A descentralização do RH é um processo que envolve a transferência de algumas tarefas, demandas e atividades para outros profissionais e tecnologias. O objetivo dessa atitude é “aliviar” a carga de trabalho do RH com, por exemplo, os serviços burocráticos. Dessa forma, o setor passa a atuar de forma estratégica, ocupando um lugar no centro das decisões organizacionais.
Neste artigo, abordaremos a importância da descentralização do RH. Falaremos também sobre as vantagens e como implantar esse processo na empresa. Acompanhe os próximos tópicos!
Qual é a importância da descentralização do RH?
No passado, o RH era uma área meramente burocrática com funções bem limitadas, como: admissão e demissão de funcionários, controle da jornada de trabalho e da folha de pagamento etc. Porém, esse modelo ficou no passado. Mas, por que?
O motivo foi a mudança de foco das organizações em relação ao RH. Elas perceberam que essa área poderia atuar na linha de frente do negócio, além de cuidar de perto do bem interno mais importante: os colaboradores.
Assim a descentralização do RH ganhou forma e, a partir daí, surgiu o conceito de RH estratégico, no qual a área gerencia o capital humano de acordo com as metas, cultura e propósito do negócio.
Como dito no início do artigo, para manter esse foco, é necessário que as tarefas administrativas e burocráticas sejam repassadas para outros profissionais ou automatizadas por tecnologias.
Quais são as vantagens dessa prática?
Uma das principais vantagens da descentralização do RH é a simplificação de processos e a otimização das tarefas. Ao assumir as demandas do RH, os profissionais não só desafogam o setor, como também recebem certa autonomia para realizar melhorias e adotar tecnologias que ajudam nos serviços.
Para os líderes do setor, fica a responsabilidade de gerenciar o trabalho desses profissionais, mas sem a necessidade de “rastrear” cada atividade que realizam. Outra grande vantagem da descentralização do RH é o aumento da competitividade da empresa. Como assim?
Quando o setor foca na gestão de pessoas, é possível adotar conceitos, como o employer experience (experiência do colaborador) e a gestão por competências. Ambos fazem o negócio ter uma equipe interna de alto rendimento, além de atrair novos talentos para o time.
Podemos apontar ainda outro benefício da descentralização do RH: a gestão orientada para resultados. Essa prática envolve o desenvolvimento, treinamento e uso do potencial de cada colaborador. Dessa forma, toda a equipe cresce na carreira, além de ser alocada em funções compatíveis com o seu perfil profissional.
É possível também criar times plurais, ou seja, com competências e habilidades distintas, mas que se complementam para entregar projetos de excelência. Todos esses conceitos têm um objetivo em comum: fazer com que o time contribua para o desempenho da empresa.
Como realizar a descentralização do RH?
Para que a descentralização do RH aconteça com eficiência, a empresa precisa abrir as portas para a transformação digital. Assim, acontece a adoção de tecnologias capazes de automatizar e otimizar tarefas, entregando resultados surpreendentes.
De acordo com um estudo realizado pela McKinsey & Company, as empresas digitais são mais eficientes, melhoram a experiência do cliente e elevam a rentabilidade. Um tipo de ferramenta que ajuda na automatização de tarefas é o software de gestão de RH. Com essa tecnologia, é possível fazer a gestão:
- Da folha de pagamentos;
- De pessoas;
- De riscos;
- E de estratégias.
Entre as vantagens adquiridas, podemos citar:
- Maior disponibilidade no acesso às informações;
- Consulta imediata de dados;
- Simplificação dos ajustes relacionados ao controle de ponto;
- Redução dos gastos com impressão;
- Maximização da produtividade geral da empresa;
- Fim do retrabalho na gestão de RH;
- Diminuição do tempo de atendimento do RH nas tarefas com baixo valor agregado;
- Descentralização das tomadas de decisão;
- Integração da gestão de pessoas.
Podemos afirmar que a descentralização do RH é o caminho para o desenvolvimento sustentável da organização. Por ser um processo importante, as empresas podem contar com o suporte especializado da Benner que é referência nacional em software e serviços que promovem a gestão inteligente de negócios.
Para isso, oferecemos ferramentas que simplificam o processo do RH. Além disso, temos valores que garantem a nossa excelência, são eles:
- Inovação;
- Cooperação;
- Rentabilidade sustentável;
- Aprendizado contínuo;
- Sucesso do cliente;
- Transparência.
Gostaria de fazer a descentralização do RH com a Benner? Então, conheça como podemos tornar o seu RH mais estratégico com o nosso completo software de gestão!