto, médio e longo prazo.
Mas quais são os tipos de aprendizagem corporativa? Como criar uma jornada de experiência de aprendizagem para os colaboradores? Confira as respostas nos próximos tópicos!
Experiência de aprendizagem: quais são os modelos de aprendizagem corporativa?
Atualmente, os treinamentos corporativos estão voltados para alinhar uma boa experiência com um processo contínuo e estruturado nas necessidades tanto das empresas quanto dos colaboradores. Esse modelo de aprendizagem é chamado de experiência de aprendizagem.
Dentro desse conceito, existem 4 tipos de metodologias. São elas:
- Adaptativa: o fluxo da aprendizagem é adaptado a capacidade e ritmo de absorção do profissional;
- Colaborativa: as atividades são elaboradas para serem imersivas, interativas e vivenciais. Desse modo, os participantes se envolvem de maneira mais ativa no treinamento, elevando a absorção dos conhecimentos;
- Híbrida: utiliza-se tanto as atividades presenciais como as online. O objetivo é proporcionar flexibilidade e otimização do tempo. Essa metodologia se encaixa bem na tendência do trabalho remoto no qual os membros das equipes ficam espalhados em home office ou estações de trabalhos;
- Social: apesar das aulas convencionais pautadas em teorias, a metodologia social promove a também a interação entre os participantes por meio de dinâmicas em grupos e atividades que estimulam o espírito colaborativo.
De acordo com a pesquisa citada na introdução, no Brasil, as atuais formas de entrega da aprendizagem corporativa nas empresas seguem a seguinte sequência:
- Treinamento presencial – 56%;
- Educação a distância – 16%;
- Treinamento híbrido – 9%;
- Treinamento on the job – 19%.
Como implantar uma experiência de aprendizagem na empresa?
Diante dos benefícios, muitas empresas desejam implantar a experiência de aprendizagem, mas encontram dificuldades em atingir esse objetivo.
A seguir, elencamos algumas práticas eficientes que ajudarão tanto na implantação quanto no desenvolvimento desse tipo de treinamento corporativo.
1. Alinhe o aprendizado com o colaborador
A absorção dos conhecimentos fica maior quando associamos um novo ensinamento com algo que já conhecemos. Esse método foi muito difundido pelos filósofos John Locke e David Hume que se “debruçaram” nas teorias aristotélicas para chegarem na seguinte conclusão: a mente humana associa eventos que ocorrem em sequência.
Aplicando na aprendizagem corporativa, a empresa pode construir atividades associativas com base em:
- Personalidade;
- Habilidades;
- Competências;
- Experiência profissional dos colaboradores.
Para isso, existem plataformas de treinamento que ajudam na realização desse alinhamento. A consequência será a elevação da retenção das aulas e da satisfação dos participantes.
2. Estimule diversos sentidos
A experiência de aprendizagem do colaborador pode estimular os sentidos humanos, como: visão, audição e olfato. Esse modelo é eficiente, pois repete uma das formas primárias da aprendizagem humana. Como assim? Na fase da infância, aprendemos por meio do toque, de ouvir, ver e cheirar o ambiente à nossa volta.
Foi isso o que Jean Piaget (um dos grandes psicólogos e pensadores do século 20) ressaltou nas suas famosas teorias. No contexto empresarial, o treinamento estimula os sentidos humanos quando:
- Oferece atividades experienciais, como: jogos, desafios, projetos etc.;
- Disponibiliza recursos multimídia, como: games, vídeos e atividades dinâmicas.
3. Associe com uma emoção positiva
Geralmente, nós gostamos de aprender coisas que provoquem sentimentos positivos, como alegria, afeto e empolgação. É por isso que quando aprendemos uma brincadeira, atividade: como andar de bicicleta ou música na infância, dificilmente nos esquecemos nos anos posteriores da fase adulta.
Sendo assim, os gestores podem pensar em atividades que despertem emoções nos colaboradores. Por exemplo, para explicar a importância do trabalho em equipe, é possível utilizar brincadeiras infantis que exigem a colaboração de todos para alcançarem um objetivo comum.
Para que o programa de treinamento corporativo alcance esse nível de aprendizagem, o melhor caminho é a adoção de uma plataforma digital. Dessa forma, a empresa usará os recursos da tecnologia para encontrar o melhor método para os colaboradores.
Além disso, será mais fácil mensurar resultados e realizar melhorias. Assim, consequentemente, a empresa estará com um time de alto desempenho e uma marca altamente competitiva no mercado corporativo.
Gostou de conhecer a experiência de aprendizagem? Gostaria de inserir esse modelo de treinamento na sua empresa? Então, conheça agora mesmo a Universidade Corporativa da Benner!