O desafio de muitos gestores de centros de diagnósticos é aumentar a produtividade da equipe. Realizar exames corretamente e com segurança, e atender os pacientes com qualidade são metas a serem alcançadas em qualquer instituição de saúde. Aliás, o sucesso de uma clínica depende muito da agilidade e do bom atendimento.
Fazer mais em menos tempo ou com poucos recursos é um indicador do aumento da produtividade em hospitais e centros de diagnósticos. No entanto, é importante que isso não afete a qualidade dos serviços oferecidos. Portanto, é fundamental investir em melhorias, pois também beneficia os gestores na tomada de decisões e até mesmo no setor financeiro do hospital.
Como aumentar a produtividade em centros de diagnósticos?
Otimizar cada etapa do atendimento ao paciente — desde a entrada dele nos centros de diagnósticos até sua saída —, é um fator determinante para o sucesso da instituição. Investir em inovações tecnológicas para obter melhorias pode trazer muito mais produtividade para o time e processos do estabelecimento.
Um exemplo disso é a telemedicina, que contribui para a otimização de tempo, além de alcançar locais de difícil acesso e recursos hospitalares. No entanto, outras ações são fundamentais para melhorar os resultados nos centros de diagnósticos. Confira as dicas a seguir:
Revisar as rotinas
Existem muitas rotinas nos centros de diagnósticos que são criadas para garantir que todos os processos sejam padronizados. Além disso, contribui para o aumento da produtividade, a uniformidade das condutas e a verificação de possíveis irregularidades no setor.
No entanto, algumas atividades devem ser revisadas de vez em quando, ou sempre que houver alguma alteração. Para isso, a tecnologia pode funcionar a seu favor, pois oferece maior controle dos serviços trazendo muitas vantagens para o orçamento do centro de diagnóstico, como por exemplo a redução de custos operacionais.
Crie e otimize processos
Muitos processos precisam ser criados ou passar por revisões com frequência, visando a otimização e a produtividade. Essa etapa faz com que algumas atividades travadas e com pouco eficiência sejam mais produtivas, gerando mais satisfação aos pacientes e aumentando a produtividade na área.
Investir em tecnologia
A tecnologia é um dos principais investimentos que deve ser levado em consideração para quem deseja aumentar a produtividade em centros de diagnósticos e hospitais. Isso porque, a transformação digital veio para mudar a vida das pessoas e automatizar muitos processos que antes ficavam travados na produção ou que exigiam muito tempo do profissional.
Os recursos disponíveis são vários e podem melhorar muito o resultado, viabilizando também um sistema de gestão eficiente. O mapeamento dos softwares que são capazes de suprir as necessidades da sua operação precisam ser mapeados e identificados. Através de um levantamento dos gargalos nos processos e que impedem a produtividade, é possível definir quais tecnologias são essenciais para a instituição.
Além disso, com a automação é possível verificar atividades que se repetem em outras etapas do processo de atendimento. Por exemplo, as informações do paciente que são solicitadas na recepção e no atendimento médico.
Ainda, serviços como armazenamento de exames na nuvem, com aplicações online tornam muito mais prático o atendimento e a disponibilização dos resultados para os pacientes. Esse fator influencia diretamente na satisfação dos clientes e no aumento da produtividade da equipe.
Integre sistemas
A integração de sistemas é indispensável para a coleta de dados e o acompanhamento dos processos. Além disso, é possível identificar processos que precisam ser revisados e adaptados conforme a necessidade dos centros de diagnósticos.
Com isso, as informações sobre os pacientes e atualizações no prontuários podem ser consultadas pelos profissionais em qualquer etapa do atendimento, como consulta médica, exames, entre outros.
Realizar treinamentos
Conhecimento e desenvolvimento do profissional são essenciais para garantir o crescimento da área e a otimização dos processos. Com isso, é possível gerar uma mudança de comportamento dos colaboradores, criando rotinas padronizadas.
A capacitação constante dos profissionais que atuam nos centros de diagnósticos auxilia em questões como:
- evitar erros;
- reorganizar rotinas;
- prevenir problemas que atrapalham o fluxo interno.
Além disso, com treinamentos constantes, é possível que os médicos, enfermeiros e atendentes que trabalham na instituição tenham domínio suficiente das ferramentas e processos envolvidos em todo o atendimento ao paciente.
Investir em benchmarking
Nada melhor do que aprender com quem sabe e tem experiência no negócio. O benchmarking é uma ferramenta poderosa que contribui para o processo de melhoria de qualquer setor, principalmente os centros de diagnósticos.
Comparar processos, rotinas e resultados e conhecer melhores práticas com outros setores do mercado promove a implantação de novas estratégias, que ajudam para o aumento da produtividade.
Vantagens da informatização para a medicina diagnóstica
Já não temos mais dúvidas de que a transformação digital na gestão dos centros de diagnósticos e a integração de sistemas oferecem muitos benefícios. Mais produtividade, criação e acompanhamento de indicadores e qualificação do diagnósticos são apenas algumas vantagens elencadas até agora.
Qualificação do diagnóstico
A integração dos sistemas promove a qualificação do diagnóstico com informações clínicas que podem ser consultadas por qualquer profissional do centro de diagnóstico, como por exemplo:
- histórico do paciente;
- remédios tomados;
- exames realizados, entre outros.
Maior produtividade na entrega de laudos
A tecnologia e aplicações online permitem que os resultados dos exames sejam entregues de forma fácil e prática. De forma remota, o laudo é enviado por computador ou tablet, para que o médico ou paciente possam acessar utilizando uma senha.
Assim, é possível otimizar os processos e aumentar a produtividade da equipe que estaria usando esse tempo para fazer as buscas e entregas dos documentos aos pacientes.
Modelos mais dinâmicos de remuneração
Com os sistemas é possível fazer mudanças nos modelos de remuneração dos profissionais dos centros de diagnósticos. Desta forma eles passam a ser pagos por laudos e não por turnos de trabalho.
Apesar disso, existem outros formatos de programas que incentivam a remuneração baseados na meritocracia, focados em qualificação e resultados dos profissionais.
Gestão mais eficiente
Para uma gestão mais eficiente, a solução de Gestão Hospitalar da Benner é a melhor opção!
O sistema permite um aumento na produtividade, além de permitir o gerenciamento e a integração de todos os processos que fazem parte do atendimento ao paciente. Desde a recepção até o fim do atendimento médico. Conheça a ferramenta e saiba mais!