O setor da saúde necessita de muito controle e organização em sua gestão. Principalmente na área financeira, pois ela influencia diretamente no atendimento de qualidade que as clínicas e hospitais precisam oferecer. Aliás, o setor precisa de uma administração eficaz, e isso certamente interfere no faturamento hospitalar.
Nesse sentido, o faturamento hospitalar é responsável pela administração das contas dos pacientes na instituição de saúde. Seu objetivo é emitir duplicatas, boletos, notas fiscais e verificar se a cobrança dos pacientes está sendo feita corretamente, conforme o contrato.
No entanto, não pode ser tratado apenas como um setor de contas a receber, mas sim condicionado a várias outras atividades presentes no atendimento ao paciente. Além disso, o faturamento hospitalar exerce um papel muito estratégico e importante nas organizações e na gestão da saúde. Uma vez que toda a receita do hospital é assegurada por ele.
Existem alguns passos necessários para fazer uma boa gestão do faturamento hospitalar. Dessa forma, conter processos bem definidos e alinhados com o plano da instituição servirá como um bom direcionador para estruturar os processos.
A partir daí é fundamental que as validações durante a estruturação ocorram o quanto antes possível. Além disso, a utilização de softwares possibilita a integração das áreas, trocando informações importantes e facilitando o dia a dia dos profissionais.
Dito isso, acompanhe, a seguir, as melhores formas de tornar o faturamento hospitalar otimizado e mais eficaz com o nosso passo a passo!
Como otimizar o faturamento hospitalar?
Potencializar o faturamento hospitalar é um desafio de qualquer gestor de clínicas e hospitais. Além disso, aprimorar a gestão da organização e adotar medidas necessárias para colocar em prática são outros fatores desafiadores da administração.
Anteriormente tudo funcionava com morosidade, à medida que as prescrições e pedidos de exames eram feitos em papel, o faturamento demorava para ser realizado — devido à grande quantidade de documentos e informações que se perdiam.
Logo, isso resultava na falta de pagamento de muitos procedimentos. Contudo, com o avanço das tecnologias e outras soluções essa tarefa se tornou mais prática, rápida e sem muitas complicações.
Para auxiliar seu processo de desenvolvimento no faturamento hospitalar e evitar que problemas como este aconteçam, separamos algumas dicas que podem ajudar nesse processo e melhorar a produtividade da área. Acompanhe:
Utilize softwares
Como destacado, a tecnologia é uma ferramenta que chegou para facilitar a vida de todos. Certamente, com o faturamento hospitalar não é diferente!
Softwares de gestão são ótimas estratégias para otimizar o faturamento. Ele tem a função de auxiliar em etapas como:
- Fluxo de caixa;
- Controle de glosas;
- Automação na autorização de procedimentos, entre outros.
Além disso, os softwares permitem que muitas outras funções sejam executadas, como por exemplo, identificar quais atividades podem gerar mais renda para a clínica ou Hospital e por qual meio vale mais a pena, se através de planos de saúde ou de forma particular.
Dessa forma, esses processos contribuem muito para a otimização de custos, permitindo também que cortes sejam feitos em gastos desnecessários.
Invista na automação de processos
Outra maneira eficaz de otimizar o faturamento é automatizar os processos. Com uma ferramenta adequada é possível, por exemplo, substituir a versão manual dos prontuários dos pacientes por uma versão eletrônica.
Assim, é possível eliminar a necessidade de espaços físicos para armazenar os inúmeros papéis impressos, agilizando o atendimento, facilitando a busca das informações, reduzindo custos e ainda colaborando com o meio ambiente.
A telemedicina é outro exemplo que pode ser aplicado como uma automatização. Por meio de uma empresa terceirizada, os exames podem ser laudados e disponibilizados via sistema para qualquer região do país. Isso faz com que todo o fluxo de exames seja otimizado de maneira simples e com qualidade.
Tenha uma equipe qualificada
Uma equipe altamente qualificada e que tenha conhecimento sobre a utilização dos recursos de forma correta é fundamental para o bom funcionamento dos processos. Por isso, investir em treinamento dos profissionais deve constar na estratégia da área de faturamento hospitalar. E lembre-se, isso deve envolver todos os funcionários, desde recepcionistas até os médicos.
Os treinamentos devem ser focados mais precisamente em:
- Manuseio dos softwares;
- E para salientar a importância da troca de informação, boa comunicação e registro de absolutamente cada passo que foi realizado com os pacientes.
Além disso, a comunicação interna também é um bom investimento para disseminar informações relevantes para a equipe.
Reduza as glosas
As glosas hospitalares ocorrem quando o plano de saúde não paga por qualquer procedimento realizado nas instituições de saúde, devido a erros humanos no preenchimento manual. Logo, para evitar esse tipo de problema, a solução é diminuir os erros repassando com cuidado e de forma completa as informações para o setor administrativo dos planos.
Para isso a tecnologia precisa entrar mais uma vez em ação! Com um sistema eficaz, as informações são vistas de forma automática e em tempo real assim que são lançadas. Além disso, é possível verificar as solicitações que são realizadas na hora e o plano de saúde informa instantaneamente se o convênio tem cobertura para tais procedimentos.
O software de gestão hospitalar da Benner, proporciona muito mais controle sobre a gestão financeira e controle de glosas hospitalares, reduzindo os desperdícios. Além disso, a solução gerencia e integra todas as atividades e procedimentos desde o ciclo do cuidado em saúde dos pacientes, e processos administrativos.
O sistema possui muitas outras funções que faz a gestão também de:
- Contratos;
- Convênios;
- Atendimento ao paciente;
- Prontuário eletrônico;
- Controle cirúrgico;
- Farmácia;
- Suprimentos;
- Além do faturamento, financeiro, contábil e recursos humanos.
Com a solução da Benner é possível criar dashboards em plataforma de BI, integradas também com outros sistemas. Clique aqui e obtenha mais informações!