Quem atua na gestão do plano de saúde sabe que é um trabalho bastante desafiador. Portanto, se você ficou preso aos hábitos do passado e segue fazendo uma série de atividades de forma manual e lenta, o trabalho será dobrado.
Uma operadora de planos de saúde atinge a excelência quando segue algumas máximas. Entre as principais, na atualidade, está a aquisição de um sistema informatizado para digitalizar e otimizar rotinas.
Sendo assim, um sistema de gestão de plano de saúde é capaz de impulsionar as empresas do setor, tornando a operação mais ágil, eficiente e segura. Afinal, o que toda operadora quer é oferecer a melhor assistência possível aos clientes.
A seguir, saiba quais os erros mais comuns que ocorrem no gerenciamento e que um software especializado pode sanar. Além disso, conheça também as vantagens de um sistema de gestão de plano de saúde. Acompanhe!
Quais erros podem ser evitados por um sistema de gestão de plano de saúde?
Custos
A forma como os beneficiários usam os serviços impacta a gestão das operadoras de planos de saúde. Logo, não ter olhar estratégico perante os custos é um erro que põe em risco a situação financeira da operadora.
Por isso, o envio de cartilhas de prevenção aos beneficiários e o monitoramento de doentes crônicos, para evitar a progressão para quadros graves, são ações interessantes. Outro caminho é negociar com prestadores de serviços e controlar variações nos custos assistenciais. Com o auxílio da tecnologia, faça acertos para chegar a valores equilibrados.
Fluxo de caixa
Somente conhecendo bem a realidade financeira da operadora é possível chegar a decisões mais seguras. Portanto, se a operadora não controla o fluxo de caixa, é importante começar.
Nesse cenário, é mais um caso em que a digitalização é uma solução confiável. Os sistema de gestão de plano de saúde têm capacidade para mostrar o fluxo de um setor isoladamente e integrar o controle com os demais. Como resultado, a administração financeira melhora e o faturamento sobe.
Indicadores
Não definir indicadores, nem uma metodologia para a gestão é outro erro comum no setor. Com isso, a administração e as decisões ficam inseguras. Logo, o prejuízo pode ser fatal em momentos de crise, portanto, evite esse erro.
Sendo assim, acompanhar o desempenho e a qualidade dos serviços é o jeito mais fácil de identificar os problemas que derrubam a eficiência da empresa. Os sistemas de gestão para operadoras de plano de saúde também contribuem nesse sentido, propiciando análises precisas e indicadores confiáveis.
Normas da ANS
Descumprir as obrigações da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) pode gerar multas bastante onerosas. Para isso, as ferramentas tecnológicas de gestão têm mecanismos para ajudar o gestor a atender às obrigações dos órgãos fiscalizadores.
Sinistralidade
Operadoras de plano de saúde que costumam utilizar softwares de gestão como os ERPs, têm uma ajuda extra para facilitar os processos. Isso porque, esses sistemas tecnológicos também podem auxiliar em outro ponto muito importante: a taxa de sinistralidade.
Sempre que o plano de saúde é acionado, a operadora tem um novo sinistro. Por isso, quanto maior a frequência em que os serviços assistenciais são usados, maiores devem ser os custos. Portanto, mantenha-se atento a sinistralidade para saber quando deve buscar alternativas para não comprometer o faturamento.
Além dos aspectos citados, o uso de um sistema de gestão de operadoras também pode ajudar nos seguintes procedimentos:
- Automatização de processos;
- Otimização de recursos;
- Segurança da informação;
- Redução de fraudes e desperdícios;
- Segurança do paciente.
Afinal, quais são as vantagens?
Padronização de tarefas
Os sistemas de gestão de plano de saúde padronizam boa parte das tarefas, o que torna o gerenciamento mais fluido e eficiente. O efeito é notado tanto no caso das demandas administrativas, como em relação às demandas assistenciais.
Melhora na performance
Eles também agilizam as rotinas, trazendo mais controle para os processos administrativos e financeiros da operadora de planos de saúde.
Além disso, otimiza recursos e auxilia na redução de custos — uma vez que, com a redução de atividades manuais, consequente melhora o desempenho dos serviços. Sendo assim, o retrabalho acaba e a empresa consegue deixar seus processos mais dinâmicos.
Eficiência e funcionalidade
Precisa de mais eficiência? Soluções tecnológicas também ajudam nesse sentido!
Você deve ter lido e ouvido, diversas vezes, que a tecnologia revolucionou o setor A, ou virou de cabeça para baixo o setor B. Não é exagero. As inovações tecnológicas se tornam cada vez mais robustas e essenciais no dia a dia e na área de saúde não é diferente.
O BTO Saúde é um ótimo exemplo disso. Essa tecnologia, desenvolvida pela Benner, é a solução ideal para operadoras que procuram um sistema de gestão de plano de saúde.
O software traz inteligência em negócios, prevenção em saúde, gestão operacional e relacionamento assistencial. Entre em contato conosco e tenha à disposição o melhor BTO na área de saúde.