A gestão de leitos hospitalares é um dos grandes problemas relacionados aos equipamentos de saúde. Isso se deve ao fato de que as demandas são difíceis de se prever em relação aos outros setores em uma instituição.
Dessa forma, quando se trata do assunto, todo o empenho feito com a meta de se atingir uma gestão eficaz é muito compensador, afinal, isso pode fazer toda a diferença na hora de salvar uma vida e melhorar o desempenho financeiro.
Quer conhecer mais sobre a importância e eficácia dos leitos hospitalares? Então acompanhe este post até o final e saiba todos os detalhes!
Qual a importância da otimização na gestão de leitos hospitalares?
O gerenciamento de leitos hospitalares no Brasil é um grave problema para os gestores há muito tempo. Ocasionado pelo fato de que um dos maiores conflitos que enfrentam estão ligados à administração e otimização do período em que os leitos ficam ociosos.
Com tudo isso, é comum vermos os gestores fazendo o registro de seus pacientes de forma manual, controlando e comprando insumos hospitalares de forma antiga. No entanto, essa prática faz com que o processo de internação de um paciente seja demorado e extremamente desorganizado.
Para resolver essa questão, investir em um ótimo software de gestão poderia ser a solução ideal. Dessa forma, ele efetuaria para que o gerenciamento, a visualização e o controle de cada leito ocupado, fosse medido de forma mais eficiente e rápida.
As vantagens de um sistema de gerenciamento nos hospitais são visíveis. Com ele, a instituição hospitalar ganha em qualidade de serviços prestados, torna fácil o acesso aos dados e informações, ocorre uma diminuição de gastos e tempo em todos os processos.
Como tornar mais eficaz o uso dos leitos hospitalares?
Tenha um ótimo planejamento
O primeiro ponto para qualquer mudança feita no cotidiano de um hospital, é que isso ocorra de forma planejada. Assim, o recomendado é tomar conhecimento da situação atual e em seguida avaliar as metas e objetivos, principalmente no que diz respeito aos leitos hospitalares.
Outro ponto importante é verificar quais outros recursos e profissionais estão disponíveis, para realizar um balanceamento. Dessa forma, é possível analisar e estar mais atento às informações ao decorrer dos processos.
Com isso em mente, os gestores são capazes de identificar a época do ano e a necessidade de atender a um público diferente no decorrer desse período, por exemplo. Assim, também é possível garantir mais controle dos leitos hospitalares disponíveis.
Faça um bom controle dos indicadores de eficiência do uso do leito
Por falar em controle, o gerenciamento dos leitos hospitalares precisa de informações para decidir quais decisões deve tomar. Nesse cenário, entram em cena os indicadores — que mostram o caminho com mais segurança, afinal, não se gerencia o que não se mensura.
Assim, ao traçar metas e determinar os indicadores, passa-se a monitorar os resultados e identificar se os mesmos estão ou não surgindo bons efeitos. Aqui, o objetivo é ter dados sobre o desempenho hospitalar, da equipe médica, da operadora e aumentar, dessa forma, a entrega de valor.
Use a tecnologia para melhorar o gerenciamento hospitalar
A tecnologia traz informações específicas para o gestor e auxiliam a determinar as estratégias mais eficazes. Assim, com um sistema eficiente implementado e sua ajuda de alta qualidade com um controle de desperdício, os resultados se elevam e resulta em uma melhora na experiência do paciente.
Dessa forma, o gerenciamento hospitalar entrega um trabalho baseado no valor que realmente importa, o bem-estar do paciente.
Organize o fluxo de entrada dos pacientes cirúrgicos
Ter pacientes esperando por uma cirurgia nos hospitais é algo muito comum. No entanto, à medida que chegam os atendimentos de emergência, os pacientes cirúrgicos, que não são prioridade, acabam aguardando por mais tempo. Dessa forma, por consequência, acabam ocupando leitos desnecessariamente, o que faz aumentar a sua permanência no hospital.
Contudo, tendo um ótimo gerenciamento dos leitos hospitalares, o funcionamento dessa etapa funcionaria de forma melhorada, sem problemas de ocupação.
Gerencie o tempo em todas as etapas do procedimento
Gerenciar o tempo tem ligação direto com os indicadores. Por sua vez, também está relacionado com os períodos de cada uma das fases para desocupar o leito e então, garantir que ele esteja preparado para receber um novo paciente.
Sendo assim, na hora de gerenciar as etapas, avalie os seguintes pontos:
- Período médio de internação de um paciente;
- Período médio de alta;
- Intervalo médio de higienização de um leito;
- Composição de um leito.
Benefícios do sistema de gerenciamento de leitos
Como apresentado até aqui, algumas mudanças nos processos de gerenciamento dos leitos hospitalares fazem toda a diferença na rotina da instituição.
E, para complementar essa eficiência e garantir mais agilidade nesse controle, é preciso investir em um software de gestão hospitalar. Caso ainda tenha dúvidas sobre o sistema e porque investir nessa ferramenta, acompanhe alguns motivos que podem te ajudar nessa decisão!
Visualização de informações e tipos de leitos indicados
Quando se tem um gerenciamento de leitos hospitalares, logo que o plano do paciente for verificado, é possível identificar qual o tipo de leito que ele tem acesso.
Assim como, o gestor poderá visualizar informações sobre o estado dos leitos. Como isso, ele é capaz de verificar quais estão disponíveis, ocupados, reservados, em manutenção e assim por diante.
Equipe de limpeza a postos
Com esse sistema de gerenciamento, quando um leito é liberado, a equipe de limpeza é prontamente acionada. Dessa forma, o tempo de higienização é otimizado e as equipes ficam mais organizadas.
Redução de custos para a instituição hospitalar
Lembre-se que um leito hospitalar ocioso em uma instituição gera um custo. No entanto, com suporte de um software de gerenciamento de leitos isso não acontece. Afinal, o gestor consegue observar e prever algumas ações, e solucioná-las a tempo de se tornarem um problema.
Atendimento humanizado
Uma ótima gestão hospitalar não deixa o paciente esperando para ser internado, ele é logo acolhido rapidamente.
Dessa forma, há uma sensação de que ele está recebendo a atenção que precisa em um momento tão delicado pelo qual ele e seus familiares estão passando. Sem esperas por vagas nos leitos hospitalares, o atendimento se torna mais acolhedor e humanizado.
Ganho de produtividade
É claro que, ocorrendo mais organização e com os processos automatizados, o resultado é um aumento na produtividade. Sem aquele desperdício de tempo resolvendo os processos de forma manual ou procurando por informações.
Assim, os profissionais de saúde têm dados sobre os leitos disponibilizados de forma ágil e se preocupam mais com a qualidade do atendimento aos pacientes.
Com essas soluções, além da gestão de leitos hospitalares, o gerenciamento da instituição como um todo se torna mais eficaz. Logo, com a automatização dos processos e o foco, então, passa a ser o paciente.
A Benner é referência na área de gestão de saúde e promove as melhores soluções de gestão hospitalar. Trabalhamos sempre com a otimização dos processos de gestão! Ficou interessado em conhecer mais sobre o nosso trabalho? Clique aqui e saiba mais!